Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CAN-2023: Lookman é o protagonista da Nigéria de Peseiro rumo à glória

AFP
Lookman é a estrela das Super Águias
Lookman é a estrela das Super ÁguiasAFP
Ademola Lookman roubou as atenções do craque Victor Osimhen na campanha da Nigéria rumo às meias-finais da Taça Africana das Nações, com o ex-jogador das seleções jovens de Inglaterra a marcar todos os golos até agora na fase a eliminar.

Siga as principais incidências

Enquanto o atual melhor jogador africano do ano, Osimhen, não balançou as redes no torneio desde o empate a 1-1 das Super Águias com a Guiné Equatorial, Lookman marcou dois golos na vitória por 2-0 frente aos Camarões nos oitavos de final e, de seguida, o único golo no triunfo por 1-0 sobre Angola nos quartos de final.

A Nigéria pode precisar de Lookman para prolongar essa série contra a África do Sul na quarta-feira, já que Osimhen está em dúvida devido a um problema abdominal.

A maior parte da análise da Nigéria tem-se centrado na falta de golos de Osimhen, bem como na abordagem adoptada pelo treinador José Peseiro, que tem conseguido colocar a ênfase em não sofrer golos.

"Escolhi outra estratégia. Os jogadores acreditam nela - não sofrer golos porque vamos marcar pelo menos um", disse Peseiro numa conferência de imprensa em Abidjan.

Siga o relato no site ou na app
Siga o relato no site ou na appFlashscore

A sua equipa manteve quatro jogos consecutivos sem sofrer golos a caminho das meias-finais, depois de uma mudança para uma defesa a três. No entanto, o jovem Lookman, de 26 anos, é o grande responsável pela diferença e tornou impossível que Peseiro o deixe de lado.

Apesar de a Nigéria contar com Samuel Chukwueze, do Milan, Kelechi Iheanacho e o veterano Ahmed Musa no banco de suplentes, o jogador de 26 anos é o grande responsável pela boa campanha da seleção.

Talvez Lookman nunca tivesse sido titular se não fosse a lesão de Victor Boniface, que deixou o atacante do Bayer Leverkusen de fora pouco antes do início da CAN.

No entanto, há uma sensação de que todos os jogadores da Nigéria estão a puxar na mesma direção, enquanto se preparam para conquistar o quarto título da Taça das Nações para o país mais populoso de África.

"Estamos a apoiar-nos uns aos outros. Não tomamos nada como garantido. Acho que isso se reflete na nossa ética de trabalho, na forma como lutamos uns pelos outros, como defendemos, como atacamos", disse Lookman após receber o prémio de melhor jogador da partida contra os Camarões.

Nova vida na Atalanta

Lookman não fez parte da seleção nigeriana que falhou o apuramento para o Mundial-2022, mas foi nesse ano que grandes mudanças aconteceram na carreira do extremo.

A Federação Nigeriana de Futebol já andava há algum tempo a tentar fazer com que Lookman, nascido em Londres, mudasse de seleção, apesar de ter representado Inglaterra enquanto jovem, tal como Alex Iwobi e Victor Moses tinham feito anteriormente.

Lookman acabou por se estrear no decisivo play-off de qualificação para o Campeonato do Mundo contra Gana, em março de 2022, e não voltou a olhar para trás.

"Os meus pais são ambos nigerianos e as minhas duas irmãs mais velhas também nasceram na Nigéria. Por isso, fui o único de nós a nascer aqui", disse ao jornal britânico The Guardian em 2021.

Lookman começou a sua carreira no Charlton Athletic, mas estava na Premier League com o Everton na altura em que jogou na equipa de Inglaterra que ganhou o Mundial de Sub-20 em 2017, ao lado de jogadores como Dominic Calvert-Lewin, Dominic Solanke e Fikayo Tomori.

Desde então, jogou no RB Leipzig, Fulham e Leicester City, mas agora está a florescer a nível internacional, numa altura em que parece estar em melhor forma do que nunca.

A mudança para Itália para assinar com a Atalanta, em agosto de 2022, foi fundamental. Lookman afirmou-se rapidamente e marcou 15 golos na sua primeira temporada no país.

Os números de Ademola Lookman
Os números de Ademola LookmanFlashscore

Esta época, marcou mais sete e torna-se evidente que jogar sob o comando de Gian Piero Gasperini, numa das melhores equipes da Serie A, o ajudou a afirmar-se na seleção nigeriana.

"Definitivamente, tenho um papel defensivo, para ajudar a equipa dentro da estrutura, mas esse papel defensivo também me permite atacar", disse Lookman ao The Times numa entrevista em 2023 sobre o seu papel no conjunto italiano.

De Bérgamo a Bouake, onde a equipa de Peseiro defronta a África do Sul, Lookman quer dar mais um passo para juntar o título da CAN com a Nigéria à medalha de vencedor do Mundial Sub-20 que conquistou com as cores de Inglaterra.