Verona sobrevive ao play-off de despromoção e manda Spezia (1-3) para a Serie B
A equipa de Marco Zaffaroni teve um início perfeito quando Davide Faraoni abriu o marcador aos cinco minutos, depois de o defesa do Spezia, Ethan Ampadu, não ter conseguido desviar o seu remate rasteiro da baliza. Os Mastiffs estavam no comando e à procura do segundo, quando Faraoni teve um cabeceamento defendido momentos depois, enquanto Pawel Dawidowicz rematou fora do alvo à queima-roupa, ao mesmo tempo que Arkadiusz Reca viu um remate forte ser desviado pelo poste na outra extremidade.
Ampadu, emprestado pelo Chelsea em Itália, passou de zero a herói quando empatou a partida de forma espectacular, marcando o seu primeiro golo como sénior com um remate de longa distância.
Contudo, o Verona voltou a colocar-se em vantagem 11 minutos depois, quando Ngonge concluiu uma jogada de mestre com um remate de primeira, e o avançado duplicou a vantagem com um remate desviado ao poste para dar aos Mastiffs uma vantagem de dois golos ao intervalo.
Reveja aqui as principais incidências da partida
O Spezia procurou desesperadamente uma forma de voltar ao jogo após o intervalo, e apenas uma excelente defesa de Lorenzo Montipò impediu Szymon Zurkowski de marcar um golo.
A pouco mais de 20 minutos do fim, o Verona viu Faraoni ser expulso por ter defendido com a mão o remate de Eldor Shomurodov, mas os Aquilotti não conseguiram aproveitar a vantagem, já que o penálti cometido por M'Bala Nzola não teve qualidade e foi defendido.
Leonardo Semplici fez uma série de substituições ofensivas para tentar salvar o resultado, mas, por mais que tentassem, Montipo continuou a atrapalhar o Spezia, fazendo um trio de defesas impressionantes de Shomurodov, Mehdi Mourabia e Ampadu. O guarda-redes também se esquivou de defender os pés de Nzola no final do jogo, enquanto Ampadu acertou o travessão.
O Verona (de Miguel Veloso, que esteve no banco) vai disputar a Serie A em 2023/24, enquanto o Spezia (João Moutinho lesionado, não jogou) vai para o segundo escalão.