Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cabo Verde vence Burkina Faso (3-1) e apura-se para a CAN pela quarta vez

Bebé, João Paulo e Clé fizeram os golos dos Tubarões Azuis
Bebé, João Paulo e Clé fizeram os golos dos Tubarões AzuisTwitter/CAF
A seleção cabo-verdiana de futebol qualificou-se este domingo pela quarta vez para a Taça das Nações Africanas (CAN-2024), repetindo 2013, 2015 e 2021, ao receber e vencer o Burkina Faso por 3–1, em jogo da quinta jornada.

Recorde aqui as incidências do encontro

Em jogo do Grupo B, disputado no Estádio Nacional, na cidade da Praia, os comandados do técnico Pedro Brito ‘Bubista’ adiantaram-se no marcador aos sete minutos, por intermédio de Bebé, avançado que joga no Saragoça, de Espanha.

Mas, nos minutos de compensação da primeira parte, o Burkina Faso, que já estava apurado para a CAN, empatou o jogo, por intermédio de Issoufou Dayo.

Na segunda parte, Cabo Verde sabia que só a vitória interessava para garantir o apuramento hoje – o Togo venceu Essuatíni por 2–0 – e conseguiu mais dois golos, o primeiro aos 67 minutos, por João Paulo Fernandes.

Já nos descontos, aos 90+4 minutos, Clé sentenciou a partida, para gáudio dos milhares de cabo-verdianos presentes nas bancadas do Estádio Nacional e espalhados por todo o mundo.

Esta é a quarta CAN em que Cabo Verde participa, depois da estreia em 2013, na África do Sul, seguindo-se depois presenças em 2015, na Guiné Equatorial, e 2021, nos Camarões.

Com esta vitória, os comandados do selecionar Pedro Brito ‘Bubista’ garantem o segundo lugar do grupo de qualificação, com 10 pontos, os mesmos do Burkina Faso.

Em terceiro lugar, está o Togo, com cinco pontos, enquanto Essuatíni tem dois pontos.

Para a fase final da CAN-2024, qualificam-se os dois primeiros classificados de cada grupo, exceção feita ao grupo do país anfitrião Grupo H), em que apenas está um lugar em disputa, visto que os costa-marfinenses têm já lugar assegurado.