Adeptos do Estoril e do SC Braga confiantes em final dedicada à família
Acompanhe as principais incidências da partida
Nas horas que antecedem a final, agendada para as 19:45, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, é o vermelho e branco que reina nas imediações do recinto, no entanto, a espaços iam surgindo também alguns adeptos estorilistas equipados a rigor, num dia em que se perspetiva uma verdadeira festa do futebol e da família.
Foi o caso de Nicolas, pai de Koba Koindredi, médio que tem vindo a ser associado aos grandes e que deverá ser aposta do técnico Vasco Seabra para a final.
Entre inglês, francês e espanhol, e com recurso à ajuda de uma das filhas, e irmã de Koindredi, o progenitor contou à Lusa que viajara até Portugal para assistir ao jogo da meia-final, em que o Estoril Praia derrotou o Benfica nas grandes penalidades.
O resultado final foi "muito bom" e, por isso, ficaram para a final, explicava, acompanhado pelos irmãos e restantes familiares do futebolista.
Questionado sobre o prognóstico para a final da Taça da Liga, Nicolas, de 53 anos, deu uma resposta politicamente correta e a apelar ao sentimento.
"Que seja uma boa final, que ganhe o melhor e que o sol possa iluminar o Estoril e o SC Braga", atirou, desejando o melhor ao filho, mas também a todos aqueles que vão disputar o duelo decisivo, independentemente do clube que representam.
Já Luís Possidónio, acompanhado pela irmã e pela namorada, tem o sonho de ver os canarinhos erguerem a Taça, o que seria inédito.
"Esperemos que no final dê vitória para o Estoril Praia", começou por dizer o jovem adepto.
No caso deste fã da equipa liderada por Vasco Seabra, a ligação ao clube é também marcada por uma infância em que, devido ao facto de o tio residir colado ao estádio António Coimbra da Mota, começou a ganhar uma paixão pelo clube.
Paixão essa que o fez ser, em tempos, membro da claque, e que hoje o levará a ficar orgulhoso do Estoril Praia qualquer que seja o desfecho final.
"Só o facto de estamos na final já é uma conquista. Se ganharmos a taça, então, será a cereja no topo do bolo", afiançou.
Os estorilistas chegaram à final depois de vencerem o Grupo D da competição, superando FC Porto e Leixões, e de terem eliminado o Benfica nas meias-finais, (1-1, 5-4 no desempate por grandes penalidades).
Ganhar uma competição no maior patamar do futebol profissional português é um desejo que está a um jogo de se tornar realidade e foi isso que motivou também Vítor Santos, Margarida Santos e Sara Santos – pai, mãe e filha, respetivamente –, e Afonso Martins, namorado da filha, a rumarem do Estoril até Leiria.
"Somos também de outros clubes, mas o facto de podermos ver o Estoril Praia a ganhar a Taça da Liga era um momento ao qual não queríamos falhar", disse Vítor Santos.
O porta-voz da família no que toca a prognósticos foi também taxativo sobre a final.
"É para ganhar e acredito que vai ser o Cassiano a decidir o jogo", disparou, antecipando um jogo taco a taco, mas em que, no final, "é o Estoril Praia a fazer a festa".
A confiança, de resto, reinava também do lado minhoto, com os adeptos a aproveitarem a final da competição para um verdadeiro dia em família.
“Eu o meu irmão pegámos nos nossos sobrinhos e viemos aqui passar um dia em família, aproveitando a final para também conhecer a cidade”, dizia Miguel Barbosa, adepto minhoto, em entrevista à agência Lusa a pouco mais de três horas do apito inicial.
O bracarense, que viajou de Braga, ao invés do irmão, que partiu de Lisboa, evidenciou o desejo de "levar a Taça para Braga", pedindo ainda que "a equipa faça melhor do que aquilo que fez contra o Sporting".
“A vitória soube bem, mas a maneira como jogámos não foi a melhor, e se jogarmos assim com o Estoril, podemos não ter a mesma sorte", sublinhou.
Para este adepto, que estava no estádio nas duas finais da Taça da Liga que o SC Braga ganhou, é necessário ser "cauteloso".
"Acredito que, ao contrário da final que perdemos com o Moreirense, hoje não vai haver facilitismos", asseverou, ainda assim notando uma equipa do SC Braga "mais experiente e mais madura".
Para atingirem a final da Taça da Liga, os guerreiros do Minho conquistaram o Grupo A, ante o Casa Pia e o Nacional, e deixaram pelo caminho o Sporting (1-0), numa meia-final em que valeu o tento do avançado Abel Ruiz.
Procuram agora voltar a erguer um troféu cuja conquista já tinham festejado em 2012/13 e 2019/20.
É, também essa, a vontade dos amigos Cláudio Silva e Paulo Rebelo, que viajaram de Braga até Leiria com as respetivas famílias.
Depois de afirmarem já terem visto o SC Braga ganhar algumas taças, os dois amigos anteciparam "um jogo difícil", mas em que "mesmo assim o SC Braga, com dificuldades, vai ganhar".
"Fica 1-0 e marca o Abel Ruiz", perspetivou Paulo Rebelo, prognóstico que teve a concordância do amigo.
Esta será a segunda vez que os dois emblemas se vão defrontar na presente temporada, sendo que o saldo é favorável aos minhotos, que venceram por 3-1, após reviravolta, em jogo referente à 12.ª jornada da Liga, disputado a 03 de dezembro de 2023.
De resto, a final da Taça da Liga está marcada para as 19:45 e terá arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.
O Estoril Praia procura fazer história e tornar-se campeão de inverno pela primeira vez na história, enquanto o SC Braga quer conquistar o troféu pela terceira vez.