Taça Asiática: Arábia Saudita salva-se nos descontos (2-1), Tailândia vence na estreia (2-0)
Arábia Saudita 2-1 Omã
Não se esperava que este fosse um dos jogos mais interessantes da Taça Asiática, mas a verdade é que Arábia Saudita e Omã protagonizaram um encontro emotivo do primeiro até ao último segundo.
A partida ficou desde logo marcada por um penálti assinalado num dos primeiros lances de ataque de Omã. A situação foi analisada ao detalhe pelo árbitro da partida, o austríaco Shaun Evans, que acabou por assinalar grande penalidade.
Salaah Al Yahyaei enganou o guardião saudita e fez o 0-1 a favor de Omã, que continuou a criar situações de perigo em contra-ataque.
Descontente com a fraca exibição da Arábia Saudita, Mancini, selecionador saudita, fez alterações ao intervalo e a equipa mudou por completo.
Mais intensa e agressiva, a formação saudita criou uma avalanche ofensiva com a qual Omã foi conseguindo lidar, até à entrada de Abdulrahman. O talentoso médio do Al Nassr entrou ao minuto 75 e fez um dos golos do torneio três minutos depois.
Depois de 78 minutos de bom futebol, o drama estava guardado mesmo para o final. Na sequência de um canto aos 90'+6, Al Bulayhi colocou a bola na baliza de Omã, mas o lance foi rapidamente anulado por fora de jogo. Uma vez mais, o VAR teve influência na partida e, após largos minutos, Shaun Evans validou o 1-2 saudita, apesar dos festejos dos jogadores de Omã, que julgavam ter segurado o empate. Épico!
Tailândia 2-0 Quirguistão
O Quirguistão teve uma exibição esforçada, mas saiu da primeira jornada da Taça Asiática sem pontos, sem golos e sem grandes ocasiões de perigo.
A seleção da Tailândia dominou o encontro e com um golo em cada uma das partes acabou por conseguir um triunfo tranquilo para arrancar o grupo F, onde também estão Arábia Saudita e Omã, com três pontos.
Supachai Chaided, médio ofensivo que tem brilhado ao serviço do Buriram United, principal equipa da Tailândia, foi o grande destaque do encontro e igualou Sutee Suksomkit ao tornar-se apenas o segundo jogador a marcar pela Tailândia em duas Taças Asiáticas consecutivas.
O primeiro golo, apontado aos 26 minutos, surgiu na sequência de um contra-ataque, e o segundo, aos 49 minutos, apareceu na sequência de um cruzamento para a grande área, com a defesa do Quirguistão a não conseguir aliviar.