Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Leipzig recebe Dortmund na Taça: quem vai manter viva a chance de ganhar um troféu?

Micha Pesseg, Tiago Alexandre
O Dortmund pode estar a perder o gás
O Dortmund pode estar a perder o gásAFP
Na quarta-feira a Red Bull Arena acolherá um embate estonteante, depois de Leipzig e Dortmund terem sofrido derrotas penosas no fim de semana. Embora ambos os clubes afirmem ser capazes de competir a nível nacional, estão ainda a recuperar dos desaires recentes.

Os sonhos escaparam do controlo dos dois emblemas. Após um início de temporada miserável sob o comando de Tedesco, o RB Leipzig está a lutar pelo quarto lugar do campeonato, procurando regressar à Liga dos Campeões. O 7-0 contra o Manchester City não devia ter sido intimador, mas sim um incentivo. O Borussia Dortmund quis afirmar as suas pretensões ao título contra o Bayern, mas, como todos sabemos, correu bastante mal.

Embora o Dortmund ainda não tenha desistido completamente do campeonato, os bávaros serão difíceis de parar. Quando Leipzig e Dortmund se encontrarem nos quartos de final da DFB Pokal, na quarta-feira, estarão, de certa forma, preocupados em preservar a última oportunidade de ganharem um troféu em 2022/2023. Quem digeriu melhor o dissabor do fim de semana?

Leipzig: o interruptor desligou-se

Por vezes parecia que os red bulls tinham reagido ao jogo com o Mainz de ânimo leve. No entanto, na conferência de imprensa ao jogo com o Dortmund, o treinador Marco Rose salientou: "Apercebemo-nos de que não fizemos um bom jogo. Estamos a tentar encontrar uma forma de voltarmos a ter sucesso. Amanhã (quarta-feira) é a próxima oportunidade para mudar as coisas, fazer as coisas melhor, e mudar o ambiente relativamente rapidamente".

A terceira derrota consecutiva deixou a sua marca. O Leipzig voltou a mostrar dificuldades em moldar o jogo e cedeu com muita facilidade à pressão do adversário. Rose gostaria de ver mais simplicidade na sua equipa. A equipa raramente procurava a profundidade através do jogo direto. Na derrota por 3-0 contra o Mainz, Timo Werner só criou perigo uma vez dentro da área do adversário. Foi depois de um passe longo de Dominik Szoboszlai. O húngaro foi, talvez, o único jogador de campo a apresentar-se na sua forma habitual.

Timo Werner saiu frustrado
Timo Werner saiu frustradoProfimedia

Marco Rose é procurado principalmente pelas suas palavras: "Os únicos que podem ligar o interruptor somos nós", disse à sua equipa antes do importante jogo contra o Dortmund. De facto, pareceu que o Leipzig nem sempre esteve concentrado em campo. Em muitos duelos os jogadores chegaram demasiado tarde. Apenas Janis Blaswich manteve-se bem desperto, embora tenha sofrido três golos.

No início de fevereiro, quando o Leipzig eliminou o Hoffenheim da competição, o norueguês Örjan Nyland mostrou o seu valor entre os postes. Será que se sucede o mesmo contra o Borussia? Marco Rose não quis dar uma resposta a esta pergunta na conferência de imprensa. A decisão já foi tomada, mas ainda não foi comunicada à equipa. Assim, por enquanto, Blaswich deve continuar na equipa.

Janis Blaswich ganhou a titularidade
Janis Blaswich ganhou a titularidadeProfimedia

Afinal de contas, o jogo é decisivo. Na Bundesliga, o Leipzig esteve envolvido na luta pelo título. Após a 26.ª jornada, voltaram a cair na tabela, para trás do Friburgo. Contra o Manchester City, sofreram a maior derrota de uma equipa num jogo dos oitavos de final da Champions (em 2012 e 2015, o Bayern superou o Basileia e o Shakhtar Donetsk pelo mesmo resultado). Oportunidade de conquistar um troféu? Só na Taça.

Dortmund: a redenção

A pesada derrota em Munique não deve, idealmente, preocupar demasiado os jogadores na quarta-feira. Mais uma vez, quase tudo o que podia ter corrido mal correu mal na Allianz Arena. Gregor Kobel cometeu um erro grave no primeiro golo.

Na defesa, o Dortmund apresentou-se nervoso ou pouco envolvido no jogo. A derrota no jogo foi merecida porque a equipa perdeu o controlo após uma entrada forte: "Sabemos que não é suficiente fazer 12 minutos decentes aqui em Munique", disse o treinador Edin Terzic após o final do jogo. Será este o início de uma fase negativa?

Kobel teve um dia muito mau em Munique
Kobel teve um dia muito mau em MuniqueAFP

Terzic não quis saber de nada e não viu razões para ser pessimista. "Não há absolutamente nenhuma razão para ser negativo ou pessimista sobre os próximos jogo", disse o treinador. "Ainda somos uma das equipas em melhor forma na Europa". Uma afirmação que não é totalmente verdadeira. Com base apenas nos jogos da Liga, apenas o Barcelona (nove vitórias, nenhum empate e uma derrota) e o Atlético Madrid (8/2/0) estão em melhor forma nas big-five. A este respeito, o Dortmund (8/1/1) pode acompanhar. A nível nacional, apenas o St. Pauli está em melhor forma (9 vitórias, um empate e nenhuma derrota).

Olhando para os últimos dez jogos oficiais do Dortmund (7/1/2), no entanto, tanto o Leverkusen como o Bayern podem gabar-se de estarem em melhor forma. Estes são apenas jogos de números e a resposta, como sempre, é dada em campo. Mas dão uma indicação da falta de qualidade mental do conjunto de Dortmund.

O Dortmund está a perder a boa forma
O Dortmund está a perder a boa formaFlashscore

Continuam a lutar contra grandes adversários. A segunda mão da Champions contra o Chelsea foi infeliz. Mas, independentemente disso, os blues dominaram quase toda a partida. O que não foi diferente em Munique, apesar do resultado.

Qual foi a razão para isso? É difícil de dizer. É verdade que Borussia inspirou todos com um estilo de jogo corajoso e seguro, mas a equipa, que ainda é muito jovem, não está realmente consolidada.