CAN: Cabo Verde surpreende contra Gana, vence nos descontos e sonha com o apuramento (1-2)
Recorde as principais incidências
Os ganeses sofreram a dor de uma eliminação na fase de grupos em 2021, o que significa que estavam ansiosos por recuperar o tempo perdido na Costa do Marfim. No seu caminho estava Cabo Verde, que fazia apenas a sua quarta participação no torneio e tinha ganho apenas dois jogos na competição. No entanto, os Tubarões Azuis foram a melhor equipa antes do intervalo, pressionando os Black Stars.
As chances claras de golo foram poucas, mas a primeira delas acabou no fundo das redes, com Jamiro Monteiro a encostar depois de um remate de Jovane Cabral.
Os comandados de Chris Hughton responderam de forma tímida mas tiveram a bola no fundo das redes pouco antes do intervalo, graças a um belo remate de longe de Majeed Ashimeru, que acabou por ser anulado por fora de jogo posicional.
Os cabo-verdianos continuaram a atacar com determinação e a causar muitos problemas à defesa do Gana, mas não conseguiram dobrar a vantagem e, em pouco tempo, Gana chegou mesmo ao empate.
Aos 15 minutos do segundo tempo, Jordan Ayew bateu o pontapé de canto e Alexander Djiku restabeleceu a igualdade. A reviravolta esteve quase completa nos minutos seguintes, mas Joseph Paintsil não conseguiu bater Vozinha.
Ofori precisou de estar atento para impedir as tentativas de Bebé e Jovane Cabral, mas Cabo Verde conseguiu mesmo surpreender. Garry Rodrigues aproveitou uma confusão no centro da defesa para fazer o golo da vitória, aos 92 minutos.
Com este resultado, os ganeses venceram apenas um dos seus últimos oito jogos na CAN, mas o título já está em perigo, uma vez que têm pela frente um jogo difícil contra o Egipto, sete vezes campeão. Cabo Verde, por sua vez, está confiante em chegar à fase a eliminar, como fez em 2013 e 2021.