Taça da Alemanha: Três jogos com potencial para surpresa
Energie Cottbus x Werder Bremen
Se há uma equipa conhecida por falhar na primeira ronda da Taça da Alemanha, essa equipa é o Werder Bremen. Para além do Hamburger, nenhuma outra equipa da Bundesliga foi mais vezes eliminada na primeira ronda - incluindo no ano passado, quando perdeu com o Viktoria Köln.
Depois de um bom final de temporada 2023/2024, em que só não se qualificou para a Liga Europa devido à diferença de golos, a equipa da cidade hanseática ainda parecia sonolenta na preparação, com uma vitória apertada (2-0) contra o FC Verden 04, antes de ganhar apenas um dos seis jogos seguintes.
A defesa revelou-se repetidamente cheia de falhas (0-3 contra o Lecce, 0-4 contra o Coventry) e, apesar das novas contratações de Marco Grüll e Keke Topp, o ataque não disparou.
As esperanças estão depositadas na igualmente fraca forma do Energie Cottbus. A equipa recém-promovida à terceira divisão começou a época com duas derrotas contra o Arminia Bielefeld e o Dínamo de Dresden e também não conseguiu vencer nenhum dos seus últimos quatro jogos.
Há dois anos, Energie e SV Werder defrontaram-se uma vez, com a vitória do conjunto de Bremen por 2-1.
Erzgebirge Aue x Borussia Mönchengladbach
A prática de jogos a nível competitivo é muitas vezes um fator decisivo na primeira ronda da Taça da Alemanha. Enquanto os clubes da Bundesliga ainda não começaram a época, os da Bundesliga 2 e 3 já estão a jogar há 15 dias.
Nestas duas semanas, o Erzgebirge Aue tem sido convincente na terceira divisão. Os saxões ganharam ao Osnabrück, que foi despromovido da segunda divisão, e ao Hannover 96 II, que foi promovido à liga regional. Atualmente, estão empatados em pontos com o Dínamo de Dresden no segundo lugar da tabela.
Mas mesmo que o Borussia Mönchengladbach ainda não esteja em modo de competição, os jogos particulares parecem promissores. Esta época, o Borussia Mönchengladbach venceu os seis disputados e nunca sofreu mais do que um golo. Ao mesmo tempo, a equipa aumentou gradualmente a classe dos seus adversários e parece não ter problemas com o nível superior. O recém-contratado Tim Kleindienst, que chegou aos Foals vindo do Heidenheim, parece ter encontrado o seu lugar na equipa.
Depois de, nos últimos anos, não ter conseguido vencer equipas de escalões inferiores, como o Hannover 96, o Darmstadt 98 e o Saarbrücken, o Borussia está finalmente a tentar voltar a fazer uma época de glória na Taça. Mas será que o Erzgebirge Aue pode ser um fator de perturbação? A última vez que os saxões chegaram à segunda ronda foi na época 2019/2020.
Osnabrück x Friburgo
No final da época passada, o Friburgo sofreu uma grande reviravolta: O veterano treinador Christian Streich deixou o clube e entregou as rédeas a Julian Schuster. Mas a nova engrenagem ainda está a vacilar um pouco. Depois de ter passado cinco jogos sem vencer no final da época passada, o clube só ganhou uma vez nos cinco particulares - mas pelo menos empatou quatro vezes.
No entanto, o clube ainda não conseguiu impressionar: desperdiçou a liderança contra o SCR Altach e o SpVgg Greuther Fürth e, assim, não conseguiu ganhar confiança contra adversários mais fracos no início da preparação. A isto junta-se o festival de golos: em cada um dos últimos quatro jogos, sofreu dois golos, mas também marcou pelo menos dois em cada um deles.
No entanto, é altamente questionável se o Osnabrück será capaz de capitalizar esses lapsos defensivos. O Osnabrück perdeu os dois primeiros jogos depois de ter sido despromovido à terceira divisão e não marcou qualquer golo. Os particulares contra o Eintracht Braunschweig (1-5) e contra o Hannover 96 (2-4) também falharam.
Uma vitória contra o Friburgo parece exigir uma noite perfeita no Bremer Brücke, mas se o Sportclub mostrar vulnerabilidades semelhantes às dos jogos particulares, uma surpresa é possível.