Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CAN-2025: Líbia punida com derrota e multa após incidente da Nigéria no aeroporto

Bruno Henriques
As fotos foram divulgadas pelos membros da comitiva nigeriana
As fotos foram divulgadas pelos membros da comitiva nigerianaX/William Troost-Ekong
A Confederação Africana da de Futebol (CAF) anunciou a decisão este sábado. Mão pesada para o organismo que rege o futebol líbio.

Considerando a Líbia culpada de infrigir os artigos 82 e 51 do código disciplinar bem como o artigo 31 do regulamento da CAN, a CAF puniu a federação local com uma derrota no duelo com a Nigéria (0-3). A isto juntou uma multa de 50 mil dólares (46 mil euros) a ser paga nos próximos dois meses.

Concluiu-se assim um dos episódios caricatos que marcaram o futebol africano. Na pausa internacional de Outubro, a Nigéria deslocou-se à Líbia para defrontar a seleção local na qualificação para a CAN-2025. Contudo, a comitiva das Super Águias acabou por ficar retida no aeroporto de Benghazi durante várias horas sem água, nem comida. Resolvida a situação, os jogadores recusaram-se a defrontar a Líbia e acabaram por regressar a casa.

Feitas as contas, a Nigéria segue na liderança do Grupo D agora com 10 pontos, mais quatro que o Benim e cinco que o Ruanda, e pode confirmar o bilhete para Marrocos já na próxima ronda. A Líbia está no último lugar com um ponto e tem de vencer os ruandeses para manter vivas as aspirações de ir à CAN.