Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Último adeus a Joe Barone: câmara ardente no Viola Park, um minuto de silêncio nos estádios

Giulia Polidoro
Joe Barone faleceu esta terça-feira
Joe Barone faleceu esta terça-feiraAFP
A câmara ardente realizar-se-á na quarta-feira. Entretanto, as mensagens de condolências pela perda do diretor ítalo-americano estão a chegar às redes sociais.

A câmara ardente de Joe Barone, diretor-geral da Fiorentina, que morreu esta terça-feira no hospital San Raffaele, em Milão, depois de ter adoecido no domingo passado em Bergamo, antes do jogo contra a Atalanta, que foi adiado, estará das 8h às 20h de quarta-feira no Viola Park, segundo a Fiorentina.

A Federação italiana, durante a tarde, ordenou um minuto de silêncio na próxima jornada em todos os estádios de todas as ligas profissionais.

O funeral será celebrado nos Estados Unidos, enquanto que no sábado será celebrada uma missa em Pozzallo, na província de Ragusa, onde nasceu o diretor-geral da Fiorentina.

Entretanto, são cada vez mais as mensagens de condolências dos clubes e personalidades do futebol italiano.

Casini: "Joe lutava pelo bem comum"

"A Serie A apresenta as suas condolências e estende a sua simpatia à família, a Rocco Commisso, à equipa e a todo o pessoal da Fiorentina pela morte súbita do diretor-geral Joe Barone. O futebol italiano perde uma figura de direção extraordinária", declarou o presidente da Liga, Lorenzo Casini.

"Joe, nos anos em que esteve ao leme da Fiorentina, foi capaz de exprimir paixão, competência e visão que permitiram ao clube e à equipa alcançar resultados importantes tanto no campo como na gestão, com a inauguração das extraordinárias instalações do Viola Park. Joe era um trabalhador esforçado, que trouxe para a Serie A e para o futebol italiano o espírito empresarial americano e a capacidade de pensar em grande. Era generoso e estava sempre pronto a lutar pelo bem do sistema. Sentiremos muito a sua falta", explicou Casini.

Infantino: "Melhoraste o mundo do futebol"

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, também prestou a sua homenagem: "Levarei dentro de mim os sorrisos maravilhosos que me deste. Estavas orgulhoso do Viola Park, um belo centro desportivo. Quase te emocionavas quando falavas da Fiorentina. Melhoraste o mundo do futebol, que te perde demasiado cedo. Amanhã terias celebrado o teu 58º aniversário. Feliz viagem, querido Joe, e um grande abraço a todas as pessoas que te amaram".

De Laurentiis: "Está a partir uma pessoa leal"

O presidente do Nápoles, Aurelio De Laurentiis, que partilhou muitas batalhas com Barone e Commisso, também expressou o seu pesar.

"Com Joe Barone vai-se uma pessoa leal e cheia de vontade de inovar", escreveu no tweet.

Biraghi, capitão da Fiorentina: "Não se esqueçam da nossa promessa"

"Nos últimos anos, a nossa relação tornou-se tão forte que nos protegemos mutuamente das muitas críticas de que tu e eu fomos alvo! És um amigo, um irmão mais velho ou um pai, não sei, uma pessoa central desde que te conheço! Um dos poucos que sempre esteve ao meu lado e não tem vergonha de o dizer. É por isso que te digo que a promessa que fizemos um ao outro não a esquecerei. E, por favor, não a esqueças também e dá-me a força aí de cima para a levar por diante! Tu e eu sabemos!", escreveu o capitão da Fiorentina no Instagram.

"Amo-te e farei tudo para continuar e realizar os sonhos que tiveste para a nossa Fiorentina! Para mim e para a equipa foi um golpe duro, pois sem sequer nos dizeres que te ias embora! Mas nós perdoamos-te porque tudo o que fizeste por nós terá um valor inestimável para toda a vida! Despeço-me de ti, agora que tenho de continuar a nossa missão! Adeus, Joe. O teu capitão", concluiu na sua dedicatória.

Nico Gonzalez: "Sempre nos nossos corações"

"Descansa em paz Joe, sempre nos nossos corações". Foi esta a mensagem que Nico González publicou assim que soube da notícia do falecimento do diretor-geral da Fiorentina.

O avançado argentino foi a compra mais cara da direção de Commisso até ao momento e, há apenas alguns meses, Barone tinha anunciado a extensão do contrato com o próprio jogador.

Vlahovic: "O que ele fez viverá para sempre"

"O Joe deixou-nos demasiado cedo, mas o que ele fez viverá para sempre. Obrigado por tudo. Um pensamento para a família e para os adeptos viola", escreveu Dusan Vlahovic, que tinha conhecido o diretor-geral da Fiorentina durante o seu tempo com os Viola.