Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Sporting vence Racing Power (0-2) e marca encontro com o Benfica na final da Supertaça

Rodrigo Coimbra
Atualizado
Brittany Raphino marcou dois golos
Brittany Raphino marcou dois golosSporting CP
O tetracampeão nacional Benfica vai ter a oportunidade de discutir o primeiro troféu da temporada. A equipa de Filipa Patão ultrapassou o Damaiense (1-1, 3-1 g.p.), este sábado, e segue para a final da Supertaça. Mais tarde, o Sporting venceu o Racing Power (0-2) no Jamor.

Benfica 1-1 (3-1 g.p.) Damaiense

A turma de Filipa Patão, com duas novidades no onze em relação à temporada passada - Maria Lund e Cristina Prieto - fez valer o seu estatuto de favorita desde o arranque da partida, mas mostrou algumas dificuldades na criação e na chegada à baliza de Guro Pettersen.

Por outro lado, muito mais incisivo, o Damaiense ameaçou o golo logo aos oito minutos, com Gabi Gonçalves a desperdiçar na cara de Rute Costa, e pouco antes da meia hora de jogo chegou mesmo ao golo. Tânia Mateus percebeu o ligeiro adiantamento da guardiã das águias e atirou para o 0-1.

O resultado surpreendente fez com que o Benfica tivesse de aumentar a intensidade à medida que o relógio ia avançando e o golo do empate acabou por surgir, aos 80 minutos, através de Prieto. A avançada espanhola aproveitou um cruzamento de Catarina Amado da melhor forma para restabelecer a igualdade.

As encarnadas estiveram muito perto de resolver o encontro no tempo regulamentar, quando Marie Alidou ficou pertíssimo do golo, mas não conseguiu ultrapassar Melissa Dagenais, no entanto o vencedor só foi encontrado na marca dos onze metros.

No desempate através das grandes penalidades, Rute Costa brilhou ao defender três (!) grandes penalidades e abriu o caminho para o Benfica para a final da Supertaça.

Racing Power 0-2 Sporting

Ainda antes de o Benfica carimbar o passaporte para a final da Supertaça, já Sporting e Racing Power lutavam pelo outro bilhete no Jamor.

O conjunto leonino mostrou sempre mais argumentos para levar de vencida a equipa que mais surpreendeu em 2023/24 e a única surpresa foi mesmo o nulo ter prevalecido nos primeiros 45 minutos.

Maiara (8') e Telma Encarnação (25' e 45') materializaram o ascendente ofensivo das visitantes em claras oportunidades de golo, com destaque ainda para a forma como Micha Bihina aguentou o nulo.

Após uma primeira parte de alto domínio e uma bola ao ferro, o Sporting chegou ao primeiro golo nos primeiros minutos do segundo tempo, através de Brittany Raphino, que aproveitou um cruzamento de Diana Silva da melhor forma.

Aos 78 minutos, Raphino voltou a faturar, desta feita ao dizer 'sim' a um passe de Jacynta Gala, abrindo ainda mais o caminho para a final da Supertaça.

Com este resultado, o Sporting marca encontro com o Benfica para o próximo dia 23, a partir das 20:45, no Estádio do Restelo, em Lisboa.