Dados apontam surpresas para o fim de semana: Brondby, Eibar e Lanús
Brondby - Randers
Embora, de acordo com as casas de apostas, o Randers chegue ao jogo contra o Brondby em clara desvantagem, estão atualmente em melhor situação.
Sob o comando do novo treinador Rasmus Bertelsen, empataram com o Aarhus, depois ganharam ao líder Copenhaga e, na última jornada, também ganharam pontos ao segundo classificado Nordsjaelland.
Além disso, os modelos analíticos mostram que estes resultados não foram resultado da sorte, mas sim de desempenhos muito bons, especialmente defensivos. O Brondby, por outro lado, perdeu três dos seus últimos quatro jogos, sempre por uma margem significativa. Juntamente com os dois jogos fora de casa, contra o Nordsjaelland, também não conseguiram vencer em casa contra o Viborg, permitindo aos seus adversários uma média de 2,5 golos esperados (xG) por jogo.
Esta época, ambas as equipas permitem 1,3 xG por jogo, mas o trunfo defensivo nas mãos do Randers é o seu guarda-redes Patrik Carlgren. Ele, juntamente com Martin Hansen, do Odense, domina a maioria dos modelos de guarda-redes. Os dados dizem que sofreu menos oito golos do que devia, de acordo com a qualidade de colocação dos remates dos adversários.
A principal arma ofensiva do Randers é bastante óbvia. O Brondby já sofreu 12 golos em lances de bola parada esta época, o maior registo de toda a Liga. São especialmente vulneráveis devido aos pontapés de canto, nos quais apenas o Odense tem permitido oportunidades mais perigosas. O Randers criou o quarto maior volume de oportunidades de bola parada até agora, e é a partir dos cantos que eles mais ameaçam.
O Brondby também tem enormes problemas com a defesa dos contra-ataques. Juntamente com o Aalborg, eles têm permitido o maior número de oportunidades e também têm o segundo maior número de golos sofridos. O Randers, por outro lado, é uma das equipas da Liga mais fortes no contra-ataque e cria oportunidades muito perigosas nestas situações.
A equipa de Bertelsen também pode ser ajudada pela possível ausência de Mathias Greve, que falhou os dois últimos jogos devido a lesão. O médio-centro dinamarquês é muito importante para a sua equipa, pois é capaz de levar regularmente a bola até ao último terço e passar a bola aos seus companheiros de equipa para posição de remate graças aos seus bons dribles. Se ele falhar o jogo, o Brondby perderá grande parte da sua criatividade.
Eibar - Zaragoza
Com a luta pelas duas vagas de subida direta para a LaLiga a chegar ao fim, a crise de resultados apanhou o líder Eibar. Após uma série de quatro jogos sem vitórias, estão agora apenas a três pontos das posições de playoff, e recebem o Zaragoza, que não perde na Liga há oito jogos, tendo enfrentado o segundo classificado Granada, o quinto Levante e o sexto Albacete.
Apesar de estarem separadas por nove lugares na tabela e uns impressionantes 18 pontos, as duas equipas têm sido muito semelhantes ao longo da época em termos da qualidade das oportunidades criadas e das oportunidades permitidas. Isto reflete-se bem na tabela de pontos esperados, na qual o Zaragoza é a sexta equipa de LaLiga2, apenas dois pontos atrás do Eibar.
A principal razão para a melhor posição do Eibar é a alta eficiência dos seus jogadores ofensivos, juntamente com as fantásticas atuações do guarda-redes Luca Zidane.
O Eibar tem de vencer e é por isso que o Zaragoza irá provavelmente abrir espaço para os contra-ataques, momento em que se destacam. Nenhuma outra equipa da Liga criou mais oportunidades a partir daí. Também a lesão do defesa-central do Eibar, Juan Berrocal, que falhou os últimos três jogos e a sua ausência tem sido evidente no jogo da sua equipa.
Nos espaços onde Berrocal opera normalmente, o Eibar teve problemas na interceção de passes e permitiu um grande número de remates. Além disso, o Zaragoza tem sido bem sucedido na penetração destes espaços durante muito tempo, não só contando com cruzamentos, mas também, muitas vezes, fazendo entrar cruzamentos para a área pela lateral. O Eibar não está à espera de nada fácil.
Lanus - Sarmiento Junin
A Liga argentina entra na sua 13.ª jornada este fim de semana, da qual escolhemos a partida entre o sétimo classificado Lanus e o 17.º Sarmiento, mas devido à fase inicial da competição, apenas quatro pontos os separam. Ambos criam quase a mesma quantidade de oportunidades de acordo com modelos matemáticos, e o mesmo acontece com os que são permitidos.
O Lanus finaliza melhor até agora, enquanto o Sarmiento sofre menos, graças, em parte, a um guarda-redes com bom desempenho, Sebastian Meza.
O jogo pode muito bem ser decidido por lances de bola parada. O Lanús é apenas o 19.º a defendê-los, em 28 equipas. Afinal, criaram o quinto xG mais alto até agora e apenas o Rosario Central produz remates mais perigosos nos cantos.
O Lanús também tem grandes problemas em defender os cruzamentos. A análise dos passes mostra que estão a permitir o maior número de oportunidades, enquanto os jogadores do Sarmiento são muito eficientes e têm uma das maiores taxas de sucesso de cabeceamentos no último terço.
Além disso, a equipa é ótima nas bolas paradas ofensivas, o que é outra fraqueza do Lanus - têm mesmo a quarta pior taxa de sucesso no seu terço defensivo.