Serie A: Torino afunda Sassuolo (2-1), Frosinone regressa aos triunfos diante do Empoli (2-1)
Torino 2-1 Sassuolo
Os anfitriões começaram a partida como um comboio desgovernado, com Andrea Consigli a negar o golo a Mërgim Vojvoda e a Antonio Sanabria, antes de este último abrir o marcador com apenas cinco minutos de jogo, rematando à queima-roupa para pôr fim a uma seca de 13 jogos sem marcar. Do outro lado, os Neroverdi não ofereciam nada até empatarem a partida do nada, com Armand Laurienté a desviar habilmente o cruzamento de Domenico Berardi, permitindo a Kristian Throstvedt marcar o golo do empate.
Sem se deixar abater, a equipa de Ivan Jurić procurou retomar a liderança no que foi um encontro de ponta a ponta, surpreendentemente, dado que tinha havido apenas seis golos nos cinco jogos anteriores do Torino em casa, o total mais baixo da Serie A. Alessandro Buongiorno teve um cabeceamento salvo e Raoul Bellanova acenou à queima-roupa, enquanto Duván Zapata não conseguiu acertar no alvo com duas boas oportunidades e Vlašić viu o seu inteligente movimento ser mantido fora enquanto o Sassuolo sobrevivia até ao intervalo.
O tráfego de mão única continuou após o intervalo, com Sanabria quase a bisar em apenas 15 segundos após o reinício, quando ele contornou o guarda-redes antes de desviar para fora quando fora. O Sassuolo acabou por se impor no jogo e quase chegou à vantagem quando Laurienté acertou no poste com um remate de pé esquerdo de dentro da área.
Mas isso foi o melhor que os visitantes conseguiram, pois o Torino finalmente fez valer seu domínio quando Vlašić bateu no canto oposto para fazer o 2-1. Houve oportunidades para acabar com o jogo, já que Zapata esteve por duas vezes perto de converter cruzamentos perigosos, enquanto Sanabria disparou diretamente contra Consigli.
A equipa de Alessio Dionisi, que esteve em desvantagem no marcador, não conseguiu recuperar e teve de lamentar as oportunidades desperdiçadas, sofrendo a sexta derrota nos últimos oito jogos fora de casa contra o Torino, que registou apenas a segunda vitória em 13 jogos do campeonato em casa.
Frosinone 2-1 Empoli
Em busca de duas vitórias consecutivas fora de casa no campeonato, a primeira desde outubro de 2021, depois do improvável triunfo por 2-0 sobre a rival Fiorentina no mês passado, os visitantes começaram melhor, com Matteo Cancellieri a acertar na trave de Stefano Turati nos 90 segundos antes de o jogador emprestado pela Lazio ter enviado um cruzamento convidativo que Emmanuel Gyasi não conseguiu converter. Para se redimir da deceção, Gyasi deu um nó em Caleb Okoli pouco depois, mas o defesa Ilario Monterisi, companheiro de Okoli, fez um bloqueio crucial para impedir o remate do ganês.
Apesar da pressão inicial do Empoli, surgiu um susto a meio do primeiro tempo, quando Arijon Ibrahimović - não é parente de Zlatan - assistiu Marvin Çuni. No entanto, a aquisição de verão do Bayern de Munique viu negado o seu primeiro golo pelos amarelos e azuis na sequência de uma revisão do VAR por fora de jogo. O Frosinone, no entanto, não se intimidou com o revés e começou a colocar o talismã Matias Soulé em campo.
O jogo foi animado, mas os adeptos da casa quase comemoraram o golo de Luca Mazzitelli, que acertou no ferro. O Frosinone não se deixou abater pela frustração e chegou à vantagem após um momento de génio de Çuni, que rematou em arco a partir de um toque de calcanhar de Ibrahimović, de 17 anos, passou por Etrit Berisha, embora o guarda-redes do Empoli sinta que deveria ter feito melhor.
Os anfitriões estavam na mó de cima, e Mazzitelli estava a amaldiçoar a sua sorte depois de acertar na trave pela segunda vez na competição, mas os pontos foram efetivamente selados quando Ibrahimović finalizaou aos 74 minutos, após uma jogada astuta envolvendo Reinier e Riccardo Marchizza.
Depois de ter perdido uma vantagem de 3-0 frente ao Cagliari na última partida, o Frosinone deve ter ficado preocupado com a possibilidade de a história se repetir quando Caputo reduziu a desvantagem para metade com um cabeceamento bem executado e depois pensou que tinha empatado a partida, mas este último golo foi anulado por fora de jogo, o que provocou um suspiro de alívio dos canários.
Os anfitriões mantiveram-se firmes durante a etapa final e subiram para o 11.º lugar na tabela, antes de um duro teste em San Siro contra o Inter no domingo à noite. O Empoli, por sua vez, não terá vida fácil, já que viajará até Nápoles no início da semana, e está a dois pontos da zona de segurança.