CAN: África do Sul vence Namíbia (4-0) e lança candidatura aos oitavos
África do Sul 4-0 Namíbia
A Namíbia teve um início de jogo forte, mas a África do Sul ficou logo em vantagem quando, na sequência de uma revisão do VAR, foi assinalada uma grande penalidade por mão na bola dentro da área. Percy Tau - o talismã da África do Sul e o jogador mais condecorado do plantel - subiu ao ataque e, aos 14 minutos, bateu com confiança para abrir o marcador. A Namíbia procurou reagir, mas isso fez com que os Brave Warriors deixassem muito espaço na defesa, permitindo que a África do Sul aproveitasse ao máximo a vantagem dos Bafana Bafana, que dobraram a vantagem com Themba Zwane, que finalizou contra Lloyd Junior Kazapua a meio da primeira parte. A Namíbia parecia perdida depois de ter sofrido o segundo golo, e a África do Sul aproveitou o seu domínio para aumentar ainda mais a vantagem, com Zwane a driblar para a área e a disparar um remate imparável contra Kazapua.
A Namíbia fez duas substituições no intervalo em busca de um novo ímpeto e, embora tivesse a maior parte da posse de bola no início do segundo tempo, a falta de ideias no terço final era evidente. A África do Sul não correu muitos riscos no ataque e pareceu tranquila na defesa, limitando as oportunidades da Namíbia no ataque e protegendo a sua vantagem com facilidade. Apesar de a intensidade do jogo ter diminuído consideravelmente no segundo tempo, a África do Sul ainda conseguiu marcar o quarto golo através de Thapelo Maseko, que aproveitou um passe de Teboho Mokoena à queima-roupa para fechar o marcador.
Com a vitória, a África do Sul subiu para o segundo lugar do Grupo E, empatada em pontos com a Namíbia. Tudo será decidido na última jornada da fase de grupos, quando a África do Sul enfrentará uma Tunísia desesperada por pontos, enquanto a Namíbia enfrentará o Mali, atual líder do grupo.