Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Duelo de pesos pesados: Fenerbahçe e Galatasaray defrontam-se pela 401.ª vez

Galatasaray venceu três dos últimos cinco clássicos contra o Fenerbahçe
Galatasaray venceu três dos últimos cinco clássicos contra o FenerbahçeČTK/imago sportfotodienst/Seskimphoto
O 401.º clássico entre Fenerbahçe e Galatasaray será disputado este sábado, às 18:00. Na temporada passada, os dois gigantes travaram uma batalha emocionante pelo título da Süper Lig turca. O confronto da sexta jornada terá também um impacto importante na corrida ao título.

Siga as principais incidências da partida

O campeonato da época passada não podia ter sido mais emocionante. O Galatasaray bateu um recorde no campeonato turco: foi a primeira equipa a somar 102 pontos após 38 jornadas. Um número histórico que serviu para vencer o campeonato, apesar dos impressionantes 99 pontos conquistados pelo Fenerbahçe.

Em 2024/25, o atual campeão retomou o caminho da temporada passada. Após cinco jornadas, o clube está novamente no topo da tabela, com 15 pontos. No entanto, a vantagem sobre o segundo classificado Fenerbahçe não é assim tão grande. Apenas dois pontos separam estes rivais, o que faz com que o vencedor do dérbi assuma a liderança da tabela.

Fenerbahçe na liderança do campeonato

O Fenerbahçe não conseguiu vencer o campeonato por pouco, por isso o clube e o técnico Ismail Kartal seguiram caminhos diferentes após a temporada. Em julho, José Mourinho foi convencido a juntar-se ao projeto.

Com a ajuda do carisma do português, o clube contratou uma série de jogadores consagrados das principais ligas europeias. Entre eles, Filip Kostic, vindo da Juventus, Sofyan Amrabat, emprestado pela Fiorentina, Caglar Söyüncü, do Atlético de Madrid, e Allan Saint-Maximin, do Al-Ahli. O clube pagou 19,5 milhões de euros por Youssef En-Nesyri, proveniente do Sevilha, o que fez dele a compra recorde na Süper Lig turca.

Mas a referência do ataque é outra: com quatro golos esta época, Edin Dzeko está no topo da lista de marcadores.

O ponto de exclamação tardio do Galatasaray

Victor Osimhen poderá desempenhar um papel igualmente importante para o Galatasaray. O atacante nigeriano foi emprestado pelo Nápoles para a atual temporada. No entanto, ainda não participou em nenhuma partida devido a problemas com a sua inscrição.

Isso deve mudar no próximo clássico. Um golo contra o Fenerbahçe garantiria um lugar permanente no coração dos seus novos adeptos.

Mauro Icardi, por outro lado, não estará presente. O argentino sofre de uma distensão muscular no tendão da coxa direita. O regresso só será possível em meados de outubro.

Campeonato triplamente importante esta temporada

O campeonato desta temporada é extremamente explosivo. O Galatasaray pode conquistar não apenas o terceiro título consecutivo, mas também o 25.º desde o início da competição em 1959, tornando-se o primeiro clube da Süper Lig a ter cinco estrelas na camisola. O rival Fener quer evitar isso de todas as formas. Mas não é apenas isso que está em jogo.

Os últimos confrontos entre os dois rivais
Os últimos confrontos entre os dois rivaisFlashscore

"Está em jogo muito dinheiro", explica Lara Karacan, diretora de conteúdos do transfermarkt.tr. O campeão turco tem direito a um lugar direto na Liga dos Campeões na próxima época. Isto poupar-lhes-ia o exigente processo de qualificação e asseguraria uma taxa de inscrição de 18,6 milhões de euros.

Muitos especialistas concordam que a luta pelo título de 2024/25 será disputada entre os dois clubes. Em comparação com a maioria dos outros emblemas da liga, Karacan diz que "a qualidade individual simplesmente supera" os restantes adversários

Fenerbahçe parte como ligeiro favorito

O ponto crucial da partida pode ser a ausência de Mauro Icardi, uma vez que o Galatasaray joga muito para o avançado argentino, capaz de jogar com a equipa e de costas para a baliza.

Victor Osimhen tem as qualidades necessárias para desempenhar esse papel. No entanto, a sua verdadeira força está noutro lado: gosta de encontrar o caminho para a profundidade. A falta de coordenação e de tempo de jogo com os seus companheiros de equipa pode agravar este problema.

Além disso, o Galatasaray teve várias vezes problemas com bolas altas para o avançado adversário. Esta foi também uma das principais razões para a sua eliminação na Liga dos Campeões contra o Young Boys. Com Edin Dzeko, o Galatasaray enfrenta um avançado que adora essas bolas e pode lidar com elas com muita eficiência.

No início da temporada, é improvável que qualquer um dos dois corra riscos. É claro que ninguém quer perder. O Fenerbahçe é o atual campeão dos clássicos e quer continuar assim. A pressão é grande. Se o jogo terminar empatado, o Galatarasay "provavelmente ficará mais feliz", diz a especialista Lara Karacan.

Onze provável:

Fenerbahçe: Livakovic - Müldür, Becão, Söyüncü, Oosterwolde - Yüksek, Fred - Saint-Maximin, Szymanski, Tadic - Dzeko

Galatasaray: Muslera - Ayhan, Sanchez, Bardakci, Kutlu - Torreira, Sara - Yilmaz, Mertens, Akgün - Osimhen