CAN-2025: Benim e Sudão garantem vaga, enquanto Gana, Nigéria e Tunísia perdem
O Benim estava a disputar o segundo lugar do Grupo D com a Líbia e o Ruanda, que jogava fora contra a Nigéria, já qualificada. Os esquilos afastaram a ameaça da Líbia com um empate (0-0) em Trípoli e ultrapassaram o Ruanda no confronto direto.
Os Amavubi conseguiram uma surpreendente vitória fora de casa por 2-1 sobre a Nigéria em Uyo. Sendo que estiveram em desvantagem e marcaram dois golos em três minutos no final da partida, com Jimmy Mutsinzi e Innocent Nsuthi, que joga como semi-profissional nos Estados Unidos da América.
A Nigéria, comandada pelo técnico Austin Eguavoen, que é o terceiro treinador este ano, fez várias alterações na equipa depois de ter empatado 1-1 com o Benim na semana passada, mas o resultado deverá acelerar os planos de contratação de um treinador estrangeiro.
O Sudão precisava de um ponto nos dois últimos jogos do Grupo F para se qualificar, atrás de Angola, mas teve um trabalho árduo, ao perder por 4-0 com o Níger na quinta-feira e empatar com os angolanos na neutra Benghazi na segunda-feira.
O Níger tinha poucas esperanças de superar o Sudão, mas manteve a pressão ao condenar o Gana ao último lugar do grupo com uma surpreendente vitória por 2.1 em Accra.
Os ganeses já tinham sido eliminados após uma campanha horrível, que pôs fim a uma série de 10 participações consecutivas no torneio, e os problemas continuaram quando Ousseni Badamassi colocou o Níger em vantagem ao intervalo, mas o estreante Jeremia Afriyie empatou.
Oumar Sako cabeceou para o fundo das redes na sequência de um livre e a desgraça do Gana ficou completa quando Mohammed Kudus falhou uma grande penalidade.
A Tunísia já estava qualificada, mas foi derrubada do primeiro lugar do Grupo A pela Gâmbia, com Abdoulie Ceesay a marcar o golo da vitória aos 17 minutos em Tunes. A Tunísia também tinha perdido o anterior jogo de qualificação em casa com as pequenas Ilhas Comores, que ficaram em primeiro lugar ao vencerem Madagáscar por 1-0.
Omarroquino Brahim Diaz marcou três gols na vitória por 7-0 sobre o Lesoto. A seleção anfitriã da CAN-2025, que também participa das eliminatórias, encerrou os seis jogos do Grupo B com 100% de aproveitamento e 26 golos marcados e dois sofridos.
As três últimas vagas para a fase final, que contará com 24 seleções, serão decididas na terça-feira, com um total de 13 partidas programadas, mas apenas quatro delas com alguma importância.