CAN-2025: Mohamed Salah ajuda Egito a vencer (2-0), Tunísia surpreendida pelas Comores (1-0)
O Egito, que abriu o marcador com Trezeguet no Cairo, teve de se esforçar durante quase 70 minutos antes de quebrar a defesa da Mauritânia e chegar aos seis pontos no topo do Grupo C, a meio da fase de qualificação.
A Tunísia era a grande favorita depois de ter começado a campanha com duas vitórias, mas, apesar das 15 tentativas de golo, acabou por perder por um único golo de Rafiki Said, pouco depois da hora marcada.
Foi a primeira derrota da Tunísia em casa em jogos de qualificação para a Taça das Nações desde 2010, mas os tunisinos continuam no topo do Grupo A, com seis pontos em três jogos. As Comores estão atrás, com cinco pontos.
As duas melhores equipas de cada grupo avançam para a fase final de 24 equipas em Marrocos no próximo ano.
A Nigéria precisou de um golo no final do jogo para vencer em casa a Líbia por 1-0, com o médio Fisayo Dele-Bashiru a marcar a quatro minutos do fim e a poupar os finalistas de 2023.
A vitória foi importante para a Nigéria, que lidera o Grupo D e tem cinco pontos de vantagem sobre o terceiro classificado, o Ruanda, a três jornadas do fim.
A Costa do Marfim goleou Serra Leoa por 4-1 em San Pedro, com dois golos de Franck Kessie, um deles de penálti. Nicolas Pepe também marcou um golo e a Costa do Marfim soma três vitórias em três jogos.
Sadio Mané e Nicolas Jackson marcaram os golos do Senegal, que goleou o Malaui por 4-0 em Diamniadio. O Senegal e o Burkina Faso têm sete pontos cada e são os favoritos à qualificação.
Mbeumo marcou
Os Camarões venceram o Quénia por 4-1, com um golo de Bryan Mbeumo, que se estreou na Premier League com o Brentford, um golo de Vincent Aboubakar, um golo de Martin Hongla e um golo de Christian Bassogog.
A África do Sul obteve a segunda maior vitória da sua história ao golear o Congo por 5-0 em Gqeberha, dando continuidade à boa fase do técnico Hugo Broos. A vitória sobre o mesmo adversário em Brazzaville na terça-feira garante a qualificação.
Teboho Mokoena marcou dois golos, que se juntaram aos de Bathusi Aubaas, Lyle Foster e Iqraam Rayners.
Bevis Mugabi marcou o único golo da vitória do líder do grupo, o Uganda, sobre o Sudão do Sul por 1-0 no outro jogo do grupo.
A Guiné Equatorial, Benin, Angola e Mali também venceram, mas a Zâmbia de Avram Grant ficou no surpreendente empate (0-0) com o Chade, o que a deixa na segunda posição, com quatro pontos em nove possíveis.