Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Serie A: Salernitana volta a perder (1-2), Dany Mota dá vitória ao Monza (1-0), Frosinone e Torino empatam (0-0)

Jon Radcliffe, Archie Burkinshaw, Alex Bowmer
Atualizado
Zirkzee foi a figura do Bolonha, com dois golos em 11 minutos
Zirkzee foi a figura do Bolonha, com dois golos em 11 minutosAFP
A Salernitana, com Jovane Cabral no banco, voltou perder, desta feita na receção ao Génova, por 1-2. Pela primeira vez em sete jogos, o Monza não sofreu golos e enfrentou o Génova, que acabou por ser derrotado pelos Biancorossi por 1-0 no Estádio Brianteo, graças ao golo do português Dany Mota. Já o Frosinone está invicto nos últimos sete jogos em casa pela Serie A, mas perdeu a oportunidade de pressionar os que estão acima na tabela, ao ficar no empate sem golos com o Torino.

Salernitana 1-2 Génova

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Joshua Zirkzee marcou dois golos na vitória por 2-1 sobre o Salernitana, que ajudou o Bolonha a subir momentaneamente para o quarto lugar da Serie A, e a estragar o 700.º jogo da carreira de Antonio Candreva

Os visitantes começaram com o pé direito e, aos nove minutos, o domínio da posse de bola foi recompensado quando Zirkzee marcou o seu regresso à titularidade com um remate simples, depois de o guarda-redes da casa, Benoît Costil, ter defendido o primeiro remate de Stefan Posch. Os adeptos do Granata já estavam tensos, e o clima ficou ainda mais sombrio aos 20 minutos, quando Matteo Lovato, pressionado por Alexis Saelemaekers, deu um péssimo passe para trás, direto para Zirkzee, que, no entanto, mostrou grande compostura para contornar Costil e dobrar a vantagem para os homens de Thiago Motta, garantindo o seu primeiro bis com a camisola do Bolonha.

Pouco depois da meia hora de jogo, Filippo Inzaghi decidiu fazer uma alteração ofensiva para tentar repor a sua equipa no jogo, colocando Loum Tchaouna no lugar de Lovato. No entanto, a Salernitana estava cada vez mais frustrada e viu dois recursos de penálti serem desperdiçados, além de um remate venenoso de Boulaye Dia, que foi excelentemente bloqueado por Victor Kristiansen. Dia teve ainda a sorte de permanecer em campo pouco antes do intervalo, depois de ter dado uma pancada em Saelemaekers, sem intenção de ganhar a bola. Felizmente para o senegalês, só recebeu um amarelo.

A noite do Salernitana foi marcada pela expulsão do suplente Flavius Daniliuc, menos de três minutos depois de ter entrado no lugar de Pasquale Mazzocchi, enquanto Chukwubuiken Ikwuemesi fez o primeiro remate à baliza da equipa da Campânia, mas fraco. Aos 65 minutos, Lewis Ferguson deveria ter colocado o resultado em dúvida, mas foi travado à queima-roupa por Costil, que atirou ao poste.

E essa oportunidade desperdiçada parecia que poderia ter custado caro quando a bola de Giulio Maggiore para a frente bateu nas costas de Kristiansen, permitindo que Candreva capitalizasse e fizesse um passe para Simy, que encontrou o canto inferior esquerdo de Łukasz Skorupski, a 20 metros de distância.

Depois de Lorenzo Pirola ter cabeceado para fora já nos descontos, o Bolonha segurou a vantagem e volta a jogar em casa no próximo fim de semana, com a Roma a deslocar-se ao Estádio Renato Dall'Ara, enquanto a Salernitana visita a Atalanta, palco de uma goleada por 8-2 em janeiro.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Monza 1-0 Génova

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Separados por apenas três pontos na classificação da Serie A, Monza e Génova defrontaram-se no meio da tabela, com os anfitriões a ficarem imediatamente acima dos visitantes na ordem de classificação. Foi a primeira vez que as duas equipas se defrontaram na Serie A, tendo o último jogo entre elas ocorrido em 2006. O início do jogo foi lento, com as duas equipas a trabalharem-se mutuamente sem criarem muitas oportunidades claras de golo.

Uma primeira parte tranquila foi dominada pela equipa da casa, que quase esteve perto de passar para a frente através de Patrick Ciurria, que pensou ter marcado o seu primeiro golo da época, com um remate rasteiro, mas viu o árbitro levantar a bandeira por claro fora de jogo. O Monza tinha a quarta melhor defesa do campeonato e estava a fazer jus a essa estatística, limitando o Génova a muito poucas oportunidades e nenhuma delas de golo até ao final da segunda parte.

A falta de Mateo Retegui foi ainda mais grave quando o avançado rematou por cima da barra o cruzamento rasteiro de Junior Messias, a poucos metros de distância.

À medida que o jogo se aproximava do fim, as duas equipas pareciam cada vez mais satisfeitas com um ponto, com o único remate à baliza do jogo antes dos 80 minutos a ser cortesia de Lorenzo Colombo.

No entanto, o Monza acabou por conseguir o golo através do português Dany Mota, saído do banco, que fez o que Retegui não conseguiu fazer no início da primeira parte e converteu um cruzamento rasteiro de perto para o fundo das redes.

Silvan Hefti falhou um remate nos últimos instantes do jogo e viu a sua equipa cair para o 15.º lugar após a derrota. A primeira vitória dos anfitriões em quatro jogos coloca-os em 9.º lugar e a apenas dois pontos dos lugares europeus.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Frosinone 0-0 Torino

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Com apenas nove pontos de diferença entre o quarto e o 15.º lugar da tabela, há uma série de equipas que podem aspirar a um lugar nas competições europeias, mesmo quando se aproxima a primeira metade do campeonato. A cinco e seis pontos de distância da Roma na última vaga para a Liga dos Campeões, uma vitória do Frosinone ou do Torino deixaria os dois clubes mais próximos. Embora não tenha havido golos antes do intervalo no sul de Itália, os primeiros 45 minutos foram cheios de ação, com ambas as equipas a estarem perto de quebrar o impasse.

Logo no início, o árbitro Luca Massimi esteve no centro da ação. Depois de ter dado um merecido cartão amarelo ao defesa do Frosinone, Anthony Oyono, nos primeiros 10 minutos, o árbitro decidiu não aplicar mais um cartão amarelo ao jogador de 22 anos, que derrubou Raoul Bellanova momentos depois.

Depois, apesar de Kaio Jorge ter sido derrubado por Alessandro Buongiourno na grande área, pouco depois do quarto de hora, Massimi optou novamente por não intervir, apenas para que uma intervenção do VAR determinasse que Francesco Gelli havia cometido falta sobre Samuele Ricci, médio do Torino, no lance. Em termos de ação junto à baliza, a melhor oportunidade do Il Toro coube a Ivan Ilić, que acertou a trave de longe, antes do guarda-redes Vanja Milinković-Savić fazer uma defesa impressionante para negar o cabeceamento de Kio Jorge na outra extremidade.

Poucos minutos depois do recomeço, Duván Zapata deveria ter colocado os visitantes na frente, mas falhou as suas linhas em frente à baliza, com a bola a bater nele e a passar rente ao poste. O avançado do Frosinone, Kaio Jorge, desperdiçou então uma oportunidade de ouro para, em vez disso, dar a liderança à sua equipa, não conseguindo gerar força suficiente no seu remate quando estava no mano a mano com Milinković-Savić na área, permitindo que o sérvio parasse em segurança.

Zapata teve um remate defendido por Stefano Turati a meio da segunda parte, mas apesar da intensidade de ambos os conjuntos, o vencedor escapou-lhes. Buongiourno teve a bola no fundo das redes no final do jogo, mas estava claramente em posição de fora de jogo quando a recebeu.

O resultado significa que as duas equipas continuam a meio da tabela. O Torino venceu apenas um dos seus últimos seis jogos fora de casa e terá de melhorar nesse aspeto se o futebol continental for um objetivo sério.

O Frosinone, por sua vez, evitou a derrota contra a equipa de Turim na primeira divisão pela primeira vez e agora tentará acabar com uma série de seis derrotas consecutivas fora de casa no campeonato quando viajar para Lecce na próxima jornada.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform