Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sucesso na Supertaça Europeia não esconde fendas na fachada do Man City

A vitória na Supertaça da UEFA sobre o Sevilha apenas expôs algumas fissuras no plantel de Pep Guardiola
A vitória na Supertaça da UEFA sobre o Sevilha apenas expôs algumas fissuras no plantel de Pep Guardiola AFP
Depois de um triplete histórico, o Manchester City acrescentou mais um troféu à sua coleção, mas a vitória na Supertaça Europeia sobre o Sevilha expôs algumas fissuras no plantel de Pep Guardiola antes de mais uma temporada exigente.

O Sevilha começou a temporada no fim de semana passado com uma derrota dececionante em casa por 1-2 contra o Valência e terminou no 12.º lugar da La Liga na época passada. Mas os vencedores da Liga Europa deveriam ter conquistado outro troféu europeu em Atenas.

O cabeceamento de Youssef En-Nesyri colocou os espanhóis em vantagem na primeira parte, mas o marroquino perdeu duas grandes oportunidades no frente a frente com Ederson após o intervalo.

O City sentiu muito a falta de criatividade de Kevin De Bruyne e Bernardo Silva, afastados por lesão e doença, respetivamente.

Avaliação dos jogadores
Avaliação dos jogadoresFlashscore

A ausência prevista de quatro meses de De Bruyne, devido a uma grave lesão no tendão da coxa, agudizou ainda mais a falta de golos a partir do meio-campo causada pelas saídas de Ilkay Gundogan e Riyad Mahrez.

A saída de Mahrez para a Arábia Saudita abriu a porta para Cole Palmer causar impacto na equipa principal. O internacional sub-21 de Inglaterra foi eleito o melhor jogador, depois de ter marcado o golo do empate de cabeça, que encerrou uma excelente exibição individual.

No entanto, após o jogo, Guardiola mostrou estar longe de estar convencido de que Palmer continuasse no plantel até ao fim do mercado de transferências, em 01 de setembro.

O médio inglês do Manchester City, Cole Palmer, comemora o primeiro golo da sua equipa
O médio inglês do Manchester City, Cole Palmer, comemora o primeiro golo da sua equipaAFP

O jogador tem sido associado a uma transferência para o West Ham como parte de um pacote oferecido pelo City na tentativa de contratar o internacional brasileiro Lucas Paquetá.

"Não sei (se ele vai ficar)", disse o treinador do City. "Quando chegámos (a Atenas), eu tinha a opinião de que ele queria sair, mas agora não sei. Não me parece que um empréstimo vá acontecer. Ou fica ou vai ser vendido", revelou.

Calendário difícil

Sob o calor abrasador da capital grega, Guardiola fez apenas uma substituição, com a entrada de Julian Alvarez no final do jogo para o lugar de Palmer.

Para além de defender a Premier League, a Liga dos Campeões e a Taça de Inglaterra, o City está ainda envolvido na Taça da Liga e tem como objetivo triunfar no primeiro Campeonato do Mundo de Clubes da história do clube, em dezembro.

Guardiola lamentou a falta de tempo de preparação da sua equipa para a nova época e culpou o calendário extenuante pela série de lesões graves nas principais ligas europeias.

O treinador espanhol do Manchester City, Pep Guardiola, reage durante a Supertaça de 2023
O treinador espanhol do Manchester City, Pep Guardiola, reage durante a Supertaça de 2023AFP

As épocas de Thibaut Courtois e Éder Militão, do Real Madrid, podem já ter terminado depois de terem sofrido lesões no ligamento cruzado anterior. O novo defesa do Arsenal, Jurrien Timber, que custou 40 milhões de euros, e Tyrone Mings e Emi Buendia, do Aston Villa, também sofreram lesões semelhantes. Christopher Nkunku, do Chelsea, teve de ser operado ao joelho devido a uma lesão contraída num relvado de má qualidade durante um amigável de pré-época em Chicago.

"Veja-se o número de lesões dos ligamentos cruzados que se registaram em todas as grandes ligas neste início de época. Os jogadores não descansam nem física nem mentalmente", disse Guardiola antes da final da Supertaça.

O médio inglês do Manchester City, Jack Grealish, e o avançado argentino do Sevilha, Lucas Ocampos, lutam pela bola
O médio inglês do Manchester City, Jack Grealish, e o avançado argentino do Sevilha, Lucas Ocampos, lutam pela bolaAFP

"Obrigam-nos a viajar para a Ásia ou para a América (em digressões de pré-temporada) para coisas do clube e fazer jogos muito difíceis em campos maus e os jogadores lesionam-se ou vão lesionar-se porque não têm estes 25 dias para se prepararem", vincou.

Guardiola sempre preferiu trabalhar com um plantel reduzido para reforçar o espírito de equipa e a coesão. O City tem como objetivo tornar-se a primeira equipa a vencer quatro títulos consecutivos da Premier League.

No entanto, sem novas contratações, a equipa pode ficar muito desfalcada nos próximos meses, o que pode ser uma esperança para o pelotão de perseguição.