Momento Flash da semana: Kika Nazareth faz bem ao futebol português
"Acordei a pensar que tinha sido só um sonho…". As palavras pertencem a Francisca Ramos Ribeiro Nazareth Sousa ou, simplesmente, Kika Nazareth, como tão bem é conhecida e reconhecida no mundo do futebol, algumas horas depois de ajudar o Benfica a conquistar a Supertaça, com um golo na vitória frente ao vizinho e rival Sporting (1-1, 3-0 g.p.), no Municipal de Aveiro.
Aos 20 anos, Kika é sinónimo de genialidade. A forma como descobriu espaço para desatar o nó da igualdade no dérbi está apenas ao alcance dos predestinados - a camisola 10 rompeu entre duas adversárias e rematou para o fundo da baliza à guarda da norte-americana Hannah Seabert. "O golo é Benfica, é amor, é emoção!", disse.
Aos 20 anos, Kika é também sinónimo de altruísmo. De sorriso largo pelo 8.º título conquistado com as cores do seu Benfica, a internacional portuguesa, eleita a Melhor em Campo pela FPF, fez questão de oferecer o galardão a uma companheira de equipa, no caso a guarda-redes Lena Pauels, que esteve em destaque nos 120 minutos com várias defesas de grande nível e travou ainda duas grandes penalidades no desempate na marca dos onze metros.
Aos 20 anos, Kika é sinónimo de fair-play. Apesar da natural euforia por mais uma conquista na sua ainda curta carreira, a jogadora tirou um tempo para confortar as adversárias, muitas delas suas companheiras na Seleção Nacional, e ao lado da restante equipa encarnada prestou a 'guarda de honra' no momento em que as jogadoras do Sporting foram receber a medalha de prata. Um gesto, aliás, repetido pelas leoas pouco depois, num belo exemplo de desportivismo e respeito mútuo.
Aos 20 anos, Kika é sinónimo de consenso. Ainda antes do apito inicial, numa altura em que as duas equipas subiram pela primeira vez ao relvado do Municipal de Aveiro para captarem as primeiras sensações de mais uma noite de promoção do futebol jogado por mulheres em Portugal, a jovem benfiquista aproximou-se de uma zona onde estavam algumas adeptas do Sporting e acedeu a tirar algumas fotografias.
Aos 20 anos, Kika Nazareth é antítese de um futebol português ainda imerso em muitos vícios e problemas. É o exemplo do que deve ser o comportamento dos principais agentes de um jogo que apaixona multidões. Kika é sinónimo de futebol, futebol é sinónimo de Kika. E está tudo bem quando assim é.