Taça da Liga: Prova foi rampa de lançamento para Grimaldo, Diogo Costa ou Cancelo
Arranca esta semana a final four da Taça da Liga, com Sporting e SC Braga a digladiarem-se na primeira meia-final agendada para terça-feira, enquanto o Benfica e Estoril vão decidir ou outro finalista no dia seguinte.
Nascida em 2007 e já com seis vencedores distintos (podem ser sete se os canarinhos triunfarem), a Taça da Liga já provou ser terreno fértil para a juventude. No relatório desenhado pela Liga é possível observar que 464 jogadores com idade sub-21 tiveram o primeiro jogo como profissional nesta competição.
Neste particular destaca-se o Trofense, que lançou 22 jovens em 10 participações. Seguem-se Estoril e Portimonense, que lançaram 21 atletas cada. De entre os denominados grandes (que participaram nas 17 edições), o FC Porto (14 jogadores) é quem se destaca, seguido de SC Braga (sete), Benfica e Sporting (seis).
Entre os atletas que fizeram a estreia na competição, destaque para nomes como Diogo Costa. O atual titular da baliza da Seleção Nacional fez o primeiro jogo com a equipa profissional do FC Porto diante do Santa Clara (1-0), em 2019.
Mário Rui (pelo Fátima, diante do Feirense em 2010), João Cancelo (num Benfica – Gil Vicente em 2014), André Silva (num duelo do FC Porto com o Marítimo em 2015), Pizzi (numa visita do Covilhã ao Carregado em 2009) e Otávio (num embate do Vitória SC com o Belenenses em 2015) são outros internacionais portugueses que tiveram a estreia na Taça da Liga.
Grimaldo (num embate do Benfica em Moreira de Cónegos), Samuel Lino (num encontro do Gil Vicente com o Aves), Eustaquio (receção do Leixões ao Académico) ou Marcus Edwards (visita do Vitória SC ao Benfica) são exemplos de atletas internacionais que se estrearam na Taça da Liga.