Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dinamarca: Ministro dos Desportos quer reunir com clubes após nova sequência de tumultos

Ritzau
No domingo à tarde, as bancadas voltaram a fervilhar de forma negativa
No domingo à tarde, as bancadas voltaram a fervilhar de forma negativaMads Claus Rasmussen/Ritzau Scanpix
O Ministro da Cultura, Jakob Engel-Schmidt, que se encontra atualmente em licença parental, vai ter uma "conversa séria" com os clubes de futebol Brøndby e o Copenhaga após a sua licença de maternidade.

Na véspera do jogo, houve distúrbios sob a forma de uma grande rixa no sábado à noite em Glostrup entre os adeptos das duas equipas, enquanto no domingo de manhã foram atiradas pedras a um comboio que transportava adeptos do Copenhaga para Brøndby, onde se realiza o jogo.

"É inacreditável a quantidade de idiotas violentos que estão dispostos a destruir a alegria do futebol. É inaceitável e incompreensível. Quando regressar da licença de maternidade, vou ter uma conversa séria com os clubes e a federação alemã (DBU). Isto não pode continuar", escreve Jakob Engel-Schmidt no X.

A confusão também se fez sentir imediatamente antes do início do jogo.

De acordo com a TV 2 Sport, o jogo da Superliga, que deveria ter começado às 11:00, teve de ser adiado 15 minutos porque foram atiradas velas romanas para o interior do estádio. O Ministro da Justiça Peter Hummelgaard disse na sexta-feira que esperava que os clubes assumissem mais responsabilidade pelos problemas de violência e tumultos.

O ministro disse isto num comunicado de imprensa sobre a violência contra agentes da polícia.

De acordo com os dados da polícia nacional dinamarquesa, nos últimos 10 anos foram registados 149 casos de agentes da polícia feridos no âmbito de grandes jogos de futebol. Em 91 dos casos, foram agentes do Vestegnens Politi ou do Københavns Politi.

"Os números são preocupantes porque mostram que se trata de um problema permanente e, na minha opinião, estamos perante uma cultura em que é legítimo cometer violência contra a polícia", afirmou Hummelgaard no comunicado de imprensa.

No seu post no X, o Ministro da Cultura Jakob Engel-Schmidt não explica o que pretende alcançar com a sua conversa com os clubes de futebol ou o que pensa que deve ser feito para resolver o problema.

O ministro deverá regressar da licença de maternidade a 18 de novembro.

Reveja aqui as principais incidências da partida