Semana de Dérbi: Batalha de Copenhaga, luta de classes e cidade contra o subúrbio
FC Copenhaga: sucesso inscrito no ADN
O FC Copenhaga só foi fundado em 1992, mas os seus pilares assentam numa tradição que, nessa altura, já tinha mais de um século. De facto, surgiu da fusão de dois clubes tradicionais, o Boldklubben 1903 e o Kjøbenhavns Boldklub (KB), que se encontravam em problemas existenciais. O nome do antigo BK 1903 deixa clara a longa história do clube. O KB tem raízes ainda mais profundas, as mais profundas. De facto, o Kjøbenhavns Boldklub, fundado em 1876, era o clube de futebol mais antigo da Europa continental, ou seja, fora das Ilhas Britânicas. Ambos antecessores dotaram a equipa recém-formada de um gene vencedor, além de tradição.
O Boldklubben 1903 conquistou sete títulos e o KB chegou a dominar a liga dinamarquesa em 15 edições. No dia da sua fundação, o FC Copenhaga já tinha 22 troféus de campeão no seu nome. O clube sucessor também já conquistou outros 15 títulos, igualando assim o seu clube-mãe, o KB, no topo da tabela histórica. O FC Copenhaga estava destinado ao sucesso porque desde o início teve uma grande casa, o moderno estádio nacional Parken, inaugurado há 32 anos.
Brøndby: o clube da família Laudrup
O Brøndby IF é um clube relativamente jovem, mas também assenta em alicerces antigos. Foi criado em 1964 com a fusão de dois clubes cuja história remonta ao início do século XX. No caso do Brøndby IF, a criação de um novo e maior clube foi um dos principais requisitos para a construção de uma nova bancada, a que se deu o nome de Estádio de Brøndby. Ao contrário do FC Copenhaga, que herdou uma licença da primeira divisão e pôde tentar (e conseguir) reinar no futebol dinamarquês desde a formação, o IF teve de abrir caminho para o sucesso, conquistando o seu lugar a partir do sexto escalão. O clube alcançou a primeira divisão em 1981. O internacional dinamarquês Finn Laudrup, que também tinha sido o treinador interino da equipa, conduziu o clube à subida.
Trouxe também para o clube os seus dois filhos (reconhecidamente muito talentosos), cujos primeiros nomes eram Michael e Brian. Ambos jogaram mais tarde na equipa principal do Brøndby IF antes de seguirem grandes carreiras em gigantes estrangeiros. Michael Laudrup, mais tarde proclamado o melhor futebolista dinamarquês de todos os tempos, também regressou ao Brøndby como treinador (2002 a 2006).
Outros nomes famosos, como o guarda-redes Peter Schmeichel, o avançado Bent Christensen e o defesa Lars Olsen, estão ligados ao sucesso do clube e do futebol dinamarquês em geral. Estes três, Brian Laudrup e outros jogadores do Brøndby fizeram história quando os dinamarqueses ganharam surpreendentemente o Euro-1992 (Michael Laudrup esteve ausente do torneio devido a disputas com o selecionador nacional).
Lutas no relvado, nas bancadas e na cidade
O FC Copenhaga e o Brøndby IF são semelhantes na forma como foram fundados, na construção de um novo estádio que lhes está associado, ou mesmo nos sucessos posteriores. Mas é aí que terminam as semelhanças; em muitos aspetos, contrastam fortemente. O Copenhaga FC está associado a um estrato social mais abastado, estando localizado numa zona central da metrópole dinamarquesa. O IF tem a sua sede na cidade de Brøndbyvester, situada nos arredores da aglomeração de Copenhaga, e conta tradicionalmente com o apoio de uma sociedade mais ampla, com um núcleo da classe trabalhadora. A base de adeptos do Brøndby é também mais diversificada do ponto de vista geográfico. Enquanto os adeptos do FC se concentram principalmente em Copenhaga, os adeptos do IF encontram-se em zonas rurais e noutras cidades, mesmo em zonas mais remotas da Dinamarca.
A Batalha de Copenhaga é sempre acompanhada de um ambiente fantástico, por vezes muito tenso. Esta época, o FC Copenhaga venceu o primeiro clássico da liga (2-3), dando a volta ao jogo com dois golos no final. O segundo terminou sem golos, enquanto o terceiro foi ganho pelo Brøndby (1-2). A última Batalha de Copenhaga da época tem uma corrida ao título. Conseguirá o Brøndby IF destronar o atual campeão e eterno rival? A partida será disputada no domingo, 12 de maio.
Próximo dérbi da semana
Sexta-feira, 10 de maio
México - Liga MX
Clásico del Norte (Clássico do Norte)
A rivalidade entre o Tigres e o CF Monterrey é a maior de todo o norte do México, e ambos são os clubes mais fortes do país. Monterrey é uma grande área metropolitana com mais de cinco milhões de habitantes. Inclui, entre outras, Guadalupe, onde o CF Monterrey tem um estádio (o belo Estádio BBVA será um dos palcos do Campeonato do Mundo de 2026), e San Nicolás de los Garza, que é a casa do Tigres. O Clásico del Norte será disputado como parte dos play-offs dos quartos de final. O primeiro jogo será disputado na sexta-feira e a segunda mão na segunda-feira.
Irlanda - Primeira Divisão
Shamrock Rovers - St. Patricks
South Dublin derby (Dérbi do sul de Dublin)
A rivalidade entre os clubes de Dublin, o Shamrock Rovers e o St. Patricks só tem crescido nos últimos anos. Isto deve-se ao facto de o Shamrock Rovers, o clube mais bem sucedido da Irlanda, se ter mudado em 2009 para o novo Estádio Tallaght, no sul da capital, onde o St. Patricks pretendia dominar.
Irlanda - Primeira Divisão (Liga 2)
Cobh Ramblers - Cidade de Cork
County Cork Derby (Dérbi do Condado de Cork)
Para além de Dublin e Louth, Cork é o único condado da Irlanda a ter clubes na primeira divisão. A pequena cidade de Cobh fica apenas a 15 quilómetros da grande Cork, que dá nome a todo o condado no sul da Irlanda. O dérbi realiza-se num jogo oficial após dois anos, uma vez que o Cork City foi despromovido da primeira divisão para a segunda divisão em 2023 (sistema irlandês de primavera/outono), onde já está há algum tempo o Cobh.
Sábado, 11 de maio
Escócia - Primeira divisão
Old Firm (Dérbi dos "Velhos Amigos")
O Rangers foi fundado em 1872, enquanto o outro grande clube de Glasgow, o Celtic, "apenas" em 1887. O primeiro jogo entre os dois foi em 1888. Com o tempo, tornaram-se grandes rivais e os dérbis ficaram conhecidos como o dérbi Old Firm, que pode ser traduzido como o dérbi dos "velhos amigos". Atualmente, a liga escocesa está nas três últimas jornadas, com o Rangers a três pontos do Celtic.
Ucrânia - Primeira Liga
Shakhtar Donetsk - Dínamo de Kiev
Derby de Klasyčne (Dérbi Clássico)
O Dínamo e o Shakhtar são os dois maiores clubes de futebol da Ucrânia. Há mais de 30 anos, desde que a União Soviética se desmoronou e a Ucrânia se tornou uma república independente, que mais ninguém vence a liga local. Os seus confrontos são o ponto alto da época. Mas a par da batalha dos gigantes do futebol, há também uma batalha entre a capital, Kiev, e a região industrial do leste do país: Dombass. Escrevemos mais sobre esta Semana de Dérbi no outono.
República Checa - Fortuna Liga
Sparta de Praga - Slavia de Praga
Dérbi de Praga "S"
O chamado Derby de Praga "S", que opõe os dois melhores clubes checos, Sparta e Slavia, será disputado pela quarta vez esta época. As três épocas anteriores terminaram com um empate no tempo regulamentar (o Sparta venceu o jogo da taça após prolongamento). Agora, os dois rivais vão defrontar-se na segunda fase do campeonato em que se disputa o título.
Eslovénia - Prva liga
Derby Večni (Dérbi Eterno)
A rivalidade entre as tradicionais equipas eslovenas ganhou vida em 2009, quando o Olimpija regressar à primeira divisão após anos de dificuldades existenciais. Desde então, o Olimpija já conquistou três vezes o título e é o atual campeão. O Maribor é o clube mais bem sucedido da Eslovénia, com 16 títulos, mas por enquanto o Dérbi Eterno será uma batalha pelo segundo lugar. O campeão esloveno deste ano é o Celje.
Portugal - Primeira Liga
Dérbi do Minho
Guimarães e Braga são as duas maiores cidades da região do Minho, no norte de Portugal. Situadas a apenas 20 quilómetros de distância, são rivais do ponto de vista histórico. A rivalidade entre elas transpõe-se para o campo de futebol. Além disso, são clubes muito bem sucedidos para os padrões portugueses. Na penúltima jornada da época, estará também em jogo um bilhete para a Liga Europa.
Domingo, 12 de maio
França - Ligue 1
Dérbi do Este
A rivalidade entre o Estrasburgo e o Metz tem origem na competição desportiva, uma vez que os dois clubes têm, desde há muito, uma qualidade semelhante, mas também na história comum das duas cidades. Antes da Primeira Guerra Mundial, Estrasburgo e Metz eram cidades alemãs do Estado federado da Alsácia-Lorena. Hoje, as duas cidades (separadas por 130 quilómetros) são as capitais de dois departamentos franceses no nordeste da França. A duas jornadas do fim da Ligue 1, o Metz luta pela manutenção.
Portugal - Primeira Liga
Dérbi da Invicta
O futebol português é dominado pelos "três grandes". Historicamente, um dos três, Benfica, Sporting e FC Porto, ganhou todas as edições da principal competição do país. Com duas exceções. Uma delas é o título do mais pequeno dos dois clubes portuenses, o Boavista, em 2001. O dérbi da Invicta é um duelo entre David e Golias com todos os ingredientes.
Paraguai - Primeira Divisão
Cerro Porteño x Olimpia Asuncion
Clásico del futbol paraguayo (Clássico do futebol paraguaio)
O Clásico do futebol paraguaio é uma batalha entre os clubes mais bem-sucedidos e mais seguidos do Paraguai. São eles o Cerro Porteño e o Club Olimpia, ambos sediados na capital Assunção. Desde 1913, os dois clubes já se enfrentaram em 453 partidas.