Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Supertaça de França: Toulouse tenta a surpresa num "neutro" Parque dos Príncipes

Ousmane Dembélé e Gabriel Suazo.
Ousmane Dembélé e Gabriel Suazo.AFP
Nesta quarta-feira à noite, o Toulouse vai até o Parc des Princes para disputar o Troféu dos Campeões. Apesar de o conjunto violeta estar em dificuldades na Ligue 1, este interlúdio no início do ano pode ser uma oportunidade para conquistar um título honorário, mesmo que o PSG seja o grande favorito.

Acompanhe a Supertaça de França no Flashscore

Um troféu continua a ser um troféu, mesmo quando é desprezado, quando a LFP não conseguiu fechar um acordo viável para exportar este jogo de verão para o outro lado do mundo e quando é finalmente disputado num "campo neutro" em França chamado Parc des Princes, a casa de uma das duas equipas, nada menos que a favorita.

Paris Saint-Germain e Toulouse defrontam-se esta quarta-feira para o Troféu dos Campeões. Com o regresso de Ousmane Dembélé e a confiança dos últimos encontros, os campeões franceses entram em campo com a firme intenção de vencer, apesar de as duas equipas terem empatado 1-1 na capital francesa, no último encontro, a contar para o campeonato. O Toulouse, por sua vez, espera aproveitar a boa fase na Europa para sair da espiral descendente na Ligue 1 e provar que sabe lidar com as adversidades.

Uma formalidade para o PSG?

Embora as inúmeras mudanças de posição e de onze de Luis Enrique possam ter sido questionadas, agora é mais fácil perceber que os resultados estão aí. A meio da época, o PSG está no primeiro lugar no campeonato, dois pontos à frente do Nice, e qualificou-se para os oitavosde final da Liga dos Campeões.

O clube parisiense está, por conseguinte, de bom humor e, embora prejudicado por uma série de problemas físicos, tem um plantel suficientemente vasto para encarar este primeiro jogo de 2024.

Os últimos jogos do PSG
Os últimos jogos do PSGFlashscore

Experiente neste domínio, o PSG vai querer fazer a diferença rapidamente contra o Toulousans. O PSG quer fazer a diferença rapidamente contra o Toulouse e espera usar tácticas ofensivas para proporcionar um mínimo de entretenimento a um jogo que é tradicionalmente evitado pelo público.

"Vai ser um jogo difícil, apesar da má fase do Toulouse. Eles vão fazer de tudo para nos vencer. Temos de estar concentrados do princípio ao fim para ganhar", disse Danilo Pereira numa conferência de imprensa na terça-feira: "O objetivo é conquistar todos os títulos e tentar ganhar todos os troféus possíveis".

Um símbolo de esperança e renovação para o Toulouse?

O Toulouse, por sua vez, é paradoxal. Dinâmico na Liga Europa, o conjunto ficou no segundo lugar no grupo e disputará o play-off para chegar aos oitavos de final, contra o Benfica. Por outro lado, a zona de despromoção está a pairar sobre as suas cabeças no campeonato. Incapazes de resistir aos seus adversários, os violetas têm tido um mau desempenho após o outro e estão a definhar na 16.º posição desde meados de dezembro.

Uma vitória contra o PSG, e uma que dê acesso a um título nacional, faria mais do que apenas bem à equipa de Carles Martínez, traria o alento necessário para enfrentar a segunda metade da época que promete ser complicada.

Os últimos jogos do Toulouse
Os últimos jogos do ToulouseFlashscore

O desafio será também um teste final para o treinador catalão. Assumindo o legado de Philippe Montanier na Taça, ele deve mostrar que está à altura da tarefa. Não é uma tarefa fácil, já que o currículo até agora não foi nada brilhante. "Temos de ter o mesmo estado de espírito irrepreensível que tivemos contra o Liverpool, ser o mais eficazes possível, aceitar o sofrimento em conjunto e fazer as escolhas certas no momento certo", disse na conferência de imprensa.