Semana de Dérbi: a intensa rivalidade do triângulo do futebol de Atenas
Atenas - a capital do futebol (e não só)
Atenas é a capital e a maior cidade da Grécia. Está situada na península Ática, nas margens do Golfo Sarónico, no Mar Egeu. Atenas tem uma população de cerca de 650.000 habitantes, mas a capital grega forma uma grande aglomeração com outras povoações próximas, como o porto do Pireu. Toda a área metropolitana de Atenas tem uma população de mais de 4 milhões de pessoas, o que representa cerca de 35% de toda a população grega.
Para além da população, do governo, das principais instituições e empresas gregas, Atenas é também a sede dos melhores clubes de futebol. Destaca-se o trio de "deuses" do futebol grego, Olympiakos, Panathinaikos e AEK, mas a capital é também a casa de outras equipas de topo. Na época 2023/24, o Atromitos e o Kifisia fazem parte da Superliga.
Os jogadores do Kifisia, um clube fundado apenas em 2011, são completamente estreantesna competição de topo. E, até agora, não se estão a sair mal. Ao fim de sete jornadas, apesar de terem de disputar os seus jogos em casa em terreno emprestado, têm seis pontos em três empates e uma vitória, obtida no "pequeno clássico de Atenas" contra o Atromitos.
Olympiakos - o Olimpo do futebol grego
O Olympiakos foi fundado em 1925 no Pireu, uma cidade portuária que atualmente faz parte do vasto aglomerado urbano de Atenas. É o mais recente dos Três Grandes de Atenas no que toca à idade, mas é claramente o maior vencedor de títulos de todo o futebol grego. Já alcançou 47 campeonatos e muitos outros êxitos.
O poder e a dimensão do clube parecem estar predeterminados pelo simbolismo escolhido pelos seus fundadores - o nome e o perfil no emblema do clube falam por si. O Olympiakos assenta nos valores nobres do ideal olímpico e na melhor qualidade desportiva possível.
Panathinaikos - um clube puro com simbolismo irlandês-canadiano
O Panathinaikos foi fundado em 1908 com o nome de "Athens Football Club". Mais tarde, passou a designar-se "Panathinaikos Athletic Club", que reunia atletas de várias modalidades e, como o nome do clube indica, representava toda a cidade de Atenas. O simbolismo do clube está também relacionado com o património desportivo grego privilegiado, os Jogos Olímpicos. Mas não tão diretamente como no caso do grande rival Olympiakos.
O verde como cor do clube e o trevo como símbolo principal do Panathinaikos foram criados em honra do vencedor da corrida de maratona de 1906 nos chamados Jogos Intermédios (a Grécia resistia na altura a que os Jogos Olímpicos fizessem parte das várias exposições mundiais, como foi o caso dos Jogos Olímpicos de verão de 1900 em Paris e dos Jogos Olímpicos de verão de 1904 em St.)
Os resultados desta competição foram posteriormente retirados das estatísticas oficiais pelo Comité Olímpico Internacional, mas a maratona - outra prova desportiva puramente grega - foi então ganha pelo atleta canadiano de resistência Billy Sherring. Por ser de ascendência irlandesa, usava um trevo, o símbolo nacional irlandês, na sua camisola de alças. Na altura, os membros do Panathinaikos ficaram tão impressionados com o desempenho de Sherring que quiseram "adotar" a sua perseverança, espírito de luta e espírito vencedor através do símbolo do trevo verde no seu clube.
AEK - Clube dos Refugiados Gregos
Em 1924, foi fundado em Atenas um clube por novos residentes da cidade. Tratava-se de refugiados de origem grega oriundos de Constantinopla (atual Istambul), que faziam parte da migração maciça da população (cerca de dois milhões de pessoas) após a guerra greco-turca, entre 1919 e 1922. O conflito entre gregos e turcos foi travado no território do antigo Império Otomano, que se tinha desintegrado após a Primeira Guerra Mundial. As terras da Ásia Menor foram conquistados pela Turquia. O subsequente intercâmbio de populações entre a Grécia e a Turquia baseou-se, então, principalmente na religião.
AEK é a sigla de Athlitikí Énosis Konstatinoupóleos, a Associação Atlética de Constantinopla. O emblema do clube, que é uma águia de duas cabeças - símbolo de Constantinopla - também faz referência à antiga pátria dos imigrantes. (Aliás, as mesmas raízes históricas - fundadores, nome e emblema - são partilhadas pelo PAOK de Salónica).
O dérbi de Atenas
Os clubes dos três grandes de Atenas disputaram entre si alguns dos melhores e mais intensos jogos da história do futebol grego. Na maior parte das vezes, os jogos são disputados pelo título ou para decidir o vencedor de uma das taças gregas. Em 2013, porém, a situação foi diferente. O dérbi entre o AEK e o Panathinaikos levou a que o AEK fosse despromovido da principal competição grega pela primeira vez na sua história.
O Panathinaikos venceu por 2-0, mas esse ainda não era o maior problema para o AEK. O clube ainda estava acima da zona de rebaixamento. No entanto, o clube viu serem-lhe retirados três pontos devido à violência dos seus adeptos neste dérbi e só por isso o AEK sofreu uma queda. Não foi por acaso. Na altura, o clube encontrava-se numa situação financeira difícil (a crise económica, que durava desde 2009, tinha atingido duramente outros clubes gregos). Devido às dívidas, o AEK nem sequer chegou a entrar na segunda divisão e foi diretamente para o terceiro escalão. No entanto, em 2015, as águias de duas cabeças voltaram a voar na primeira liga. Em 2018, conseguiram vencer toda a liga pela primeira vez desde 1994 e, após a última época (2022/23), os futebolistas do AEK são atualmente os campeões da Grécia.
Para o AEK, o Panathinaikos é também o principal rival (mas também historicamente) devido a este incidente. E os Verdes são também o maior rival do Olympiakos. É a rivalidade entre o Panathinaikos e o Olympiakos, duas das melhores equipas do país, que é considerada o principal e mais feroz dérbi grego.
A mãe de todas as batalhas
O dérbi entre o Panathinaikos e o Olympiakos é chamado o "dérbi dos eternos inimigos" ou também a "mãe de todas as batalhas". Para além das conquistas desportivas e da força dos dois clubes, a competição e o ressentimento entre eles são também impulsionados pelo facto de ambos representarem historicamente classes sociais diferentes. O Panathinaikos é uma entidade oriunda diretamente do centro de Atenas e tem representado tradicionalmente a classe alta e a classe dirigente de todo o país, sendo considerado o portador do legado da sociedade cultural tradicional da capital.
O Olympiakos, por outro lado, como entidade da cidade portuária do Pireu, tem sido historicamente atraído pelo povo trabalhador. Pelo simples facto de o Olympiakos se opor aos "do centro", à capital, aos ricos, aos poderosos e à classe dominante, ganhou e (dependendo da situação) continua a ganhar adeptos em toda a Grécia. Este tipo de conflito era muito mais fundamental no passado, quando o fosso entre as diferentes classes era mais acentuado por razões sociais e políticas.
Atualmente, as "rédeas" da rivalidade são frequentemente detidas por grupos muito duros de hooligans de ambos os rivais. O facto de tanto o Panathinaikos como o Olympiakos serem os maiores clubes gregos em outros desportos para além do futebol acrescenta outra dimensão ao dérbi dos eternos inimigos. Os grandes dérbis entre os Verdes e os Vermelhos e Brancos também se realizam no basquetebol, no voleibol ou mesmo no pólo aquático.
O próximo dérbi entre os velhos inimigos terá lugar no domingo, 22 de outubro, no estádio do Olympiakos, com capacidade para mais de 33.000 adeptos. Trata-se de um duelo entre a atual primeira (Olympiakos) e segunda (Panathinaikos) equipas da tabela. Acompanhe o jogo no Flashscore.
Outros dérbis do fim de se mana
Sexta-feira, 20 de outubro
Irlanda - Divisão 1 (Liga 2)
Dérbi das Midlands
Na região das Midlands da Irlanda (na parte central do país insular), os dois grandes rivais futebolísticos são atualmente as equipas da segunda divisão Longford Town e Athlone Town. O Athlone Town venceu o último dérbi, em agosto, por 3-2, em Longford, e tem uma série invicta de cinco jogos na competição.
Irlanda do Norte - NIFL PremiershipLarne FC x Carrick Rangers
Derby de East Antrim
Na sexta-feira, haverá um dérbi na vizinha Irlanda do Norte. As equipas das cidades de Larne e Carrickfergus, situadas a 15 km de distância uma da outra no condado de Antrim, vão defrontar-se na principal competição de futebol da região. O Larne venceu o último dérbi por 4-1. O Carrick está à espera de uma vitória contra o seu rival desde 2019 (14 jogos).
Sábado, 21 de outubro
Austrália - Liga ASydney FC vs. Melbourne Victory
O Grande Azul
Existe uma grande rivalidade entre as duas maiores cidades da Austrália - Sydney e Melbourne. O clássico de futebol entre as equipas mais importantes das duas cidades chama-se "The Big Blue" (O Grande Azul) porque a cor do clube de ambas as equipas é o azul e também porque, em inglês australiano, a palavra blue (azul) significa luta, briga ou discussão.
Inglaterra - Primeira LigaLiverpool vs. Everton
Dérbi de Merseyside (derby de Liverpool)
O dérbi entre o Liverpool e o Everton, dois clubes de Liverpool, tem o nome do condado de Merseyside (e do rio Mersey, que desagua no Mar da Irlanda em Liverpool). É o dérbi mais longo da primeira divisão inglesa. Tem sido disputado ininterruptamente desde a época de 1962/63.
Irlanda do Norte - NIFL PremiershipColeraine FC vs. Ballymena United
Dérbi A26
O nome do confronto vem da A26, a autoestrada que liga as duas cidades do norte do país. O Coleraine venceu o primeiro dérbi da época por 2-1. O Ballymena tem apenas seis pontos após 11 jornadas e está em último lugar.
Turquia - Süper Lig
Derby Galatasaray-Besiktas
O Galatasaray e o Besiktas, juntamente com o Fenerbahçe, formam o trio mais forte de clubes de futebol da Turquia. Além disso, os três estão sediados em Istambul. Existe uma grande rivalidade entre os três. Historicamente, o Galatasaray é a segunda melhor equipa do país (25 títulos) e o Besiktas a terceira (21 títulos).
EUA - Liga Principal de Futebol
Colorado Rapids x Real Salt Lake
Taça das Montanhas Rochosas
Real Salt Lake e Colorado Rapids competem na Major League Soccer norte-americana não só por uma melhor posição na tabela, mas também pela chamada Rocky Mountain Cup, o troféu físico que leva o nome das Montanhas Rochosas que se erguem entre Salt Lake City, Utah e Denver, Colorado.
Domingo, 22 de outubro
Holanda - EredivisieHeracles Almelo x FC Twente
Dérbi de Twente (Derby de Overijssel)
A província neerlandesa de Overijsselse, rica em futebol de primeira divisão, vai ser palco de mais um dérbi regional. Desta vez, o Twente Enschede (atualmente em 3º lugar na tabela) e o Heracles Almelo (8º) vão defrontar-se. As cidades de Enschede e Almelo estão separadas por 30 km, no extremo leste dos Países Baixos.
Noruega - Eliteserien
Dérbi VIF-LSK
O Lillestrom e o Valerenga são dois dos maiores e mais tradicionais clubes do futebol norueguês. A sua rivalidade também é tradicional. É um dérbi porque o Valerenga é um total de Oslo e o Lillestrom está localizado na cidade com o mesmo nome, que faz parte da aglomeração da capital norueguesa.
Croácia - HNLNK Istra 1961 vs. HNK Rijeka
Derby della Učka (Derby das Montanhas Učka)
Escrevemos sobre o dérbi entre os clubes da Ístria croata - Istra 1961 vs. HNK Rijeka - numa das Semanas de Dérbi de agosto. No seu último jogo do verão, o Rijeka deu um "canário" ao seu rival, 6:0. O Istra também não é o favorito desta vez. O Rijeka lidera o campeonato, o Istra é o penúltimo.
Suécia - AllsvenskanDjurgardens x Hammarby
Stockholmsderbyt II (Dérbi de Estocolmo II)
A época destá a chegar ao fim na Suécia. Faltam quatro jornadas para o final. No "dérbi de Estocolmo 2", o Djurgarden, atualmente em quarto lugar na tabela, e o Hammarby, em quinto, vão defrontar-se. No último encontro, o Hammarby venceu por 4-3 nos penáltis
Alemanha - BundesligaColónia vs. Borussia Mönchengladbach
Dérbi da Renânia (Dérbi do Reno)
Os vários confrontos entre clubes da Renânia do Norte-Vestefália são designados por "Dérbi do Reno". As principais equipas desta região densamente povoada da Alemanha são o 1. FC Colónia, o Borussia Mönchengladbach, o Bayer Leverkusen, o Fortuna Düsseldorf (2.ª divisão), o MSV Duisburg (3.ª divisão) e o Rot-Weiss Essen (3.ª divisão).
Eslováquia - Fortuna Liga
Spartak Trnava x Slovan Bratislava
Clássico tradicional
O jogo entre o Slovan Bratislava e o Spartak Trnava é, desde há muito, o jogo mais importante do futebol eslovaco. Representa não só uma rivalidade desportiva, mas também a relação de concorrência entre a capital, Bratislava, e Trnava, situada a apenas 50 km de distância. O último dérbi da final da Taça da Eslováquia foi ganho pelo Trnava no prolongamento.
Bélgica - Jupiler Pro LeagueStandard de Liège vs. Anderlecht
Clássico da Bélgica (Belgian Clásico)
A Bélgica está dividida (administrativa e culturalmente) em Flandres, Valónia e Região de Bruxelas-Capital. O jogo entre o Anderlecht de Bruxelas e o Standard de Liège da Valónia (Standard de Liège no original francês) é o jogo mais importante para a parte valã (francófona) da Bélgica.
Brasil - Série AAtlético Mineiro x Cruzeiro
Clássico Mineiro (Dérbi de São Paulo)
O Atlético Mineiro e o Cruzeiro são clubes de Belo Horizonte, a capital do estado brasileiro de Minas Gerais. O dérbi é designado pelo adjetivo mineiro, um demónimo para algo que vem de Minas Gerais. O Clássico Mineiro já foi disputado mais de 500 vezes.
Brasil - Série A
Clássico dos Milhoes
O clássico entre o Flamengo e o Vasco da Gama, as duas grandes equipas do Rio de Janeiro, é chamado o "Clássico dos Milhões", em que os "milhões" representam as enormes bases de fãs que ambas as equipas ganharam na década de 1920. De facto, nessa altura, dominavam o futebol na zona do Rio (ainda não se disputavam competições nacionais).