CAN-2025: Chukwueze põe fim a 14 meses de seca na Nigéria e Simon iguala recorde de Okocha
Depois de 14 meses de seca de golos, o extremo do AC Milan voltou a festejar no Estádio Godswill Akpabio, pondo fim à sua longa espera por um golo com as Super Águias. Chukwueze substituiu Kelechi Iheanacho no início do segundo tempo e causou um impacto imediato, colocando a Nigéria à frente 13 minutos após a sua entrada.
Após uma assistência de Frank Onyeka, Chukwueze passou a bola por cima do guarda-redes Fiacre Ntwari e colocou a equipa de Augustine Eguavoen em vantagem.
O último golo pela seleção tricampeã africana aconteceu a 10 de setembro de 2023, durante a goleada de 6-0 sobre São Tomé e Príncipe, numa partida de qualificação para a fase final da Taça das Nações Africanas realizada em Uyo.
Apesar do golo de Chukwueze, a Nigéria acabou por sair derrotada, uma vez que o Ruanda se esforçou por garantir os três pontos. Os africanos responderam com golos do defesa Ange Mutsinzi e de Innocent Nshuti, garantindo a vitória fora de casa.
Apesar do resultado, o Amavubi não conseguiu apurar para a CAN-2025, já que o Benin ficou com a segunda vaga após um empate sem golos com a Líbia no Estádio Internacional de Trípoli.
O jogador Moses Simon alcançou um marco importante ao igualar o recorde de 73 partidas pela seleção de Jay-Jay Okocha. Chamado ao onze inicial, está agora empatado em nono lugar entre os jogadores com mais jogos na história das Super Águias.
Depois de ter representado o país no escalão de sub-20, estreou-se pela equipa principal a 25 de março de 2015, num amigável internacional contra o Uganda, substituindo Anthony Ujah aos 59 minutos.
A Nigéria vai agora concentrar-se na qualificação para o o Mundial-2026. O próximo desafio será um jogo fora de casa contra o Ruanda, a 16 de março de 2025.