Síntese da Superliga Turca: Galatasaray aumenta a vantagem na liderança e Samsunspor entra na equação
Após a vitória no clássico intercontinental contra o Fenerbahçe há apenas duas semanas, a pressão sobre o técnico Okan Buruk diminuiu consideravelmente. Mas, como o futebol é volátil e inconstante, o talento tático e técnico voltou a ser questionado após duas derrotas consecutivas.
No último fim de semana, o Galatasaray desperdiçou uma vantagem de três gols em casa contra o Kasimpasa e empatou em 3-3. No entanto, graças ao ressurgimento de Yunus Akgun, o Galatasaray derrotou o Alanyaspor por 1-0 no domingo, colocando-o em uma ótima posição antes da pausa internacional.
Apesar do resultado magro, foi uma vitória relativamente confortável para o Cimbom, que - liderado por mais uma atuação brilhante do antigo central do Tottenham Davinson Sánchez - manteve o adversário quieto durante os 90 minutos.
Com a ajuda do excelente Gabriel Sara, Yunus foi o homem que marcou o golo da vitória, com o avançado turco de 24 anos a bater por cima do guarda-redes e a coroar uma excelente exibição e uma boa fase.
Depois de passar pela formação do Galatasaray, havia grandes expectativas em relação a Yunus - um jogador tão fácil de ver e abençoado com muita habilidade natural. No entanto, ele nunca foi capaz de afinar o seu produto final e, como resultado, passou várias temporadas emprestado, inclusive ao Leicester City de Enzo Maresca na última temporada. Mas esta época, com a saída de Kerem Akturkoglu, Wilfried Zaha e Tete, a responsabilidade recaiu sobre os seus ombros, e ele assumiu a responsabilidade. Yunus marcou quatro golos nos últimos seis jogos e tem sido um dos melhores jogadores do Galatasaray desde que entrou na equipa titular.
Com todo o futebol que tem vindo a ser praticado nesta época, Yunus encontrou a sua forma na altura ideal, e os adeptos estão desejosos de o ver continuar nesta linha ao longo da campanha.
Um bom fim de semana para o Galatasaray ficou ainda melhor com o Besiktas a perder pontos após um empate (1-1) com o Gaziantep.
Dirigido pelo lendário médio do Galatasaray, Selcuk Inan, o Gaziantep desperdiçou uma série de chances durante todo o jogo e parecia que iria sucumbir à derrota após o penálti cobrado por Ciro Immobile no primeiro tempo. Mas, aos 90+5 minutos, o médio Alexandru Maxim marcou o golo que deu o ponto ao Gaziantep, deixando o Besiktas a cinco pontos do campeão, embora com um jogo a menos.
Apesar do empate, o técnico Giovanni van Bronckhorst teve um bom começo no comando do Besiktas, especialmente considerando que o clube terminou a temporada passada a 46 pontos do Galatasaray. Mas está a ser alvo de algum escrutínio devido à utilização (ou má utilização) de Semih Kilicsoy, de 19 anos. Uma das jovens estrelas da Turquia, Semih foi uma luz brilhante na fraca temporada 2023/24 do Besiktas, marcando 11 golos e fazendo três assistências em apenas 23 jogos.
Sob o comando de Van Bronckhorst, Semih não é titular desde o final de agosto e nem sequer saiu do banco contra o Gaziantep. João Mário e Milot Rashica são melhores opções do que Semih?
O Fenerbahçe não jogou este fim de semana devido à existência de 19 equipas no campeonato - uma equipa diferente não joga de jornada para jornada.
Samsunspor sobe para segundo
O Galatasaray é o líder do campeonato. Mas acho que ninguém imaginava que o Samsunspor estaria em segundo lugar na tabela a caminho da pausa internacional de outubro.
Thomas Reis, ex-treinador do Bochum e do Schalke, assumiu o comando do clube em meados do ano passado e conseguiu seis vitórias e duas derrotas nos oito primeiros jogos da Superliga.
A vitória por 3-1 sobre o Adana Demirspor foi a quarta consecutiva, com Landry Dimata marcando o golo da vitória aos 90+3 minutos. O emblema está agora a quatro pontos do topo da tabela.
Após a pausa internacional, o Fenerbahçe será o primeiro adversário em casa.
O Goztepe é uma das equipas mais interessantes do campeonato e venceu o Sivasspor por 3-2 no fim de semana, com um golo de David Datro Fofana, emprestado pelo Chelsea, nos acréscimos.
O brasileiro Rômulo Cardoso também marcou o quarto golo na temporada e, como já mencionamos na edição anterior desta síntese, é um atacante para ficar de olho. Ele parece ser uma garantia de golos na Turquia.
O Goztepe marcou 11 golos nos seus últimos quatro jogos e marcou três ou mais golos em três jogos consecutivos.
Destaque da semana
O Konyaspor derrotou o impressionante Eyupspor de Arda Turan por 2-1 no domingo, e Danijel Aleksic foi o autor do golo da vitória aos 90+7 minutos, com um fantástico remate em tesoura.
Equipa da semana
Yunus Akgun e Gabriel Sara fazem parte da equipa da semana, enquanto três jogadores do Goztepe estão na lista, incluindo a estrela da semana, Isaac Solet, que culminou com um golo no meio-campo. O herói do Samsunspor, Landry Dimata, faz dupla com Rómulo Cardoso na frente.