Artur Jorge: "Muito orgulhoso por poder contribuir para a história do meu clube"
Acompanhe as principais incidências da partida
Valores no trabalho para atingir este momento: "Nós temos a possibilidade de disputar a final, esse é um objetivo cumprido. Queríamos este objetivo desde que assumi o cargo. É um trabalho baseado no objetivo e foco sustentado naquilo que é o nosso trabalho. Deixa-me muito orgulhoso poder contribuir para a história do meu clube de forma mais direta".
O que lhe falta conquistar? "Muita coisa. Mas os objetivos têm de ser postos de uma forma natural. Tive uma oportunidade muito boa na temporada passada, na Taça de Portugal, em que perdemos, e hoje tenho mais esta oportunidade de uma nova final. O que coloco como objetivo é conquistar esta Taça sabendo das dificuldades que temos, mas que em nada nos tira a ambição".
Os desafios de um treinador de futebol: "Imensos. Para nos reduzirmos a este momento, esta é a final mais difícil que poderemos ter. Além do adversário, há uma necessidade grande de encontrar equilíbrio em torno das expectativas. Não podemos baixar a ambição que temos para vencer, mas teremos dificuldades pela frente".
Estoril: "É uma equipa competente. Estarão em campo duas equipas que fizeram tudo para estar nesta final. Enquanto treinador, quero catapultar a ambição dos jogadores e massa associativa, mas teremos dificuldades. Essas dificuldades têm de esbarrar no ponto da ambição, determinação e competência que teremos para ser mais fortes".
Opinião sobre a Taça da Liga: "Tem sido mais valorizada. Os proprios clubes assumiam algum desinteresse, mas nos dias de hoje isso já nao acontece. É uma prova que me agrada bastante, com jogos a decidir, em que a intensidade está toda lá e onde a paixão acontece. Tudo isto são ingredientes que tornam esta prova apetecível".
Ser braguista: "Tento sempre ter a capacidade de poder diferenciar a parte emocional do adepto para a racionalidade do treinador. Não é novidade para ninguém, sou adepto do SC Braga desde sempre. É uma vida dedicada ao SC Braga e a possibilidade de acrescentar valor e história ao clube, é para mim especial. Quero contribuir para o crescimento do SC Braga e termos um clube cada vez mais forte.
Relação com adeptos: "Os resultados ajudam no crescimento do clube. A constante permanência de lutar por títulos faz com que haja esse envolvimento. Temos uma massa adepta fiel e contamos com eles para esse crescimento".
O que pediu aos jogadores antes do jogo com o Sporting: "Pedi o que me deram: muita alma, muita entrega e muito compromisso. Sabíamos que íamos ter um jogo muito difícil, pois o Sporting está num grande moento de forma desportiva, e sabíamos que íamos ter dificuldade, como tivemos, e íamos precisar de sorte, como tivemos, e pedi que fossem sérios na missão para sermos merecedores do que o jogo nos deu. O plano correu muito bem. O importante é vencer para estarmos nas decisões".
Preparado para fazer história? "Estou com muita ambição. Queremos materializar o nosso crescimento. Este jogo é de facto um jogo especial e importante para nós".
Possibilidade de ganhar força para o resto do campeonato: "Temos feito um percurso bastante regular, nesta atura o que seja ganhar acrescenta emocionalmete aos jogadores e queremos tirar partido disso. Queremos potenciar a nossa ambição e que essa possibilidade nos possa catapultar para uma segunda metade de época em busca dos nossos objetivos. Que seja um acréscimo de energia".
Apelo aos adeptos: "Esta é uma grande oportunidade para quem gosta do SC Braga. Precisamos de sentir esse apoio, calor e energia. Queremos contar com muitos adeptos, para trabalharmos e festejarmos juntos aquilo que nós desejamos. (...) Queremos muito vencer esta final e vamos lutar ate ao fim para o conseguir".