Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Síntese do campeonato turco: Favoritos ao título começam a ganhar num início dramático

Tolga Akdeniz
Batshuayi festeja o golo do Galatasaray
Batshuayi festeja o golo do GalatasarayAFP
Com a nova temporada da Super Lig turca em curso, o Flashscore apresenta uma nova rubrica semanal que analisa os principais pontos de discussão e resultados de cada fim de semana de ação numa das ligas mais caóticas e dramáticas do futebol mundial.

Sem dúvida, esta temporada da Super Lig é uma das mais aguardadas dos últimos anos.

O Galatasaray, atual campeão, tem um plantel repleto de estrelas e busca o terceiro título consecutivo, o que também o tornaria o primeiro clube da Turquia a conquistar 25 títulos.

O Fenerbahçe não vence o campeonato há 10 anos e, numa tentativa desesperada de finalmente conquistar o 20.º título da história, o presidente Ali Koc nomeou o lendário técnico José Mourinho, além de gastar muito dinheiro com Allan Saint-Maximin e Youssef En-Nesyri.

Mourinho tem a missão de ganhar a Liga
Mourinho tem a missão de ganhar a LigaProfimedia

O Besiktas ficou 46 pontos atrás do Galatasaray na última temporada e passou por uma grande reformulação, nomeando Giovanni van Bronckhorst como técnico e contratando Ciro Immobile, Rafa Silva e Gabriel Paulista.

O regresso de alguns antigos jogadores lendários como treinadores também contribui para a mistura, no que será certamente uma época de 2024/25 cheia de guiões e dramas de Hollywood.

Os favoritos ao título começam com o pé direito

Os três favoritos ao título começaram bem o primeiro fim de semana da época, apesar das exibições pouco convincentes.

O Galatasaray teve dificuldades na vitória por 2-1 sobre o Hatayspor, chegando a estar perdendo por um golo no segundo tempo. No entanto, um penálti cometido por Mauro Icardi e um cabeceamento de Michy Batshuayi aos 90 minutos deram a vitória ao clube de Istambul.

Batshuayi foi contratado a custo zero, depois de terminar contrato com o arquirrival Fenerbahçe neste verão, o que significa que ele já jogou pelos três clubes gigantes de Istambul. Como era de se esperar, a polémica transferência gerou muita discussão e abuso por parte de alguns adeptos do Fenerbahçe, mas isso não intimidou o jogador, que impressionou após sair do banco.

O belga é um avançado fabuloso na Turquia, tendo marcado 39 golos em 80 jogos, muitos dos quais vindos do banco. É uma grande aquisição para o Galatasaray, que tem tido dificuldades fora de campo após a demissão do diretor desportivo Erden Timur, que saiu devido à política do clube.

O primeiro jogo do Fenerbahçe sob o comando de Mourinho também não foi nada animador. Num jogo cauteloso contra o Adana Demirspor, um golo de Edin Dzeko na primeira parte, assistido por Saint-Maximin, fez a diferença.

O futebol praticado por Mourinho não tem sido muito bom até ao momento, mas isso não surpreende. O principal objetivo do português é ganhar o campeonato, independentemente da beleza do mesmo. E Mourinho sabe muito sobre ganhar títulos.

Também à maneira típica de Mourinho, recebeu um cartão amarelo por protestar demasiado logo aos 20 minutos de jogo.

Por fim, o Besiktas venceu o Samsunspor por 2-0, com Rafa Silva e Paulista marcando na estreia no campeonato. Rafaé esperado por muitos como uma das contratações do verão turco, depois de uma temporada de 14 golos e 12 assistências no Benfica. No entanto, a equipa não se mostrou muito coesa no jogo de estreia e desperdiçou várias oportunidades na defesa.

Os três favoritos ao título ainda têm muito a melhorar, mas, a um jogo do início da época, ninguém estará ainda demasiado preocupado.

Lendas que retornam

Alex de Souza, ídolo do Fenerbahçe, foi nomeado técnico do Antalyaspor com apenas três anos de experiência e teve um início de temporada bastante fraco, empatando em casa com o recém-promovido Goztepe.

O Eyupspor está na Superliga pela primeira vez na sua história, com outro ídolo - o ex-jogador do Galatasaray, Atlético de Madrid e Barcelona Arda Turan - no comando.

No final, o clube lutou bem para segurar o empate por 1-1 com o Alanyaspor, com Samuel Saiz a marcar o primeiro golo da equipa na primeira divisão turca.

Arda também foi expulso por protestar e agredir verbalmente um árbitro. Um início de vida cheio de ação na Super Lig.

Momento da semana

No jogo entre o Fenerbahçe e o Adana Demirspor, o guarda-redes do Fenerbahçe, de apenas 15 anos, entrou em campo. Zeniz Eren Donmezer não foi muito pressionado, mas o jovem guardião parecia extremamente seguro e confortável, fazendo quatro defesas.

Na época passada, o Adana Demirspor também se estreou no campeonato com um jovem de 14 anos e dois outros de 15. A situação financeira do clube é bastante má, com a FIFA a impor uma proibição de transferências, um fator importante para a estreia de tantos adolescentes. De qualquer forma, o seu desempenho para um jovem num ambiente hostil foi nada menos do que soberbo, e ele certamente tem um futuro brilhante pela frente.

Uma menção especial também para estes 60 segundos de loucura em que o Alanyaspor enfrentou o Eyupspor. É o resumo de tudo o que é maravilhoso na Superliga.

Siga a Super Lig no Flashscore