Taça Asiática: Selecionador do Japão admite "risco" em convocar Mitoma lesionado
O Japão chegou aos oitavos de final da Taça Asiática, mas Mitoma não fez parte de nenhuma das três convocatórias até agora. O jogador de 26 anos não entra em campo desde que magoou o tornozelo no empate com o Crystal Palace, a 21 de dezembro.
Moriyasu disse que a recuperação de Mitoma está "a correr como esperado", mas não vai apressar o regresso nem fixar uma data.
"Chamei-o quando se lesionou e não sabíamos o que ia acontecer no início, por isso talvez fosse um risco", disse, chamando a Mitoma "uma arma potente": "Não quero utilizá-lo antes de ele estar pronto. Queria utilizá-lo no terceiro jogo, mas não foi possível. Ele tem estado a treinar mais, mas não quis abusar."
O treinador do Brighton, Roberto De Zerbi, disse que ficou "muito surpreendido" por Moriyasu ter incluído Mitoma na sua equipa, afirmando que os médicos do clube lhe disseram que o jogador precisava de quatro a seis semanas para recuperar.
Moriyasu disse que o Japão tem estado em comunicação regular com o Brighton sobre a lesão de Mitoma, e sugeriu que De Zerbi estava a fazer bluff.
"Acho que o treinador disse isso de propósito em frente à imprensa", disse Moriyasu: "Estávamos em contacto com eles e recebíamos informações constantes sobre a sua condição física. Não havia como não estarmos a comunicar com eles."
O Japão era o favorito antes do torneio, mas o seu progresso para as eliminatórias no Qatar não foi fácil.
Os japoneses foram surpreendidos pelo Iraque no segundo jogo e não conseguiram manter a baliza inviolada em nenhuma das três partidas da fase de grupos.
Moriyasu disse que Mitoma dá "mais variedade e força", mas acredita que outros jogadores do plantel podem ocupar o lugar do atacante.
"Os nossos adversários sabem quem é Mitoma e conhecem a sua reputação, o que os coloca sob pressão" , disse: "Ao mesmo tempo, não podemos ser uma equipa que não consegue vencer quando Mitoma não está presente."