Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CAN-2025: Nigéria garante qualificação após derrota do Ruanda com a Líbia (1-0)

Shina Oludare
Nigéria está de novo na corrida para a fase final do Campeonato Africano de Futebol
Nigéria está de novo na corrida para a fase final do Campeonato Africano de FutebolČTK / imago sportfotodienst / IMAGO
A Nigéria garantiu a qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2025, com dois jogos de antecedência, graças à vitória da Líbia sobre o Ruanda, por 1-0, fora de casa, esta quinta-feira.

À entrada para o jogo contra a República do Benim, em Abidjan, que terminou empatado 1-1, a equipa de Augustine Eguavoen tinha como objetivo assegurar pelo menos um ponto para garantir o seu lugar na competição africana, que terá lugar em Marrocos.

No entanto, a Nigéria qualificou-se antes mesmo do pontapé inicial da partida contra os Cheetahs de Gernot Rohr, que também estão no caminho certo para um possível regresso ao torneio.

As esperanças da Líbia de regressar à competição desapareceram depois de o Conselho de Disciplina da Confederação Africana de Futebol ter atribuído à Nigéria uma vitória por 3-0 e multado a Federação Líbia de Futebol em 50.000 dólares devido ao mau tratamento recebido pela equipa nigeriana durante a sua visita.

Mesmo assim, a seleção nigeriana conseguiu apaziguar os esperançosos Amavubi diante dos seus adeptos, no Estádio Amahoro, em Kigali. Apesar de os anfitriões controlarem a posse de bola, os Cavaleiros do Mediterrâneo conseguiram a vitória com o golo decisivo de Fahd Saad Mohamed, aos 84 minutos.

Apenas quatro minutos depois de ter substituído Fahd Saad El Mariamy, o jogador de 20 anos causou impacto ao rematar e bater o guarda-redes Fiacre Ntwari, após uma assistência de Nouradin Elgelaib.

A Líbia tem esperança de se qualificar, uma vez que recorreu das sanções impostas pela Nigéria no âmbito do boicote à competição.

A Federação Líbia de Futebol declarou que vai recorrer aos mais altos níveis de litígio para tentar anular as sanções.

Com este resultado, a seleção tricampeã africana também garantiu uma vaga, enquanto as esperanças de qualificação do Ruanda estão praticamente extintas.

A Nigéria fará a sua 21.ª participação no campeonato africano bienal, tendo-se estreado em 1963 no Gana, onde terminou em sexto lugar, após ser eliminada na fase de grupos.

O país conquistou o título da CAN três vezes (Nigéria 1980, Tunísia 1994 e África do Sul 2013) e foi vice-campeão em cinco ocasiões.

As Super Águias detêm o recorde de maior número de medalhas de bronze na história da CAN, garantindo o terceiro lugar oito vezes. A Nigéria foi vice-campeã na sua última participação, na Costa do Marfim.

Apesar do bom desempenho, os nigerianos perderam por 2-1 para os anfitriões na final, mesmo depois de terem saído na frente com o jogador mais valioso do torneio, William Troost-Ekong.

O objetivo é encerrar a campanha de qualificação com uma vitória na visita da seleção principal do Ruanda, na segunda-feira.

Para além do anfitrião Marrocos, os outros países qualificados são a Argélia, Angola, Burkina Faso, Camarões, República Democrática do Congo, Egito, Guiné Equatorial, Gabão, Costa do Marfim, Senegal, África do Sul, Tunísia e Uganda.