Resumo da Superliga Turca: Galatasaray foge na liderança após clássico, Fenerbahçe recupera
Quando Galatasaray e Besiktas entraram em campo, eram as duas últimas equipas invictas da Superliga. O Galatasaray e o Besiktas já tinham cinco pontos de vantagem sobre o Fenerbahçe, apesar de terem disputado um jogo a mais.
A equipa de Giovanni van Bronckhorst está a fazer um bom início de época e queria fazer uma afirmação na casa do campeão. No entanto, o Galatasaray sabia que uma vitória os colocaria numa posição forte na liderança do campeonato, além de dar um duro golpe psicológico nos adversários.
Depois de um jogo emocionante e cheio de intensidade, que mais parecia um confronto de pesos pesados, o Galatasaray provou mais uma vez por que é tão difícil de ser superado, fazendo uma bela atuação e vencendo por 2-1.
Foi um jogo claramente entre as duas melhores equipas do campeonato esta época. O Besiktas teve a maior parte da posse de bola e parecia estar a dominar a partida no início da segunda parte. Apesar da derrota, Van Bronckhorst pode tirar um ponto positivo.
No entanto, o Galatasaray, que contava com estrelas em todas as posições, foi muito forte.
Davinson Sánchez abriu o marcador na primeira parte, com um cabeceamento certeiro a partir de uma bola parada de Gabriel Sara. Victor Osimhen marcou de cabeça aos 67 minutos, numa altura em que o Besiktas começava a ganhar vantagem, na sequência de mais um livre de Sara.
Nos descontos, o Besiktas ainda conseguiu marcar mais um golo, com o albanês Ernest Muci a fazer um verdadeiro golaço ao ângulo superior da baliza de Fernando Muslera.
O Galatasaray chegou a nove vitórias nos dez primeiros jogos, ampliando a vantagem para seis pontos na liderança e oito pontos à frente de Fenerbahçe e Besiktas.
As estrelas do espetáculo foram, sem sombra de dúvida, Sanchez e Sara.
Sanchez é o jogador mais importante do Galatasaray. Contratado pelo Tottenham na temporada passada, o jogador não tinha dúvidas sobre a sua capacidade atlética e qualidade com a bola, mas havia perdido a confiança em Inglaterra, onde era constantemente criticado pelos adeptos dos Spurs.
Na Turquia, porém, reencontrou o seu talento e tornou-se um objeto inamovível para os atacantes. Bloqueou completamente o artilheiro da liga, Ciro Immobile, e também é uma ameaça nas áreas de ataque.
Por outro lado, Sara tem sido um mágico desde que chegou ao clube vindo do Norwich, por um valor recorde de cerca de 20 milhões de euros no verão. Jogador de profundidade com muita qualidade técnica, comanda o jogo para os campeões turcos, ao mesmo tempo em que possui um pé esquerdo maravilhoso.
Já fez cinco assistências esta época e marcou dois golos, um dos quais na visita ao Fenerbahçe.
Neste momento, parece difícil que alguém consiga parar o Galatasaray. Com um dos melhores plantéis da história da Superliga, o clube parece estar a caminho de um recorde de 25.º título.
Fenerbahçe e Samsunspor vencem
O Samsunspor continua a dar cartas e a desafiar todas as expectativas, vencendo o Kasimpasa por 4-1 fora de casa, o que o levou à vice-liderança do campeonato.
Carlo Holse marcou o seu terceiro e quarto golos na temporada, aumentando a série de invencibilidade para seis jogos.
O Fenerbahçe, do português José Mourinho, voltou a vencer depois de três empates consecutivos, vencendo o Bodrumspor, estreante na Superliga, por 2-0.
Mourinho começou com Youssef En-Nesyri e Edin Dzeko no ataque, e o resultado foi positivo, com golos de ambos.
Por incrível que pareça, o Bodrumspor, que tem um dos plantéis mais fracos do campeonato e orçamentos mais reduzidos, despediu o seu treinador Ismet Tasdemir após a derrota, apesar de estar em 13.º lugar e de já ter três vitórias. Uma decisão bizarra, considerando que o técnico foi o homem que trabalhou tão arduamente para fazer do clube uma equipa da Super Liga.
Por falar em equipas promovidas, o Eyupspor e o Goztepe não param. Quinto e sexto classificados no campeonato, respetivamente, o Eyupspor empatou 1-1 com o Istanbul Basaksehir, enquanto o Goztepe venceu uma das partidas do fim de semana.
O Trabzonspor está longe de impressionar após oito jogos, mas é uma das poucas equipas invictas, com seis empates e apenas seis golos sofridos.
O Goztepe recebeu o Trabzonspor no sábado e, apesar de ter ficado com 10 homens aos 25 minutos, conseguiu uma vitória espetacular por 2-1, com um golo de David Tijanic aos 90+2 minutos.
Destaque da semana
O golo fenomenal de Muci contra o Galatasaray é o grande destaque da semana.
Equipa da semana
Sara é o jogador da semana, após a sua fabulosa exibição contra o Besiktas, enquanto Sanchez também aparece. Três jogadores do Sivasspor estão na lista após a vitória por 4-2 sobre o lanterna Adana Demirspor, que soma apenas um ponto.