Top 5 motivos para não perder a reta final do Brasileirão
O momento é de (tentativa de) erro zero. Pequenos deslizes podem fazer uma grande diferença no futuro dos times dentro do campeonato.
Como o momento é de ânimos à flor da pele para jogadores, técnicos, diretoria e torcedores, elencamos cinco motivos para a reta final do Brasileirão ser acompanhada de perto. Alguns testes para cardíacos são esperados, mesmo se o seu time do coração não estiver em campo.
1) Depende de nós
O Botafogo, apesar da queda de rendimento que lhe fez perder a liderança, segue a depender apenas de si para conquistar o título que não vem desde 1995. O Glorioso é o única equipa nesta condição.
2) Luta por título e Libertadores
Depois do Botafogo abrir 13 pontos de vantagem e liderar o campeonato por 31 jornadas, a conquista carioca foi ameaçada. A queda de rendimento do Alvinegro nas últimas jornadas permitiu que os adversários, eficientes para aproveitar as oportunidades, diminuíssem a diferença até ultrapassá-lo, caso do Palmeiras, o atual primeiro colocado.
Siga o Brasileirão no Flashscore
O Verdão tem dois pontos e um jogo a mais do que o Botafogo. Por fora, correm Grémio, Red Bull Bragantino, Atlético-MG e Flamengo.
Com apenas 5 pontos a separar o líder do 6.° classificado, as emoções serão intensas até à última jornada para definir não somente o campeão, como as equipas que se classificarão diretamente para a fase de grupos da Libertadores.
3) Luta pelo prémio de melhor marcador
Foi somente na última jornada que Paulinho assumiu a liderança do ranking de melhores marcadores do Brasileirão com 17 golos, ultrapassando Tiquinho Soares, do Botafogo. O jogador do Atlético Mineiro aproveitou a ausência do concorrente, lesionado, para marcar mais um golo, desta vez contra o Corinthians, e isolar-se na tabela dos maiores marcadores do campeonato. A luta promete ir até à última jornada.
4) Luta contra a despromoção
Com a queda já garantida do América-MG e as bem prováveis de Coritiba e Goiás, resta somente uma vaga para fechar a lista dos quatro que jogarão a Série B em 2024. A disputa está acesa, mas Cruzeiro e Bahia são os principais candidatos.
A Raposa tem a seu favor o fato de possuir dois jogos a menos que os concorrentes. Isso pode adiantar pouco se o desempenho da equipa seguir irregular.
Matematicamente, Vasco, Santos e até o Internacional têm chances de queda, mas a disputa deve ficar entre cruzeirenses e tricolores até à reta final.
5) Sul-Americana de brinde
Algumas equipas ameaçadas pela despromoção, como Vasco e Santos, conseguiram uma boa arrancada nas últimas jornadas para se afastarem da linha de água. Antes a olharem para as últimas posições, eles agora já começam a sonhar com uma vaga na Sul-Americana, o que seria um belo brinde para quem viu a Série B bater na porta há tão pouco tempo.
O Santos tem 42 pontos e está em 14.º, no limite para uma vaga na prova continental. O Vasco ainda sonha com essa posição. A luta entre os dois também promete ser ferrenha para ver quem será o último emblema brasileiro classificado para a segunda competição mais importante do continente.