Vlahovic com um 2024 explosivo: à frente de Lautaro e atrás apenas de Mbappé
Nove golos em outros tantos jogos. Este é o registo atual de Dusan Vlahovic, que está a picar o cartão de golo com uma regularidade e continuidade desarmantes, o que o coloca no topo de todos os bombardeiros das cinco principais ligas europeias neste início de ano, em termos de média de golos. Porque ninguém conseguiu acertar no alvo com a mesma percentagem que o sérvio da Juventus. O bis de ontem, contra o Frosinone não só confirmou o seu segundo lugar na tabela de artilheiros, como também o elevou ao estatuto de goleador da atualidade.
À frente de Lautaro
O desempenho de Vlahovic, na verdade, é superior ao do artilheiro do Inter Milão, Lautaro Martinez, que marcou oito vezes em 10 jogos em todas as competições, e inferior apenas ao de Kylian Mbappé, autor de 10 golos em outros tantos jogos. Mas além das diferenças entre a Serie A e a Ligue 1, convém recordar que o jogador de 25 anos do Paris Saint Germain marcou cinco golos na Taça de França, competição onde fez três golos contra os amadores do Revel, que foram dizimados por 9-0, e dois contra o Orleans, da terceira divisão.
Quase vendido no verão passado para apostar em Romelu Lukaku, o avançado sérvio está a viver a sua melhor fase na Juventus, onde até agora tinha mostrado mais birras do que eficácia. Agora, no entanto, finalmente voltou ao nível que o levou ao topo de todos os avançados italianos quando jogava na Fiorentina, cujo jogo ofensivo o exaltava como um terminal. E embora o sonho de lutar pelo Scudetto esteja a nove pontos de distância, a sua contribuição está a revelar-se fundamental para a equipa de Massimiliano Allegri, que nunca poderia ser segunda classificada sem ele.
Atrás de Mbappé
A sua média de golos é, neste momento, melhor do que a de todos os goleadores das cinco principais ligas europeias. Atrás dele está até Erling Haaland, o implacável ponta de lança do Manchester City que, depois de um período afastado dos relvados devido a lesão, recuperou a confiança na baliza. Autor de três golos em sete jogos, o norueguês não teve, no entanto, o melhor início de ano e atravessa um pequeno momento de crise.
Apesar de ser canhoto, o sérvio da Juventus sente-se cada vez mais à vontade na área adversária. Direita, esquerda ou de cabeça, pouco importa. Vlahovic já se estabeleceu como um terminal ofensivo de primeira classe.
Neste momento, o balcânico só vê Mbappé acima de si, embora as distinções feitas anteriormente o empurrem automaticamente para o topo virtual do ranking de goleadores dos campeonatos mais importantes do futebol continental.
O exemplo de Gyökeres
Fora das fronteiras do futebol de alto nível, pelo menos a nível de clubes, vemos o goleador do Sporting, Viktor Gyökeres, com 12 golos em igual número de jogos, enquanto o mais prolífico em termos globais é o avançado neerlandês do PSV, Luuk De Jong, que marcou 13 golos em 11 jogos. Agora, no entanto, ninguém é como Dusan, cuja redenção parece ser definitiva.