Olhar português: Portugueses mandam em Inglaterra, Cancelo conquista fãs na Arábia
A nossa viagem começa por Inglaterra. O jovem médio português Fábio Carvalho tem vindo a ganhar cada vez mais protagonismo na equipa do Brentford, tendo sido preponderante na vitória na receção ao Leyton Orient (3-1), com um golo e duas assistências.
O magnífico Bruno Fernandes somou três assistências nos dois últimos jogos do Manchester United - Southampton (0-3) e Barnsley (7-0), mas não foi o único em evidência nos red devils. Diogo Dalot também contabilizou um passe para golo.
Nota ainda o golo de Gonçalo Guedes na derrota do Wolverhampton na visita a Brighton (3-2). É já o 3.º golo do extremo em quatro jogos realizados ao serviço dos lobos na presente temporada.
Seguimos viagem para Itália. Dany Mota estreou-se a marcar em 2024/25 e logo com um golo frente ao campeão italiano Inter (1-1), no encontro da 4.ª jornada da Serie A. Mas nem só de golos vive este Olhar Português. Rafa Leão assistiu na goleada do AC Milan ao Venezia (4-0) e Vitinha ajudou a evitar a derrota do Génova na receção à AS Roma (1-1).
Um pequeno salto até ao novo el dorado do futebol mundial: Arábia Saudita. João Cancelo não demorou a integrar-se no Al Hilal, de Jorge Jesus, e foi figura de proa no triunfo da equipa saudita na visita ao Al Rayyan (1-3), do Catar, com um golo e uma assistência.
O jovem João Costa, ex-Roma, estreou-se em grande estilo com a camisola do Al Ettifaq, dando a vitória à equipa liderada pelo antigo internacional inglês Steven Geraard, na visita ao Al-Fateh (1-2). Nota ainda para a assistência de Otávio no empate do Al-Nassr contra os iraquianos do Al Shorta (1-1).
Nas gloriosas noite europeias da novíssima Liga dos Campeões também houve toque português. Raphael Guerreiro deixou a sua marca na goleada do Bayern na receção ao Dinamo Zagreb (9-2). Mas não foi o único.
Nuno Mendes também faturou, embora este tenha contado com uma preciosa ajuda do guarda-redes contrário, no duelo entre Paris SG e Girona (1-0).
Golos à boa moda portuguesa
Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Afonso Sousa (Lech Poznan, Polónia), Benny (Araz, Cazaquistão), Gonçalo Paciência (Sanfrecce Hiroshima, Japão), Hélder Ferreira (Noah, Arménia), Jorginho (Differdange, Luxemburgo), João Pedro (UTA Arad, Roménia), Paulinho (Toluca, México), Pedrinho (Kocaelispor, Turquia), Pêpê (Pafos, Chipre), Gedson Fernandes (Besiktas, Turquia), Rafael Lopes (Anorthosis, Chipre), Serginho Andrade (Viborg, Dinamarca), Tiago Alves (Tokyo Verdy, Japão), Zé Gomes (AF Elbasani, Albânia) e Zé Valente (Persik Kediri, Indonésia).