Cagliari e Bari na rota da Serie A: "Obstáculo gigante pela frente"
Já se disse muitas vezes, mas não se cansa de repetir: dois lugares, duas cidades e duas claques que merecem a Série A. No entanto, apenas uma, entre Cagliari e Bari, conseguirá realizar os seus sonhos e os das suas gentes.
A Arena Sardegna acolherá o primeiro ato da final do play-off da Serie B entre a equipa de Claudio Ranieri e a de Michele Mignani. A segunda mão está marcada para o próximo domingo.
"A última batalha, a melhor parte, será disputá-la com os nossos incríveis adeptos. Esta equipa despertou um amor visceral. Temos um obstáculo gigante pela frente, mas os meus rapazes mostraram que não têm medo de nada", sublinhou o treinador do clube da Apúlia na véspera do jogo.
"Queremos agradecer aos nossos adeptos, mas só podemos fazer isso jogando com o coração", admitiu Ranieri. "O resultado é fruto de muitos fatores, mas quem dá tudo de si sempre sai com a cabeça erguida, por isso teremos de colocar em campo o nosso espírito de sempre".
Previsão difícil
Nunca é fácil, em vésperas de uma final, prever um possível favorito. Bem, desta vez ainda é menos. E sim, porque não há dúvida de que, pelo que foi mostrado nas últimas semanas , é certamente o Cagliari que chegará em melhores condições ao momento decisivo da temporada.
No entanto, é igualmente verdade que o Bari tem a seu favor dois resultados (globais) em três. E sim, porque em nenhum caso irá para o prolongamento e, portanto, nem mesmo para os penalties.
Em caso de empate, de facto, o Bari, que terminou o campeonato B em terceiro lugar (o Rossoblu em quinto), acompanhará o Frosinone e o Génova na Série A.
Do lado da Apúlia, há também o ambiente esperado no estádio. É verdade que se espera uma lotação esgotada esta noite em Cagliari. No entanto, a lotação esgotada no San Nicola significa mais de cinquenta mil pessoas a apoiar a sua equipa, ao contrário dos 16 mil lugares da Sardegna Arena.
Um desafio entre bombardeiros
Se os Biancorossi quiserem dar o último passo rumo ao paraíso, vão precisar não só do calor dos seus adeptos, mas também dos golos de Walid Cheddira que teve um início de época brilhante que culminou com o fantástico Campeonato do Mundo em Marrocos.
Do lado oposto, porém, estará um Gianluca Lapadula em grande forma, que receberá esta noite o troféu Paolo Rossi como melhor marcador da Série B.
Aos 21 golos marcados durante a época regular, o atacante do Cagliari juntou mais três na pós-temporada. O último deles consumou a sensacional reviravolta marcada contra o Parma.
Ao seu lado estará o exuberante, mas imprevisível avançado angolano Zito Luvumbo, o matador da partida contra os Ducali: tudo dependerá da veia que o acompanhará em campo esta noite. Se for a correta, o Bari estará em apuros.
Equipas prováveis:
Cagliari (4-3-1-2): Radunovic; Zappa, Goldaniga, Altare, Azzi; Nandez, Makoumbou, Deiola; Mancosu; Luvumbo, Lapadula. Treinador: Ranieri.
Bari (4-3-1-2): Caprile; Dorval, Di Cesare, Vicari, Mazzotta; Maita, Maiello, Benedetti; Folorunsho; Esposito, Cheddira. Treinador: Mignani.