Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Síntese da Superliga Turca: Osimhen e Icardi brilham, José Mourinho pressionado

Osimhen e Icardi estão a tornar-se uma parceria assustadora no Galatasaray
Osimhen e Icardi estão a tornar-se uma parceria assustadora no GalatasarayAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia
Após a pausa internacional, a Superliga turca voltou a ser o palco das atenções no último fim de semana.

Com o Galatasaray na liderança do campeonato, o atual bicampeão voltou a campo no sábado para enfrentar o Antalyaspor, cujo técnico Alex De Souza estava a sentir a pressão de ver a sua equipa aproximar-se perigosamente da zona de despromoção.

No final, o Galatasaray venceu o adversário por 3-0 com muita tranquilidade.

O Galatasaray teve uma atuação impecável, com Mauro Icardi a marcar dois golos após duas assistências de Yunus Akgun, enquanto Victor Osimhen saiu do banco no segundo tempo para marcar um belo golo de bicicleta.

O nigeriano roubou as atenções numa participação especial de 12 minutos, no seu regresso após uma pequena lesão. O salto de Osimhen foi impressionante, permitindo-lhe executar o remate na perfeição, minutos depois de ter visto um golo anulado por fora de jogo.

Osimhen a executar o seu pontapé de bicicleta
Osimhen a executar o seu pontapé de bicicletaAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia

Como já foi dito em edições anteriores, o Galatasaray finalmente começou a acertar, depois de um início de temporada complicado fora de campo - e muito disso deve-se à contratação de Osimhen.

O treinador Okan Buruk - apesar de algumas falhas táticas - criou um ambiente de união no clube, que está a tirar o melhor partido de todos os jogadores e, com Osimhen na equipa, tornou-se o grande favorito à conquista da Super Liga turca.

Com oito vitórias e um empate nos primeiros nove jogos do campeonato, incluindo 27 golos marcados, o clube é uma equipa poderosa e também tem os olhos postos na Europa.

No próximo fim de semana, o clube enfrenta o Besiktas num grande dérbi e, depois de ter vencido o Fenerbahçe há algumas semanas, uma vitória nesse confronto significaria que é difícil ver como alguém pode impedi-lo de conquistar o 25.º título da Super Liga.

O Besiktas, por sua vez, venceu o Konyaspor por 2-0. Ciro Immobile marcou o seu oitavo golo no campeonato esta época - cinco dos quais foram de penálti -, o que lhe permite liderar a classificação da Bota de Ouro.

No entanto, o Besiktas sabe que o seu verdadeiro teste está a chegar, quando visitar o Rams Park na segunda-feira.

O Besiktas tem tido dificuldades nos jogos mais importantes até ao momento, tendo perdido pontos contra o Trabzonspor, que tem 10 jogadores, e sido fortemente derrotado nos dois jogos da Liga Europa, onde ocupa o último lugar, numa liga de 36 equipas.

O clube também enfrenta uma pequena crise de lesões, com o guarda-redes Mert Gunok, Al-Musrati e Gabriel Paulista como dúvidas.

Por isso, a equipa terá de se esforçar para vencer o Galatasaray.

Pressão sobre Mourinho

A vida talvez não tenha corrido como esperado desde que José Mourinho assumiu o comando do Fenerbahçe. Com a missão de conquistar o seu primeiro título de campeão desde 2014, tem sido uma verdadeira luta até agora.

No fim de semana, o Fenerbahçe perdeu mais pontos, ao empatar 2-2 com o impressionante Samsunspor. E, da forma como o jogo se desenrolou, podiam mesmo ter sofrido uma derrota.

Os comandados de José Mourinho não tiveram uma boa atuação, contentando-se em aguentar a pressão e jogando sem bola durante grande parte do encontro, apesar de terem uma equipa muito superior.

Com o Fenerbahçe a vencer por 2-1 nos minutos finais, graças aos golos de Dusan Tadic e Allan Saint-Maximin, o Samsunspor continuou a bater à porta e acabou por conseguir o ponto que merecia, com Soner Aydogdu a finalizar com tranquilidade aos 88 minutos.

O mérito é do Samsunspor, que tem sido uma das surpresas da temporada até agora. O técnico alemão Thomas Reis transformou o clube numa equipa realmente competitiva, o que é demonstrado pelo facto de estarem em terceiro lugar, acima do Fenerbahçe.

No entanto, o Fenerbahçe é uma equipa pouco inspiradora. A equipa regrediu claramente em relação à época passada - em termos de resultados e de desempenho. Há falta de ideias e criatividade em campo, e confiar em Edin Dzeko, de 38 anos, está a fazer mais mal do que bem.

Mourinho também se recusa a colocar em campo o extremo turco Irfan Can Kahveci, que foi um dos melhores jogadores do clube na época passada, e Youssef En-Nesyri, recordista de contratações da Superliga, não está a ter qualquer tempo de jogo.

A situação piorou ainda mais quando o defesa Jayden Oosterwolde sofreu uma grave lesão no joelho durante o jogo, que o deverá afastar durante cerca de seis meses.

José Mourinho tem um salário altíssimo no clube, pelo que o seu emprego não está, obviamente, sob ameaça imediata. Mas o clube precisa de dar a volta à situação rapidamente, pois está a oito pontos do Galatasaray, embora com um jogo a menos.

Classificação da Super Liga turca
Classificação da Super Liga turcaFlashscore

Destaque da semana

É difícil olhar para outro lugar. O remate de bicicleta de Osimhen foi uma coisa linda, mostrando por que é considerado um dos melhores avançados do mundo.

A Equipa da Semana

Equipa da semana
Equipa da semanaFlashscore

O avançado Rey Manaj,do Sivasspor, foi o astro do fim de semana, marcando dois golos na vitória por 3-2 sobre o Hatayspor. A dupla Icardi e Fernando Muslera, do Galatasaray, faz parte da seleção, enquanto o Eyupspor também conta com dois jogadores, depois de vencer o Goztepe por 1-0 na batalha das equipas que estão na parte de cima da tabela. O primeiro está em quinto e o segundo em sétimo.

Siga a Super Liga turca com o Flashscore