Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CAN: Cabo Verde elimina Mauritânia (1-0) e segue para os quartos de final

Alex Bowmer
Bebe em disputa com um defesa da Mauritânia
Bebe em disputa com um defesa da MauritâniaCAF
Os tubarões azuis venceram pela primeira vez um jogo na fase a eliminar da Taça Africana das Nações (CAN). Deixaram a Mauritânia pelo caminho e aguardam o vencedor do duelo entre Marrocos e África do Sul.

Cabo Verde 1-0 Mauritânia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Após de terem ultrapassado no primeiro lugar um grupo com Egito, Gana e Moçambique, os tubarões azuis continuam a boa caminhada na CAN-2023. Cabo Verde deixou pelo caminho a Mauritânia e voltam a estar nos quartos de final, depois de o terem conseguido em 2013, na primeira participação (na altura não existiam oitavos). Foi a primeira vez que venceram um jogo na fase a eliminar.

Garantido o primeiro lugar do Grupo B Cabo Verde com uma jornada  de antecedência, o técnico Bubista descansou muitos dos seus principais jogadores contra o Egipto para garantir que voltassem em forma para este encontro. No entanto, foi um dos seus melhores jogadores nesta competição, o recordista de golos de sempre dos tubarões azuis, Ryan Mendes, que esteve no centro das atenções desde o início, com um remate rasteiro bloqueado por Mouhsine Bodda, antes de um pontapé audacioso que não passou despercebido. A Mauritânia também teve motivos para se animar, pressionando sem parar e não demonstrando medo no seu primeiro jogo a eliminar numa CAN. Os ataques mais promissores pertenceram a Cabo Verde, mas Mendes foi novamente impedido de abrir o marcador, desta vez por uma combinação de Ibrahima Keita e Hassan Houbeib.

Nem o guarda-redes cabo-verdiano Vozinha nem o mauritano Babacar Niasse (ex-Tondela) tinham sido testados na primeira parte, mas Niasse foi obrigado a uma defesa pouco depois do intervalo, quando Jovane Cabral entrou pela esquerda e disparou. No segundo tempo, Aboubakary Koita, autor de um golo contra Angola na fase de grupos, cobrou um livre por cima da baliza, enquanto Souleymane Anne, desequilibrado, desperdiçou uma grande oportunidade quando podia ter-se recomposto.

Para tentar aproveitar o bom momento ofensivo da Mauritânia, o técnico Amir Abdou colocou em campo Pape Ibnou Ba e o ex-jogador do Fulham Aboubakar Kamara. Aos 72 minutos, Bubista fez entrar Garry Rodrigues e Kenny Rocha Santos. Rodrigues não demorou a acertar nas mãos de Niasse com um remate forte e rasteiro, antes de o guarda-redes defender o cabeceamento de Mendes na sequência de um canto. Mas Niasse foi prejudicado por um cabeceamento de Yassin Cheik El Welly e só conseguiu derrubar Benchimol na sua própria área, permitindo a Mendes marcar o penálti.

Como era de esperar, a Mauritânia tentou empatar o jogo nos 10 minutos de descontos, mas Cabo Verde segurou a terceira vitória no Estádio Felix Houphouet Boigny. A seleção cabo-verdiana vai defrontar Marrocos ou África do Sul nos quartos de final, em Yamoussoukro, no sábado.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore