Taça da Alemanha: Monchengladbach, St. Pauli, Fortuna Dusseldorf e Kaiserslautern seguem para os quartos
Borussia Mönchengladbach 1-0 Wolfsburgo (ap)
O Borussia Mönchengladbach está nos quartos de final da Taça da Alemanha, depois de um jogo dramático no Borussia-Park, diante do Wolfsburgo.
Depois de 90 minutos sem grandes incidentes, o jogo foi para o prolongamento. Apesar de os visitantes terem sido esmagadoramente superiores e terem desperdiçado várias oportunidades, tudo apontava para um desempate por grandes penalidades ao fim de 120 minutos.
O Gladbach, porém, lançou um contra-ataque decisivo, com Kouadio Koné (120') a cabecear após um belo cruzamento de Florian Neuhaus.
Homburg 1-4 St. Pauli
Depois das vitórias nas duas primeiras rondas contra o Darmstadt (3-0) e o SpVgg Greuther Fürth (2-1), a surpresa Homburg chegou ao fim da linha na Taça da Alemanha, embora o capitão Mendler ainda tenha marcado, aos 28 minutos, fazendo na altura o 1-1 diante do St. Pauli.
"Não foi um bom jogo da nossa parte na primeira parte. Depois do intervalo, mostrámos as nossas verdadeiras cores até certo ponto", disse Hartel.
Apesar da derrota, Mendler, do Homburg, falou de uma "excelente campanha na Taça". "É uma pena que tenha acabado", lamentou.
Os jogadores do Homburg trabalharam arduamente para o "jogo da sua vida" durante os dias que antecederam o pontapé de saída. Colocaram lonas no campo, devido às temperaturas geladas, e limparam a neve. No entanto, como esperado, os visitantes tomaram a iniciativa da partida. O St. Pauli dominava o jogo - e foi aplaudido quando Wahl marcou de cabeça, aos 24 minutos.
No entanto, o Homburg continuou a contra-atacar de forma atrevida e deu a resposta certa: uma cobrança de livre de forma curta dos visitantes na grande área bateu no pé do guarda-redes Sascha Burchert, fazendo com que Mendler só precisasse de empurrar para o 1-1, aos 28 minutos.
A equipa da casa mostrou a "mentalidade de Davi contra Golias", que Hürzeler havia alertado, e resistiram à pressão dos visitantes por muito tempo. No entanto, os líderes da Regionalliga Südwest foram perdendo o fôlego no decorrer do segundo tempo.
O St. Pauli criou apenas algumas ocasiões de golo. No entanto, um cruzamento de Eric Smith caiu no caminho de Saad, que marcou com precisão para assumir a liderança, aos 64 minutos. Hartel marcou um golo de sonho, aos 69', e Eggestein acrescentou a tranquilidade, aos 73 minutos.
Magdeburgo 1-2 Fortuna Dusseldorf
Baris Atik (15') colocou os anfitriões no caminho da vitória logo no início da partida. No entanto, graças a uma fase final furiosa do Düsseldorf e a dois golos de Jona Nimiec (87 e 90+2), os favoritos deram a volta ao jogo nos instantes finais para fazer o resultado final de 2-1 e passar à próxima ronda.
O Fortuna Düsseldorf atingiu assim os quartos de final da Taça da Alemanha pela primeira vez em quatro anos. Niemiec, que saiu do banco, recompensou os visitantes por uma segunda parte forte. Com os seus golos, o Düsseldorf vai receber mais 1,7 milhões de euros em receitas.
"Estive em campo durante dez minutos e marquei dois golos. Nem sei como aconteceu", disse Niemiec à Sky. Na época passada, Niemiec falhou o penalti contra o Nuremberga, mas desta vez ficou satisfeito "por ter conseguido ajudar a equipa".
No início, Atik ainda tinha a "Fortuna" do seu lado: o seu remate de mais de 25 metros era um cruzamento, que Luc Castaignos não conseguiu alcançar. Karol Niemczycki, na baliza do Fortuna, não teve qualquer hipótese de defesa.
O Magdeburgo, que começou com a mesma equipa da vitória por 4-1 sobre o Kaiserslautern no campeonato, pressionou alto, como de costume, e poderia ter conseguido uma vantagem maior. No entanto, Xavier Amaechi só acertou no poste mais distante (31').
Os visitantes entraram mais fortes na segunda parte, tiveram muito mais posse de bola e várias oportunidades para empatar. O capitão Jordy de Wijs acertou no poste com a cabeça (48'), depois Niemiec fez a sua grande entrada.
Kaiserslautern 2-0 Nuremberga
Uma estreia perfeita- Dimitrios Grammozis conduziu o Kaiserslautern aos quartos de final da Taça da Alemanha na sua estreia como treinador, graças a uma vitória por 2-0 sobre o Nuremberga. Os "Diabos Vermelhos" estão assim na ronda dos oito melhores pela primeira vez desde a época 2013/14. O Nuremberga, por outro lado, não conseguiu compensar a sua recente derrota no campeonato contra o Fortuna Düsseldorf (0-5) num jogo extremamente intenso, mas mal jogado.
"Estou muito feliz pela equipa, que finalmente recebeu a sua recompensa", disse o diretor administrativo do Kaiserslautern, Thomas Hengen. "Foi um grande desempenho coletivo", elogiou.
Grammozis, que jogou pelos tetracampeões de 2000 a 2005, assumiu o lugar de Dirk Schuster - e começou motivado.
"Estou realmente ansioso por isso", disse o novo treinador do Kaiserslautern, que fez duas mudanças no onze inicial em comparação com a derrota na liga, em Magdeburgo (1-4).
A equipa do Palatinado queria transformar a frustração dos últimos dias em energia positiva perante 48-349 adeptos no Estádio Fritz Walter. O Kaiserslautern teve um início de jogo empenhado, mas o ímpeto ofensivo voltou a esmorecer depois de um começo forte. Num duelo muito disputado entre dois clubes tradicionais, não houve inicialmente oportunidades claras de golo.
Foi só depois do intervalo que o Nuremberga ameaçou, mas o guarda-redes do Kaiserslautern, Julian Krahl, fez uma vistosa em cima da linha, no cabeceamento de Ahmet Gürleyen (53'). Os anfitriões aumentaram a pressão na fase final. No entanto, só no final é que Tachie marcou na sequência de um cruzamento. O autor do golo também fez a assistência para o 2-0, no golo do suplente Ache, que saiu do banco aos 64 minutos.