Bundesliga: RB Leipzig desafia o azar das lesões e segue no topo
"Cada queda é uma lição e cada vez que te levantas, ficas mais perto dos seus objetivos", escreveu Xavi nas redes sociais depois de passar por uma pequena cirurgia após a lesão no tornozelo, anunciando: "Estarei de volta em breve e, acreditem, mais forte". Na sua ausência, o Leipzig provou que está pronto para desafiar todas as probabilidades na luta pelo troféu de campeão.
"É difícil, mas agora temos que superar", disse o capitão do RB, Willi Orban, após a vitória por 3-1 contra o Friburgo. Oito jogos no campeonato, 20 pontos, nenhuma derrota e no topo da tabela no sábado à tarde: o registo do RB no início da época é impressionante. "Conquistámos muitos pontos, mas ainda temos margem para melhorar em muitas áreas, isso faz-nos querer mais", disse Orban: "Foi um grande começo de época, o programa não foi fácil, mas agora temos de melhorar o nosso jogo na taça."
Nada menos do que um lugar nos oitavos de final é o objetivo na terça-feira na segunda ronda da Taça da Alemanha contra o St. Pauli. Em Leipzig, no entanto, eles estão cientes da dificuldade da tarefa, especialmente porque há sinais visíveis de desgaste devido à ausência de vários jogadores importantes e às muitas semanas de treinamento.
Sem Xavi, que ficará ausente nas próximas semanas, e David Raum, que também está lesionado por um longo período, o Leipzig teve dificuldades durante muito tempo contra o Friburgo, travando um "poço sem fundo de duelos" (Orban) no primeiro tempo - e saindo atrás, antes de se tornar muito mais agressivo após o intervalo e virar o jogo. O guarda-redes Peter Gulacsi, que torceu o tornozelo quando Ritsu Doan sofreu um golo (15') e teve de sair ao intervalo, foi, no entanto, motivo de preocupação.
"Teremos que esperar pelo diagnóstico", disse o técnico Marco Rose, acrescentando: "Ele queria tentar e depois percebeu que não fazia sentido". É bem possível que o suplente Maarten Vandevoordt volte a jogar na Taça. E pode estar longe de ser a única mudança, Rose quer fazer uma rotação devido à pesada carga de trabalho. " Temos de fazer um pouco de cálculo agora", diz o treinador, "e ver quem joga quanto - e ainda assim montar um elenco poderoso". Mas eles sabem tudo sobre resistência no RB.