Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bruno Labbadia faz a Nigéria voltar atrás e nomear Augustine Eguavoen como selecionador interino

Labbadia abandonou a equipa depois de ter chegado a acordo com a Nigéria
Labbadia abandonou a equipa depois de ter chegado a acordo com a NigériaČTK / DPA / Frank Hoermann / SVEN SIMON
A Federação Nigeriana de Futebol nomeou Augustine Eguavoen (59 anos) como treinador interino, após o fracasso das negociações com o treinador alemão Bruno Labbadia (58).

As autoridades do futebol do país tinham nomeado o antigo treinador do Bayer Leverkusen para substituir George Finidi, tendo em vista os jogos da Taça das Nações Africanas de 2025 contra a República do Benim e o Ruanda.

No entanto, apenas quatro dias após o anúncio, a imprensa alemã noticiou que o antigo selecionador alemão tinha abandonado o cargo, deixando os tricampeões africanos numa posição difícil, a poucos dias dos jogos cruciais contra os Squirrels e os Wasps.

Em comunicado enviado ao Flashscore, a NFF explicou que as rigorosas regras das autoridades fiscais alemãs levaram ao colapso do acordo, confirmando a nomeação de Augustine Eguavoen como interino.

"Há três dias que nos debruçamos sobre a questão dos impostos e eu disse-lhe claramente que a NFF não aceitaria de forma alguma compensar a percentagem de imposto concomitante sobre o seu salário, que será exigida pelas autoridades fiscais alemãs", afirmou o presidente Ibrahim Gusau, citado no comunicado da NFF.

"Não nos é possível assumir a responsabilidade de desembolsar mais dinheiro, entre 32% a 40% do seu salário, depois de pagar o salário mensal acordado. A NFF e o Sr. Labbadia chegaram a um acordo de princípio antes de anunciarmos que ele se tornaria o treinador principal das Super Águias. Os pormenores fiscais nunca fizeram parte das nossas discussões e ele tinha concordado pessoalmente com todos os termos antes de surgir a questão fiscal", acrescentou o líder federativo.

"Estávamos a fazer o nosso melhor para sermos flexíveis nas discussões, mas ele insistia que a NFF também tinha de pagar o montante total dos impostos. Simplesmente não podemos fazer isso. Assim sendo, o Diretor Técnico da Federação Nigeriana de Futebol, o treinador Augustine Eguavoen, vai assumir o comando das Super Águias nos próximos jogos de qualificação para a Taça das Nações Africanas de 2025, contra a República do Benim (Uyo, 7 de setembro) e o Ruanda (Kigali, 10 de setembro)", confirmou.

Este é o quarto mandato de Eguavoen como treinador das Super Águias. Após a demissão de Gernot Rohr nas vésperas da Taça das Nações Africanas de 2021, o antigo defesa nigeriano assumiu a responsabilidade de conduzir os tricampeões africanos aos Camarões -2021.

No torneio bienal de futebol africano, conduziu a equipa até aos oitavos de final, onde foi eliminada pela Tunísia. Durante o seu mandato, as Super Águias também falharam a qualificação para o Campeonato do Mundo da FIFA de 2022, no Catar.

A Nigéria defronta a República do Benim em casa a 7 de setembro, seguindo-se um jogo fora contra o Ruanda no Estádio Amahoro, em Kigali, três dias depois.