Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Conselho de Disciplina da FPF confirma Diomande na Supertaça

Diomande foi expulso no jogo com o Sevilha
Diomande foi expulso no jogo com o SevilhaProfimedia
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol confirmou, esta terça-feira, a suspensão de apenas um jogo de Ousmane Diomande, central do Sporting, resultante da expulsão, com cartão vermelho direto, no jogo particular com o Sevilha, na semana passada.

Desta forma, Ousmane Diomande já cumpriu a suspensão, no passado domingo, na partida com o Athletic Bilbau (3-0), em Alvalade, no Troféu Cinco Violinos.

Diomande foi ainda multado em 51 euros.

"O arguido foi notificado dos relatorios de jogo no dia 25.07.2024. O arguido apresentou alegacoes no mesmo dia, acompanhadas de documentos, referindo que 'Pese embora rejeitem em absoluto a ideia de o jogador ter praticado qualquer infraccao disciplinar, atendendo a que o mesmo se encontra preventivamente suspenso nos termos do artigo 38.o n.o 7 do RDFPF, a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD e o jogador Ousmane Diomande desde ja informam que, em cumprimento da predita suspensao preventiva, o jogador nao sera inscrito na ficha tecnica nem sera utilizado no proximo jogo oficial da sua equipa, o qual se encontra agendado para o proximo dia 27/07/2024, no Estadio Jose Alvalade, em Lisboa (cfr. autorizacao da FPF para a realizacao do jogo oficial particular e designacao dos elementos da equipa de arbitragem por parte da FPF, que se juntam, respectivamente, como documentos n.o 1 e 2). Nesse sentido, em conformidade com o regime disposto no artigo 37.o n.o 12 do RDFPF, o cumprimento da suspensao preventiva no ambito do jogo referido devera ser descontado na sancao que eventualmente possa vir a ser aplicada ao jogador'", começa-se por ler na decisão do CD.

"Analisada a defesa apresentada, este Conselho de Disciplina - Seccao Nao Profissional entende que nao se vislumbra indiciado qualquer abalo a credibilidade probatoria reforcada de que gozam aqueles relatorios, pelo que se confirma a factualidade descrita nos relatorios, com as consequencias disciplinares previstas no RDLPFP. Alem disso, tratando-se de decisao da equipa de arbitragem, tomada durante jogo oficial, relativa a aplicacao das leis do jogo, e a mesma, na ausencia de evidencia de ma fe (fraude, arbitrariedade ou corrupcao), insindicavel, por forca do principio da autoridade do arbitro (e por conseguinte da doutrina da field of play), conforme estabelece expressamente o artigo 220o, n.o 3 RDFPF, pelo que se confirma a factualidade descrita nos relatorios.)", lê-se ainda na nota oficial divulgada esta terça-feira.

Desta forma, Diomande pode ser convocado e utilizado por Rúben Amorim, no próximo sábado, em Aveiro, na discussão da Supertaça Cândido de Oliveira, diante do FC Porto, devendo mesmo ser titular, no eixo defensivo, com Zeno Debast e Gonçalo Inácio.

Siga o Sporting-FC Porto no Flashscore