Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nem uma prenda no sapatinho do dérbi: Galatasaray e Fenerbahçe não saíram do nulo (0-0)

Michał Karaś
Fenerbahçe e Galatasaray estão na mesma situação na tabela
Fenerbahçe e Galatasaray estão na mesma situação na tabelaProfimedia
O clássico da véspera de Natal do Campeonato Turco não só não correspondeu às expectativas, como teve um desempenho muito fraco. O Galatasaray fez apenas um remate à baliza e o Fenerbahçe, o anfitrião, nenhum. A liderança da Superliga turca não mudou, mas a oportunidade de reabilitação está a poucos dias de distância.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Enquanto a maioria dos europeus pensa nas reuniões de Natal em família, Istambul foi palco de um encontro muito breve: o dérbi de Istambul.

Desde as primeiras horas da manhã, as ruas do bairro comercial de Kadıköy encheram-se de cânticos e, duas horas antes do jogo, a multidão nas bancadas já estava a engrossar. Os adeptos do Galatasaray e do do Fenerbahçe  preparavam-se para uma partida potencialmente crucial para o campeonato turco.

Antes da 18.ª jornada, Fenerbahçe e Galatasaray estão empatados na liderança da Superliga Turca, ambos com apenas uma derrota na primeira metade da temporada. E talvez o medo de sucumbir aos rivais tenha feito com que os adeptos em Istambul assistissem a um espetáculo muito fechado e defensivo.

Nem mesmo os grandes nomes trazidos do ocidente - cujos contratos deixaram as duas equipas muito endividadas - conseguiram resolver a partida. Galatasaray e Fenerbehçe anularam os pontos fortes um do outro, este domingo, e houve apenas um remate em toda a partida, que exigiu a intervenção do guarda-redes dos anfitriões. A baliza dos leões do lado oeste do Bósforo não esteve em perigo e o equilíbrio extremamente delicado no topo da Super Liga foi preservado após um empate a zero.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Não é de estranhar que a reação dos meios de comunicação social na Turquia tenha sido inequivocamente negativa.

O Sabah concluiu que"ambas as equipas jogaram muito abaixo das expectativas". O Haber Turk, por outro lado, escreve que "as faltas deixaram a sua marca num dérbi que foi estéril em termos de situações".

De facto, os sete cartões amarelos indicam um clássico jogo de luta. Na equipa dos Canários, um amarelo exclui Cana Kahveci do próximo jogo, e na próxima partida do Galatasaray, Sacha Boey e Lucas Torreira serão baixas pelo mesmo motivo.

Classificação da Superliga turca
Classificação da Superliga turcaFlashscore

Estes são problemas para o novo ano (ainda que na primeira semana de janeiro). Entretanto, já na sexta-feira, dia 29 de dezembro, às 17:45, mais um grande dérbi de Istambul, desta vez para a Supertaça Turca. O jogo terá lugar em Riade, no estádio do Al Nassr.