Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Serie A: Roma e Atalanta empatam (1-1), Juventus dá a volta (2-1) à Salernitana

Atualizado
Lukaku perante a pressão de Djimsiti
Lukaku perante a pressão de DjimsitiAFP
A Roma de José Mourinho empatou 1-1 com a Atalanta, no Estádio Olímpico, no primeiro jogo da Serie A de 2024, o que significa que os Giallorossi venceram os homens de Gian Piero Gasperini em apenas três dos últimos 18 encontros. Já a Juventus prolongou a sua série invicta em todas as competições para 15 jogos, com o cabeceamento de Dušan Vlahović, aos 90+1 minutos, a garantir uma vitória difícil por 2-1 na Serie A sobre o Salernitana, que acabou reduzida a dez unidades.
Classificação da Serie A
Classificação da Serie AFlashscore

Roma 1-1 Atalanta

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A Roma pode ter garantido a passagem aos quartos de final da Taça de Itália, ao iniciar o ano com uma vitória por 2-1 sobre a Cremonese, mas não foi nada bonito - os homens de José Mourinho precisaram de dois golos no final do jogo para saírem vitoriosos perante a formação da Serie B.

O ano de 2023 também terminou com uma derrota por 0-1 com a Juventus, o que significa que José Mourinho esperava uma declaração de intenções da sua equipa na visita da Atalanta. No entanto, os visitantes começaram melhor e chegaram à vantagem logo nos primeiros 10 minutos, quando Teun Koopmeiners ultrapassou Rick Karsdorp ao segundo poste e cabeceou o cruzamento de Aleksei Miranchuk para fora do alcance de Rui Patrício, aos 8'.

Romelu Lukaku viu um remate ser defendido por Marco Carnesecchi a meio da primeira parte e Paulo Dybala teve a baliza à sua mercê, após um cruzamento rasteiro de Lorenzo Pellegrini, pouco depois da meia-hora, enquanto Rui Patrício fez uma defesa decisiva a Charles de Ketelaere.

No entanto, o próximo golo do jogo acabou por surgir de grande penalidade. Karsdorp parecia ter desperdiçado a oportunidade de empatar o jogo, quando Berat Djimsiti tirou o seu remate em cima da linha, mas foi apanhado na coxa por Matteo Ruggeri, depois de ter conseguido o remate. O árbitro Gianluca Aureliano assinalou o penálti após uma consulta ao monitor do VAR e Dybala não desperdiçou, aos 39 minutos.

Em contraste com a alta intensidade dos 45 minutos iniciais, a partida evoluiu num ritmo mais lento após o intervalo. Carnesecchi precisou de estar atento para defender o estreante Dean Huijsen à queima-roupa, enquanto Éderson, da Atalanta, rematou por cima da barra depois de um drible inteligente, mas nenhuma das equipas conseguiu pressionar o adversário.

A Atalanta chegou a ter a bola no fundo da baliza por volta da hora de jogo, mas o cabeceamento de Gianluca Scamacca foi anulado por falta clara sobre Bryan Cristante.

Lukaku esteve envolvido nos últimos momentos do jogo, mas os seus dois remates não chegaram a incomodar Carnesecchi, com o cartão vermelho de José Mourinho, aos 90+4 minutos a ser o último ponto de discussão do encontro.

No final, nenhuma das equipas teve vontade de conquistar os três pontos, e o resultado foi justo. Com este empate, a Atalanta, sexta classificada, mantém-se um ponto e duas posições à frente da Roma na tabela, com as duas equipas a três e quatro pontos, respetivamente, dos lugares de qualificação para a Liga dos Campeões.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Salernitana 1-2 Juventus

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Salernitana e Juventus enfrentaram-se há apenas três dias, na Taça de Itália, com a Velha Senhora a aplicar uma goleada de 6-1 em Turim, apesar de ter saído atrás no marcador, logo no primeiro minuto. Não foi assinalado qualquer penálti, e Danilo viu um cabeceamento ser desviado para trás, de forma crucial pelo capitão da equipa da casa, Federico Fazio, antes de Yıldız ficar novamente irritado por não ter conseguido um castigo máximo, caindo depois de Giulio Maggiore lhe ter colocado um braço em cima.

Fazio estava a ser fundamental para manter vivas as esperanças dos Granata de manter uma série de jogos sem sofrer golos pela primeira vez desde março, desviando de cabeça um remate de Gleison Bremer que chegava depois de outro lançamento tentador de Hans Nicolussi Caviglia, que esteve emprestado ao Salernitana na época passada.

Caviglia, de resto, pode ter desejado ainda estar lá quando, aos 39 minutos, os homens de Filippo Inzaghi passaram para a frente. O passe de Norbert Gyömbér encontrou Junior Sambia na direita, que cortou a bola para Loum Tchaouna, que cruzou para Maggiore marcar o seu primeiro golo com a camisola da Salernitana, tocando com o pé direito e rematando de forma majestosa com o esquerdo, já dentro da área da Juventus.

Os visitantes deveriam ter empatado no final do primeiro tempo, quando o cruzamento de Adrien Rabiot encontrou Weston McKennie sem marcação, mas o cabeceamento do médio passou ao lado do poste. Gyömbér teve então a sorte de não sofrer uma grande penalidade, ao empurrar Dušan Vlahović sem intenção de desafiar a bola, antes de Maggiore ser expulso por uma segunda infração passível de cartão, depois de ter cometido falta sobre Rabiot., aos 53 minutos.

Massimiliano Allegri fez entrar Arkadiusz Milik para o lugar de Nicolussi Caviglia, pouco antes da hora marcada, mas foi o suplente Samuel Iling-Junior que empatou, rematando para o fundo das redes, depois de Vlahović ter desviado um cruzamento de Timothy Weah, aos 65 minutos.

Iling Junior entrou para marcar o golo do empate da Juventus
Iling Junior entrou para marcar o golo do empate da JuventusAFP

Em vez de recuar, no entanto, o Salernitana avançou, com Domagoj Bradarić a picar as palmas das mãos de Wojciech Szczęsny e Simy a rematar para fora, sob pressão do polaco. Simy foi posteriormente substituído, entrando o marcador do golo de quinta-feira, Chukwubuikem Ikwuemesi, mas no final os pontos voltaram para a Juventus, quando Danilo executou um tackle soberbamente cronometrado e escolheu Vlahović, que aos 90+1 minutos soltou a festa.

A Salernitana, ainda em último lugar na tabela, viaja para os rivais da Campânia, o Nápoles no próximo fim de semana, enquanto a Juventus permanece em segundo lugar e recebe o Frosinone nos quartos de final da Taça de Itália, na quinta-feira, antes de regressar aos assuntos da liga, contra o Sassuolo.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore