Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Síntese da Superliga Turca: Galatasaray com uma vitória imponente sobre o Fenerbahçe

Tolga Akdeniz
Os jogadores do Galatasaray festejam depois do jogo
Os jogadores do Galatasaray festejam depois do jogoAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia
O campeão turco Galatasaray enfrentou o Fenerbahçe, enquanto o Besiktas enfrentou o Eyupspor de Arda Turan, o Trabzonspor buscou a sua primeira vitória na temporada e os jovens do Goztepe mostraram mais uma vez o seu potencial.

O Fenerbahçe enfrentou o Galatasaray no sábado, numa das maiores partidas do futebol mundial. O jogo foi marcado pela presença de Victor Osimhen e José Mourinho, e a imprensa turca fez um trabalho fantástico para criar tensão e emoção dias antes do início da partida.

O Fenerbahçe precisava vencer para provar que estava pronto para superar o Galatasaray depois de duas temporadas consecutivas de fracassos, além de provar que todo o dinheiro gasto com José Mourinho valeu a pena.

O Galatasaray queria mostrar que todo o drama extra-campo dos últimos meses, em torno da demissão não de um, mas de dois diretores esportivos, estava resolvido, além de querer se vingar das cenas horríveis que aconteceram após a surpreendente vitória do Fenerbahçe por 1-0 no Rams Park no final da temporada passada.

E foi o Galatasaray que conseguiu atingir os seus objectivos, com uma vitória categórica por 3-1 em Kadikoy.

Os comandados de Okan Buruk entraram em campo com uma postura ousada, deixando algumas lacunas na defesa e apostando numa defesa que acreditavam ser possível de ser batida.

O Cimbom acabou por chegar à vantagem aos 20 minutos, com um remate espetacular de Lucas Torreira de longa distância. A bola bateu no guarda-redes Dominik Livakovic, mas a Federação Turca de Futebol, depois de ter assinalado um autogolo, atribuiu o golo a Torreira.

Oito minutos mais tarde, Dries Mertens ampliou a vantagem do Galatasaray, graças a uma assistência fantástica de Osimhen, que fez uma mágica com a bola. O nigeriano fez mais um jogo brilhante, sem marcar golos, e a sua presença tem sido claramente um fator importante para a melhoria do desempenho da sua equipa nas últimas semanas.

O Fenerbahçe tinha a maior parte da posse de bola e continuava a criar oportunidades, mas a defesa do Galatasaray não dava tréguas. O Fenerbahçe não conseguiu superar a defesa do Galatasaray, que contava com o melhor defesa da Turquia, Davinson Sánchez, o recém-contratado Ismail Jakobs e o guarda-redes Fernando Muslera

E a desgraça dos homens de Mourinho aumentou aos 15 minutos da segunda parte, quando o brilhante Gabriel Sara fez uma excelente jogada individual com Torreira na área, antes de rematar em arco para o fundo das redes. A nova contratação do Norwich está a começar a mostrar a sua classe na Super Lig.

Edin Dzeko marcou de penálti aos 63 minutos, depois de uma decisão controversa, mas o Galatasaray nunca esteve disposto a perder.

Youssef En-Nesyri, recordista de contratações da Super Lig, saiu do banco a 25 minutos do fim do jogo, mas só conseguiu desperdiçar duas grandes oportunidades nos últimos minutos, continuando a sua luta na Turquia.

O marroquino não conseguiu causar nenhum tipo de impacto desde a transferência, parecendo totalmente fora de si e sentando-se no banco como suplente de Dzeko, de 38 anos, cuja idade ficou muito evidente em uma partida com sua ferocidade e magnitude.

O Galatasaray conquistou os três pontos e chegou a seis vitórias em seis jogos no início da temporada. Uma verdadeira declaração de intenções do atual bicampeão, que busca o seu 25º título da Superliga, colocando os concorrentes mais próximos à prova e se reafirmando como favoritos.

O treinador Okan Buruk provou mais uma vez as suas credenciais e o porquê de ser o homem que conquistou três troféus em dois anos e derrotou o Fenerbahçe quatro vezes. A pressão que se fazia sentir antes da paragem internacional desapareceu, pois ele continua a mostrar a sua coragem e a sua excecional gestão de homens e equipas.

O Galatasaray, como não poderia deixar de ser, esfregou a vitória na cara do rival de Istambul, comemorando com todas as forças dentro de campo e no vestiário.

Mauro Icardi, que voltou ao banco depois de uma lesão, vestiu uma camisa do Galatasaray com o nome do presidente do Fenerbahçe, Ali Koc, enquanto cantava "Fener Aglama" (Fener Pare de Chorar).

Os jogadores também escreveram 'Kadikoy Hatirasi' ('Memórias de Kadikoy') na parede do balneários, com todos os jogadores colocando suas assinaturas.

As redes sociais do Galatasaray entraram na ação, rotulando Mourinho de 'O Chorão', e publicando uma série de posts a criticar o Fenerbahçe.

Para o Fenerbahçe e José Mourinho, a derrota foi muito prejudicial.

Desde a sua chegada a Istambul, Mourinho não tem entusiasmado. A equipa não se qualificou para a Liga dos Campeões depois de ter perdido com o Lille e que tem jogado um futebol bastante seco.

A derrota frente ao Galatasaray vai aumentar a pressão sobre ele, com muitos a criticarem o seu estilo de jogo, a gestão do jogo e as contratações. Ele não tem outra opção a não ser vencer o campeonato nesta temporada, e o início não foi dos melhores.

Eyupspor perde, apesar da boa exibição

O Eyupspor, do técnico Arda Turan, finalmente sofreu a sua primeira derrota na Superliga neste fim de semana, mas foi mais uma exibição extremamente encorajadora e corajosa, ao perder por 2-1 na casa do Besiktas.

O Besiktas teve um excelente início de época e é uma das quatro equipas que ainda não perderam no campeonato. No entanto, o Besiktas apanhou um verdadeiro susto com os estreantes da Super Lig, que foram corajosos e continuaram a jogar o seu futebol ofensivo.

As duas equipas tiveram várias oportunidades ao longo do jogo e, a certa altura, parecia que o Eyupspor podia mesmo chegar à vitória com o resultado em 1-1 a cerca de 25 minutos do fim. Mas, nos acréscimos, o conjunto sofreu um penálti desnecessário e Ciro Immobile marcou o oitavo golo da temporada.

Os comandados de Arda têm muito do que se orgulhar, enquanto o Besiktas continua a ser comandado por Giovanni van Bronckhorst.

Trabzonspor, por sua vez, continua com dificuldades, já que o novo técnico Senol Gunes, que está na sua quarta passagem pelo clube, ainda não conseguiu fazer o time engrenar.

O conjjunto Trabzon empatou em 0-0 com o Gaziantep, o que significa que não venceu nos três primeiros jogos e que a sua equipa empatou os cinco primeiros jogos da temporada. Por incrível que pareça, esta é apenas a segunda vez que isso acontece na história da Superliga, já que o Zonguldakspor também fez o mesmo em 1979.

A tabela do campeonato turco
A tabela do campeonato turcoFlashscore

Destaque da semana

Não há muitas opções para escolher nesta semana, mas o golo maravilhoso de Torreira para colocar o Galatasaray com um gol de vantagem sobre o Fenerbahçe foi o momento de destaque.

Equipa da semana

Equipa da semana
Equipa da semanaFlashscore

Muslera é a estrela da semana de acordo com a classificação do Flashscore, com a fenomenal atuação do guarda-redes uruguaio a ajudar o Galatasaray a vencer.

Três jogadores do Goztepe fazem parte da equipa após a vitória por 3-0 contra o Kayserispor. O Goztepe é um conjunto muito empolgante nesta temporada, com vários jogadores jovens e exuberantes em suas fileiras. Entre eles está David Datro Fofana, que foi emprestado pelo Chelsea, mas ainda não estreou. O emblema também está invicto nesta temporada, com duas vitórias e três empates.