Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Taça Asiática: Coreia do Sul elimina Arábia Saudita nos penáltis (1-1, 4-2) Uzbequistão afasta a Tailândia (2-1)

Bruno Henriques
Atualizado
Al Dawsari entre os adversários sul-coreanos
Al Dawsari entre os adversários sul-coreanosSaudi Arabia FA
A Coreia do Sul manteve vivo o sonho de voltar a conquistar o título 64 anos depois, num jogo em que esteve a perder, mas acabou por vencer no desempate por penáltis. A antiga república soviética venceu pela apenas pela segunda vez na fase a eliminar da Taça Asiática e está nos quartos de final.

Arábia Saudita 1-1 Coreia do Sul (2-4 gp)

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Duas seleções que não convenceram na fase de grupos, Arábia Saudita e Coreia do Sul protagonizaram o duelo de cartaz dos oitavos de final da Taça Asiática. Tradicional potência do continente, os comandados de Klinsmann procuram acabar com um jejum de 64 anos, enquanto o reino do Médio Oriente, agora orientado por Roberto Mancini quer o quarto título que seria uma prova de afirmação de um país que está a investir mais do que nunca no futebol.

Contudo, o início de jogo não correspondeu às expectativas dos adeptos. A bola raramente andou perto das balizas e o remate de Son que Al Kassar segurou foi o momento de maior frisson.

Foi preciso esperar até aos minutos finais para maior emoção. Numa jogada que nos faria desligar a consola se fosse um jogo de computador, a Arábia Saudita acertou no poste, na barra e viu Jo Hyeon Woo defender. Incrível como não foram em vantagem para o intervalo.

Uma questão que não demorou muito a resolver. Lançado ao intervalo, Radif precisou de segundo para deixar a marca e aos 46 minutos aproveitou o passe de Al Dawsari para colocar a Arábia Saudita na frente do marcador.

Alcançada a vantagem, os sauditas recuaram e foram permitindo à Coreia do Sul montar cerco à área contrária, ainda que sem grande perigo. Com poucas ideias, a equipa sul-coreana raramente assustava e quando conseguiu disparar à baliza encontrou um inspirado Al Kassar a fazer defesas importantes ou Tambakti que se mostrou um muro intransponível ou ainda o travessão.

Foi só aos 90+10 minutos que Cho Gue-Sung conseguiu encontrar o caminho do golo e enviou a equipa para o prolongamento, perante a incredulidade dos muitos adeptos sauditas, que já festejavam o apuramento.

Nos 30 minutos extra, a partida assumiu a mesma toada dos minutos finais do tempo regulamentar. Mais balançada para o ataque, a Coreia do Sul dominou, mas faltaram pernas para um maior discernimento no ataque a baliza e a partida teve mesmo de ser desempatada na marca dos 11 metros.

No desempate por penáltis, Sami Al Najei viu o guarda-redes sul-coreano defender o terceiro remate da Arábia Saudita. Na sequência, Cho Gue-Sung deixou a Coreia do Sul em vantagem. Jo voltou a segurar o remate de Ghareeb, com nova estirada para a direita. Hwang, Hee-Chan garantiu a vitória por 4-2.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Uzbequistão 2-1 Tailândia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois do brilharete no Mundial sub-17 do ano passado, em que chegou aos quartos de final depois de eliminar a Inglaterra, o Uzbequistão prova que também pode ter sucesso no imediato. Após uma fase de grupos sem derrotas, a antiga república soviética eliminou a Tailândia nos oitavos de final da Taça Asiática.

Depois de uma primeira parte em que dominou, o Uzbequistão acabou por chegar à vantagem aos 37 minutos, com Turgunboev a marcar um belo golo. O avançado recebeu no peito o passe de Kholmatov e rematou para o fundo das redes, sem deixar cair a bola no chão.

Em vantagem ao intervalo, os uzbeques desligaram a intensidade no segundo tempo e pagaram caro por isso. A Tailândia aproximou-se e aos 58 minutos, Sarachat empatou com um remato certeiro, provando que estava certa a decisão do selecionador de o ter lançado ao intervalo.

Fayzullaev festeja o golo
Fayzullaev festeja o goloUFA

Contudo, a grande estrela do Uzbequistão ainda estava para deixar a marca na partida. Depois de combinar com Masharipov, Fayzullaev recebeu a bola na meia-lua, conseguiu virar-se e rematar cruzado, de fora da área, para o fundo das redes, garantido o triunfo uzbeque.

Com este resultado, o Uzbequistão avança para os quartos de final onde vai medir forças com o Catar e esperar igualar o feito de 2011, quando chegou às meias-finais da competição.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore