Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Serie A: Roma segura sexto lugar (1-0), Inter empata com a Lazio (1-1) e Sassuolo desce (0-2)

Fabio Russomando
Atualizado
Udinese marcou golo importante nos descontos
Udinese marcou golo importante nos descontosAFP
O Sassuolo caiu para a Serie B depois de perder com o Cagliari, que garantiu a permanência. O Frosinone ficou dois pontos acima da zona de despromoção da Serie A, graças à sua primeira vitória fora de casa contra o Monza, que não vence há oito jogos. A Udinese e o Empoli ainda vão lutar até ao fim pela manutenção depois de um duelo controverso que terminou empatado a uma bola com um penálti nos descontos a favor da Udinese. No penúltimo jogo do dia, Inter e Lazio terminaram 1-1 e, por fim, a Roma venceu o Génova para garantir que vai ficar à frente do rival da capital no fim do campeonato.

Roma 1-0 Génova

A Roma estava nervosa com a partida contra o Génova, que vinha de uma série de cinco jogos sem vitórias, e os Giallorossi quase tiveram um início de jogo terrível quando Evan Ndicka desviou o cruzamento de Caleb Ekubanpara a sua própria baliza, mas o defesa foi poupado pelo fora de jogo.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

O Génova parecia ser a mais resistente das duas equipas, depois de ter conseguido uma série de três jogos sem perder, e os visitantes conseguiram suster a equipa da casa, com uma tentativa de Tommaso Baldanzia a ser o mais perto que a Roma chegou da baliza do Génova na primeira meia hora.

A equipa de Daniele De Rossi foi persistente na sua tentativa de quebrar o Génova, mas faltou-lhe um momento de verdadeira qualidade, com Leandro Paredes a rematar também por cima.

Apesar do esforço, os Giallorossi limitaram-se a rematar de fora da área do Génova e não conseguiram marcar um golo na primeira parte pela oitava vez em 10 jogos da Serie A.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Bryan Cristante tentou fazer a diferença, mas o seu remate em arco obrigou o guarda-redes do Génova, Josep Martínez, a rematar logo no início da partida. A Roma passou a atacar de uma forma mais direta e Lukaku obrigou Martinez a defesa apertada.

As esperanças da Roma de alcançar a sua primeira vitória desde abril diminuíram depois de Parades ter sido expulso por uma entrada tardia e de palavras na direção do árbitro Gianluca Manganiello. Quando a Roma parecia estar no fundo do poço, Lukaku cabeceou com força após cruzamento de Stephan El Shaarawy e bateu, finalmente, Martinez.

O Estádio Olímpico ficou aliviado após o golo de cabeça de Lukaku e quando soou o apito final, a Roma garantiu que vai ficar à frente da sua rival Lazio, que está a três pontos de distância e tem uma diferença de golos muito inferior à da equipa de De Rossi.

Inter 1-1 Lazio

Em dia de festa em Milão, o Inter resgatou o empate perto do fim para chegar aos 93 pontos e, por outro lado, impediu os Biancocelesti de ultrapassarem a Roma na classificação.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

O jogo que antecedeu a celebração final do Inter foi disputado no S. Siro, mas desde os primeiros minutos parecia tudo menos uma festa.

Os nerazzurri começaram bem e estiveram perto de marcar por Marcus Thuram, que falhou o um para um frente ao guarda-redes Ivan Provedel.

A Lazio, que acreditava na possibilidade de se qualificar para a Liga dos Campeões, não ficou de braços cruzados e reagiu de imediato ao fazer o 0-1 com um belo remate de pé direito de Taty Castellanos, mas segundos depois o golo biancocelesti foi anulado devido ao fora de jogo do argentino no momento da finalização.

Com o passar dos minutos, porém, o frenesim inicial foi-se dissipando graças à solidez da equipa visitante, que concedia poucas oportunidades aos campeões italianos, que, no entanto, tentaram em duas ocasiões através de Federico Dimarco.

Depois de um período bastante equilibrado, à passagem da meia hora de jogo, os Giallorossi chegaram mesmo à vantagem. Daichi Kamada desferiu um remate preciso de pé esquerdo que Sommer não conseguiu travar.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Depois de um remate de Hakan Calhanoglu, o Inter demorou a criar novas ocasiões de perigo, mas com o passar dos minutos começou a ameaçar. 

Primeiro foi Nicolò Barella, que incomodou Ivan Provedel com um cabeceamento ao ângulo, e, no canto seguinte, foi Lautaro Martinez que acertou no poste. A emoção agitou os visitantes, que estiveram perto de fazer o 0-2 por Matias Vecino, mas o remate passou ao lado.

O Inter tinha dificuldades em romper a defesa biancoceleste e, aos 75 minutos, Inzaghi lançou duas cartadas: Alexis Sánchez e Tajon Buchanan.

A cinco minutos do fim, a Lazio teve a oportunidade de selar o resultado, mas Benjamin Pavard fez um corte magistral a Taty Castellanos, negando-lhe a hipótese de cabecear.

A Lazio pagou caro o erro do seu avançado no contra-ataque, porque pouco depois Denzel Dumfries aproveitou o cruzamento de Alexis Sanchez para fazer o 1-1 de cabeça.

Udinese 1-1 Empoli

A precisar apenas de uma vitória para garantir a sobrevivência na Serie A, a Udinese recebeu o Empoli, também ele em situação de despromoção, num jogo crucial. Depois de somar cinco pontos em três jogos sob o comando de Fabio Cannavaro, a Udinese começou a partida de forma positiva e teve a primeira oportunidade de golo com um remate de longa distância de Walace que passou por cima da barra. Com tanto em jogo, não foi surpresa que as duas equipas tenham jogado de forma nervosa. Das poucas oportunidades criadas no início da primeira parte, a melhor foi a de Walace, que obrigou Elia Caprile a uma boa defesa em mais um remate de longa distância.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Contra a corrente do jogo, o Empoli pensou que tinha assumido a liderança através de um remate de Youssef Maleh à entrada da área que voou para o canto superior. No entanto, após uma revisão do VAR, o lance foi duramente anulado por mão na jogada, dando uma grande vantagem aos anfitriões e mantendo o marcador a zeros para a segunda parte.

Os anfitriões só tinham vencido uma vez em toda a temporada no Stadio Friuli e isso parecia destinado a continuar após o reinício do jogo, quando não conseguiram converter a mais simples das oportunidades. Lorenzo Lucca fez uma brilhante jogada pelo lado direito antes de colocar a bola de bandeja para Keinan Davis, que, de alguma forma, não conseguiu cabecear. As dificuldades do Empoli na frente de ataque pareciam destinadas a continuar, uma vez que as oportunidades de golo eram difíceis de encontrar e o Empoli caminhava para o seu nono jogo nos últimos onze sem marcar.

O jogo virou de pernas para o ar a segundos do fim, quando Lazar Samardžić derrubou estupidamente Nicolo Cambiaghi na área, permitindo que M'Baye Niang surgisse e marcasse um dos seus golos mais importantes para o Empoli e fizesse o 0-1. Ainda houve mais drama quando, no final do tempo de descontos, Martín Payero sofreu um puxão na área do Empoli. Samardžić passou de vilão a herói ao resgatar um ponto da marca de grande penalidade para manter a sua equipa fora da zona de despromoção a um jogo do fim.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Monza 0-1 Frosinone

Com o Monza na praia há semanas, esta era a oportunidade perfeita para o Frosinone curar a doença dos jogos fora de casa e melhorar as suas chances de sobrevivência. E a equipa começou da melhor forma, abrindo o marcador aos 10 minutos por intermédio de Walid Cheddira, emprestado pelo Nápoles, que se esgueirou por trás de Georgios Kyriakopoulos para marcar, depois de uma bela jogada do compatriota Abdou Harroui.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

O Monza, apesar de toda a posse de bola, parecia desnorteado no ataque e poderia ter estado a perder por dois golos se não fosse uma defesa de Alessandro Sorrentino a negar o golo de Harroui à queima-roupa. Os Biancorossi mostraram sinais de recuperação pouco antes do intervalo, com um cabeceamento de Andrea Colpani que saiu por cima do poste.

A iniciativa do jogo voltou a pertencer aos comandados de Eusebio Di Francesco, que recuperaram a bola no meio-campo e deram a Matías Soulé a oportunidade de rematar com o pé esquerdo contra o mesmo poste que tinha negado o golo a Colpani antes do intervalo.

Com os outros resultados das equipas vizinhas a correrem mal esta tarde, Di Francesco sabe que pelo menos um empate em casa com a Udinese, na próxima semana, garantirá a permanência na Serie A.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Sassuolo 0-2 Cagliari

O desafio de salvação entre o Sassuolo e o Cagliari, disputado à hora de almoço da penúltima jornada da Serie A, colocou em jogo uma boa fatia da permanência na Serie A para ambas as equipas.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Os Emiliani, penúltimos na classificação com 29 pontos, estavam obrigados a não perder para manter as esperanças e tentar afastar os sardos, na véspera deste jogo, a apenas um ponto da zona de despromoção.

No final, foi o Cagliari que trouxe a vitória para casa, com um 0-2 que surgiu na segunda parte e deu à equipa de Ranieri a possibilidade de se manter na Serie A.

Um jogo de alto risco, portanto, que também condicionou a partida, especialmente no primeiro tempo, onde as emoções estiveram ausentes. Basta olhar para as estatísticas para perceber isso: a posse de bola foi quase idêntica, quatro remates para ambas as equipas, nenhum deles à baliza.

Estatísticas idênticas, mas uma atitude diferente em campo por parte das duas equipas, com o Sassuolo a tentar manobrar mais para encontrar o caminho certo para a baliza defendida por Scuffet. A equipa da Sardenha estava mais na expectativa, confiando na velocidade dos seus homens para tentar atingir os anfitriões no contra-ataque.

Na segunda parte, foram os sardos que criaram mais do que os anfitriões e, aos 70 minutos, a equipa de Ranieri passou para a frente.

Na sequência de um livre cobrado no lado direito, Prati encontrou o remate vitorioso no final de uma confusão na área: um golo que surgiu apenas três minutos depois de ter entrado para o lugar de Deiola.

Para acabar com o jogo, e talvez com as esperanças de salvação do Sassuolo, foi Lapadula que, em cima do intervalo, sofreu um penálti por falta de Kumbulla. Na cobrança do penálti, o avançado do Cagliari aumentou a vantagem para dois e confirmou a permanência da equipa de Ranieri na Série A.