Taça Asiática: Taremi marca e é expulso no apuramento do Irão (1-1, 5-3), Japão vence (1-3)
Irão 1-1,(5-3) - Síria
No melhor e no pior. Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do Irão, nos penáltis, sobre a seleção da Síria.
A seleção iraniana era grande favorita ao apuramento, mas teve de sofrer para eliminar a Síria, num jogo que até começou por correr bem a Mehdi Taremi.
O avançado já tinha estado em evidência quando tentou servir Azmoun para o 1-0, mas foi mesmo o jogador do FC Porto a marcar, de grande penalidade, depois de ter sido travado na área por Krouma, defesa-central sírio.
No entanto, a segunda parte foi bem diferente. Taremi continuou a ser o elemento em foco na equipa do Irão, ao criar uma grande oportunidade para o golo de Alireza, que permitiu a defesa de Ahmad.
O jogo parecia controlado, mas outro Alireza, este com passagem pelo Boavista, saiu mal da baliza e cometeu uma grande penalidade convertida por Khribin.
O Irão voltou a assumir as despesas da partida, não conseguiu marcar e Taremi complicou a tarefa da seleção favorita ao ver o segundo amarelo por uma falta no meio-campo defensivo.
Apesar da desvantagem numérica, a equipa iraniana segurou o resultado e, nos penáltis, contou com a defesa de Alireza ao remate de Youssef para conseguir o apuramento.
Bahrein 1-3 Japão
Uma das principais candidatas a conquistar a Taça Asiática, a seleção do Japão não tinha sido propriamente convincente na fase de grupos da prova, mas deu uma boa resposta frente ao Bahrein para confirmar o apuramento para os quartos de final da competição.
A equipa japonesa dominou a partida praticamente por inteiro, mas só chegou ao golo depois da meia hora de jogo. Ritsu Doan aproveitou um ressalto depois de um remate ao poste para abrir o ativo.
Poucos minutos depois, Reo Hatate, médio do Celtic, saiu lesionado e deu lugar a Morita, que fez uma boa exibição e vai continuar a desfalcar a equipa de Rúben Amorim nos próximos jogos.
O Japão baixou o ritmo no segundo tempo, mas teve várias oportunidades para alcançar um resultado ainda mais expressivo.
Takefusa Kubo fez o 0-2 aos 49 minutos, aproveitando um mau desvio de um defesa do Bahrein, que ainda reduziu na sequência de um lance caricato entre Sukuzi e Ueda, com o auto-golo a ser atribuído ao guarda-redes japonês.
Mais tarde, Ueda redimiu-se com o 1-3 final na sequência de um contra-ataque. De resto, Minamino e Mitoma tiveram mais um par de ocasiões para dilatar a vantagem, mas a equipa nipónica acabou por gerir a partida a pensar nos quartos de final. A equipa japonesa vai defrontar o vencedor da eliminatória entre o Irão e a Síria.