Midtjylland fecha ano com prejuízos pela primeira vez
O Midtjylland celebrou o campeonato dinamarquês pela quarta vez esta primavera, mas o ouro teve um preço.
O clube da Superliga terminou o exercício financeiro de 2023/24 com um prejuízo de 55,3 milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 7,4 milhões de euros). Esta é a primeira vez desde 2020 que o clube não termina uma época com valores positivos.
Isto deve-se principalmente aos investimentos no centro de formação Dream 99 e às novas instalações na MCH Arena, explica o CEO Claus Steinlein.
"O défice deste ano é o resultado direto de investimentos estratégicos significativos que consolidam o FC Midtjylland, tanto em termos desportivos como comerciais. O Dream99 e as novas instalações da MCH Arena são essenciais para reforçar os alicerces do clube, ao mesmo tempo que proporcionam oportunidades de crescimento e sucesso futuros para os jogadores, adeptos e parceiros", afirma.
Nos últimos três anos, o Midtjylland registou um lucro total de cerca de 142 milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 19 milhões de euros). Só no ano passado, os lucros atingiram o valor recorde de 90,5 milhões coroas dinamarquesas (cerca de 12 milhões de euros).
"Os nossos lucros nos últimos anos facilitaram a oportunidade de fazer estes investimentos, incluindo no plantel da equipa principal, o que resultou em mais um campeonato dinamarquês. Vamos continuar a desenvolver o clube e a melhorar a nossa competitividade, e contamos com um apoio forte e leal enquanto nos esforçamos por concretizar as nossas ambições a nível nacional e internacional", afirma Claus Steinlein.
Já esta época, as coisas deverão melhorar na frente financeira do clube, que atualmente ocupa o primeiro lugar da Superliga.
O Midtjylland espera que as receitas da Liga Europa e da venda de jogadores atinjam o equilíbrio financeiro na época de 2024/25.