Dados apontam a surpresas: Montra surpreendente em Itália, confronto pela liderança na Polónia
Cittadella x Catanzaro - sábado, 13:00
O Cittadella, da Serie B, está a atravessar uma fase difícil nas últimas semanas e é a prova de que muito pode mudar no futebol num curto espaço de tempo. Há apenas um mês, a equipa do treinador Edoardo Gorini estava perto dos lugares de promoção. Agora, depois de cinco derrotas consecutivas, está a 10 pontos de distância e de forma bem merecida.
Apesar de o Cittadella ter defrontado adversários da metade inferior da tabela por quatro vezes durante essa série, marcou apenas cinco golos e teve um desempenho ainda pior do outro lado do campo. A defesa permitiu um grande número de oportunidades perigosas e sofreu 12 golos. Só o Lecco, último classificado, fez pior, sofrendo mais um golo. Este facto é ainda mais intrigante se tivermos em conta que, há apenas um mês, o Cittadella apresentava a segunda melhor defesa da Serie B, de acordo com a métrica dos golos esperados (xG).
O seu infortúnio sem precedentes culminou na última ronda, quando a equipa visitou o atual 17.º classificado Spezia e perdeu por 4-2, depois de o seu capitão Simone Branca ter visto o cartão vermelho no final da primeira parte. Dois minutos depois do intervalo, o jovem guarda-redes Matteo Angeli recebeu o segundo cartão amarelo. E é precisamente a ausência de Branca que pode agravar a crise da equipa esta semana contra o Catanzaro. Não é exagero dizer que poucas equipas do campeonato dependem tanto do desempenho de um jogador como o Cittadella.
Entre todos os médios defensivos do campeonato, é o que tem o maior volume de duelos defensivos e ganha um grande número de bolas em zonas importantes, de acordo com modelos matemáticos avançados. Além disso, graças à sua grande leitura do jogo, consegue intercetar regularmente passes e recuperar ativamente a bola. Além disso, mantém uma elevada taxa de sucesso nos duelos e é também um excelente executante de lances de bola parada.
De acordo com a métrica de pontos esperados, que tem em conta a qualidade das oportunidades criadas e permitidas, estas são duas equipas muito equilibradas. Assim, com a ausência de Branco, parece bastante provável mais uma derrota do Cittadella frente aos seus vizinhos na tabela classificativa.
Lech Poznan-Slask Wroclaw - Sábado 16:30
O jogo de sábado entre o Slask Wroclaw, segundo classificado, e o Lech Poznan, terceiro, será o grande destaque da 22.ª jornada da Ekstraklasa. Apenas dois pontos separam as equipas na corrida pelo título, que também envolve o Jagiellonia, que lidera pela diferença de golos. As casas de apostas estão a favorecer fortemente a equipa da casa, em parte talvez devido aos resultados recentes de ambas as equipas. O Slask venceu apenas um dos seus últimos cinco jogos no campeonato.
O Lech está a fazer melhor em termos de resultados, mas as suas prestações não são tão convincentes. Um bom exemplo foi o recente jogo contra o Jagiellonia. Triunfou por 2-1, com um golo de longa distância e um pontapé de penálti, mas não conseguiu criar uma pressão consistente e resistiu a várias investidas ofensivas. Estatisticamente, a equipa perdeu por 26-6 em remates e 1,96-0,19 em xG, depois de descontado o penálti.
O capitão Mikael Ishak deverá estar pronto para jogar pelo Lech, juntamente com o extremo Adriel Ba Loua, embora não se saiba se poderão ser titulares. O Slask estará certamente na máxima força e pronto para usar os seus pontos fortes. Enquanto o Lech tentará desfazer o bloco defensivo mais baixo da liga, o Slask ameaçará a partir de vários contra-ataques e tentará explorar a sua vantagem no jogo aéreo.
Não só o Slask ostenta uma das maiores taxas de sucesso em cabeceamentos ofensivos, como o Lech é também o segundo menos bem sucedido em cabeceamentos defensivos, atrás apenas do Gornik Zabrze. O Slask vai contar com o melhor marcador da liga, Erik Exposito, que marcou um terço dos seus golos em cantos ou livres diretos. No entanto, o Slask é bastante moldãvel no último terço e não depende apenas de cruzamentos. O jogo será certamente muito disputado.
Génova-Udinese - Sábado 19:45
Depois de uma série de jogos difíceis contra equipas da metade superior da tabela e de um azarado empate com o Cagliari, a Udinese tem uma grande motivação para vencer o Génova. A Udinese está a apenas três pontos da zona de descida, enquanto os recém-chegados à Serie A estão a dez pontos dos lugares de despromoção.
De acordo com a métrica de pontos esperados, no entanto, a Udinese deveria ter mais nove pontos e estar confortável no meio da tabela, cerca de duas posições acima do Génova. No que será um jogo entre duas defesas semelhantes, o ataque da Udinese deve levar vantagem, pois tem criado muito mais oportunidades perigosas, especialmente nos últimos meses. O ataque do Génova, que conta com o recém-chegado Vitinha, está entre os piores em termos de xG produzidos.
É muito provável que este jogo seja decidido por golos de cruzamento ou de bola parada. A Udinese é uma das melhores equipas em cruzamentos do campeonato, enquanto o Génova tem muitas vezes grandes dificuldades em defender os passes para a sua área. Isso já ficou provado no primeiro jogo entre as duas equipas esta época, que terminou com um empate a 2-2. A Udinese não conseguiu converter vários cabeceamentos perigosos nesse jogo, mas poderá ter mais sorte este fim de semana.